4ª Mostra de Cinema IFÉ terá mais de 30h de programação gratuita, entre 25 e 29 de setembro, com exibições de filmes de realizadores negros, indígenas e LGBTQIA+

As atividades incluem oficinas, Masterclasses, debates, paineis formativos e bate-papos no MUHCAB e no Cinema Nosso; além de shows de Azula e Moça Prosa

ARREMATE
ARREMATE

Reunindo obras audiovisuais de realizadores e coletivos de pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+, a Mostra de Cinema IFÉ anuncia a sua 4ª edição, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, no Cinema Nosso e no  MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, consolidando-se como uma das mais importantes mostras de cinema do Rio de Janeiro e do país no recorte de raça, gênero e sexualidade. A mostra reunirá 20 filmes que serão exibidos gratuitamente em quatro sessões. Também vão acontecer bate-papos com os realizadores, além de oficinas, painéis formativos e masterclasses com grandes nomes do mercado, como Roberta Holiday e os Irmãos Carvalho para jovens e estudantes de Cinema. 

Completam a programação os shows da cantora Azula, dia 27, às 20h, além de uma roda de samba de encerramento com o grupo Moça Prosa, dia 29, às 18h30. Todas as atividades são gratuitas. A idealização da mostra é da Timoneira Produções com direção de Ana Beatriz Silva e Mariana Campos. 

IFÉ: uma reverência ao amor

Nesta edição, a Mostra IFÉ – que no idioma iorubá significa amor – adota o tema “Imaginar no espaço infinito” e propõe 20 filmes que trazem reflexões sobre o tempo, a imaginação e futuras narrativas, divididos entre quatro eixos temáticos: Afetividades negras (27/9, às 18h), “Memórias não-lineares do tempo” (28/9, às 18h), “Mitologias afro diaspóricas” (29/9, às 14h) e “Futuridades ancestrais” (29/9 às 16h30). 

Todas as sessões serão seguidas por bate-papos com os realizadores. A curadoria de filmes é de Rafa Bqueer e Milena Manfredini, e os curtas escolhidos se relacionam com as temáticas de diversas maneiras.

“Nossa ideia é continuar avançando e reinventando o significado de fazer e pensar cinema em sua multiplicidade narrativa e identitária, contemplada através de uma curadoria que visa essencialmente a diversidade de formas e estéticas que se encontram nas variadas identidades de corpos e subjetividades“, afirma Mariana Campos.

Entre os filmes, se destacam “Pedra Polida” (2022), da cineasta Danny Barbosa, exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes; “Ficção Suburbana” (2023), de Rossandra Leone, que concorreu ao Prêmio Félix, na última edição do Festival do Rio; “Deixa” (2023), filme de Mariana Jaspe exibido no Festival de Cinema de Vitória, em que Zezé Motta interpreta uma mulher que vive o último dia de liberdade antes do marido sair da prisão; entre outros.

“A 4ª Mostra de Cinema IFÉ pretende garantir em mais uma edição a disseminação de novas narrativas, assegurar através das exibições dos filmes e das atividades formativas um espaço crítico, diverso e fomentador de novas produções e realizadores”, afirma Ana Beatriz Silva.

Espaço de formação gratuita: uma marca da Mostra IFÉ

Ao longo de todas as suas edições, a Mostra IFÉ vem se consolidando como um espaço de incentivo para que jovens e estudantes, especialmente negros, indígenas e LGBTQIA+ vejam o audiovisual como uma opção de mercado para o seu desenvolvimento profissional. Assim, as formações estão no DNA da mostra que, mais uma vez, trará grandes nomes do mercado para ministrar oficinas, painéis formativos e Masterclasses. A participação é gratuita e as inscrições e retirada de ingressos serão pelo Sympla e Riocultura a partir de 11 setembro. Mais informações no instagram @mostraife.

“As oficinas, por exemplo, são ações voltadas para jovens estudantes da rede pública de ensino, e além de proporcionar um conhecimento introdutório sobre alguma área da cadeia do audiovisual, buscam sobretudo, ofertar para esses jovens uma possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, afirma Ana Beatriz Silva.

A artista da Baixada Fluminense, Roberta Holiday, vai abrir a programação com a oficina “Arte e Imaginários Possíveis”, que vai estimular a expressão criativa para as artes visuais a partir de pensamentos de Bell Hooks e Conceição Evaristo. Será no dia 25 de setembro, quarta, às 8h.

No dia 26 de setembro, quinta, às 13h, os irmãos Marcos e Eduardo, conhecidos como os Irmãos Carvalho, vão ministrar a oficina “Direção pra favela – Entenda como fazer um filme por trás das câmeras”. Os Irmãos Carvalho são roteiristas e diretores de cinema e TV do Morro do Salgueiro. Realizaram curtas de sucesso, como “Eu, minha mãe e Wallace” (2018), exibido em Rotterdam e indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Masterclasses e paineis formativos completam a grade de opções

Este ano, também serão oferecidas duas Masterclasses. A primeira é “Narrativas Especulativas: Escrevendo o Im/Possível”, dia 27, às 16h, com o cineasta e roteirista Diego Paulino. Seu último curta-metragem, “NEGRUM3” (2018), acumula mais de mais de 40 prêmios em festivais pelo Brasil e pelo mundo. Paulino desenvolve seu trabalho ao redor de questões da diáspora negra, fantasia e ficção científica.

Já no dia 28, às 16h, Renata Martins ministrará a Masterclass “Do papel às telas, empoderando através do audiovisual”, um mergulho no universo do audiovisual como ferramenta de empoderamento. Renata Martins compartilhará seus projetos e sua trajetória profissional no mercado audiovisual. Ela é criadora da websérie “Empoderadas”, roteirista da série “Pedro e Bianca” e da novela “Malhação Viva a Diferença”. Dirigiu e roteirizou o curta “Sem Asas”, ganhador na 19º edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

A 4ª Mostra IFÉ também terá painéis formativos, que são encontros de formação e capacitação que têm como objetivo apresentar e analisar temas relacionados à cadeia da produção audiovisual, assim como estimular uma reflexão sobre a representação de pessoas negras, LGBTQIA+ e indígenas no audiovisual contemporâneo.

O primeiro painel será “Imaginário ancestral do audiovisual – Refletindo sobre o cinema pelo olhar dos povos originários” (26/9, às 13h), com Fabio Martins e Francy Baniwa e mediação de Clara Anastácia. Depois, acontecerá o painel “ O futuro do som – Refletindo sobre as possibilidades sonoras no audiovisual”, com Priscila Alves e Victor Tigronez e mediação de Irla Franco.

O painel “Bordando o tempo com arte – Refletindo sobre direção de arte” acontecerá no dia 27 de setembro, reunindo Alex Gabriel e Rafaela Pina, sob a mediação de GG Fákòlàdé. E no dia 28 de setembro, Janaina Oliveira ReFem fará a mediação do painel “Produção Executiva – Refletindo sobre empresas vocacionadas e mercado audiovisual no Brasil”, cujos participantes são Erika Candido e Bartolomeu Luiz.

A Mostra de cinema IFÉ conta com o realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo . A idealização e produção é da Timoneira Produções.

Acesse: www.mostraife.com.br 

SERVIÇO:

Data: De 25 a 29 de setembro 

Dias 25 e 26 de setembro no Cinema Nosso 

Endereço: Rua do Rezende, 80 – Lapa

De 27 a 29 de setembro no MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira 

Endereço: Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa

Exibições de filmes:
Dias 27 de setembro, às 18h; 28 de setembro, às 18h; 29 de setembro às 14h e às 16h30

Retirada de ingressos pelo Sympla e Riocultura, a partir de 11  setembro. Mais informações no Instagram: @mostraife.

Inscrições para as oficinas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczqeqQx_Y5Xbt7vjT_1s0KdQTp1nZ5-5BGwUQ_Oo45OnRCWw/viewform 

SIGA A MOSTRA IFÉ:

Instagram: https://www.instagram.com/mostraife/