O segundo domingo de agosto (11) é dia de celebrar a conexão entre pais e filhos. Vivendo sob o mesmo teto ou em casas separadas, o importante é cultivar o amor, o respeito e os laços de carinho. A Colli Books Editora apresenta algumas sugestões de livros para inspirar a comemoração da data.
Presença paterna é o tema da primeira dica, o título “Tatúlio em – tá tudo bem agora”, de Renato Oliveira e Marcelo Correia.
“Tatúlio é um personagem que nos convida, com sua simplicidade e talento, a participarmos mais ativamente da vida dos nossos filhos. Ele guarda um segredo em seu coração, e quando decide contar à sua família, outras prioridades dos pais impedem que ele fale. Seria necessário algo para sacudir aquela toca”, conta Renato.
O livro é uma parceria entre Renato e Marcelo, dois papais que não se acomodam e cuidam ativamente da vida de suas filhas. Juntos, uniram seu talento de criação e contação de histórias, e os dons musicais, para promoverem um projeto multiplataforma, composto por um livro, um audiobook e uma música, contemplando o universo lúdico que envolve as crianças e os livros.
Outro exemplo de laço que pode unir pais e filhos é a vivência de um conflito entre nações. Em “Ahmed foge da guerra”, a autora Isa Colli conduz os leitores por uma jornada emocionante e, ao mesmo tempo, educativa, explorando os desafios enfrentados por crianças e jovens em regiões conflagradas.
Ahmed, de 12 anos, vive com a família em um país do Oriente Médio, em meio a uma guerra devastadora. A cidade onde residem está constantemente sob ameaça, com explosões e confrontos frequentes, que colocam em risco suas vidas e as de seus entes queridos. Diante da constante insegurança e fome, a família toma a díficíl decisão de procurar um lugar seguro em busca de paz, iniciando uma jornada repleta de dúvidas.
A cumplicidade, o respeito e a admiração do jovem Ahmed pelo pai Omar são ingredientes que dão um toque de emoção à trama.
“O pai de Ahmed tem uma forte influência na vida do garoto. Ele o orienta nos momentos mais dramáticos e o apoia na busca da realização dos seus sonhos, mesmo em meio às incertezas da guerra”, ressalta Isa.
A terceira dica é “Papai de casa nova”, da escritora Tais Faccioli. A autora conta a história dos irmãos Tuco e Aninha, que tinham uma rotina de vida até ficarem sabendo que os pais iriam se separar. A partir daí, eles começam a pensar no que virá pela frente e surgem dúvidas e inseguranças, que são esclarecidas com muita conversa e carinho. As crianças percebem que, apesar de mudar de casa, o pai continuará presente na vida dos filhos.
“A separação dos pais pode ser um momento delicado na vida de uma criança. São muitas mudanças e, às vezes, vem a dificuldade de enfrentar uma nova realidade familiar. Em ‘Papai de casa nova’ eu procuro mostrar aos pequenos, de maneira lúdica, que não é fácil lidar com a separação, mas a dor de perder o convívio com um dos pais pode ser superada ou amenizada se houver diálogo e acolhimento”, afirma Tais
Outra dica bacana é a obra ‘Com os pés sujos de lama’. O livro da escritora Ana Rapha Nunes traz a importância dos vínculos construídos na infância, seja com o pai, a mãe, a avó, um amigo, enfim, relacionamentos que cada vez mais vão se tornando distantes em nosso tempo de pressa, muito trabalho e contatos virtuais.
Os livros podem ser adquiridos no site collibooks.com ou através de diversas plataformas como Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino.