Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem realiza Concerto de Câmara no Teatro Noel Rosa, na UERJ, dia 26 de agosto

A apresentação conta com quatro formações de câmara. A Shell é a mantenedora da OSB Jovem.

OSB Jovem
OSB Jovem - Foto de Renato Mangolin

No dia 26 de agosto, às 12h, o Teatro Noel Rosa, na UERJ, recebe a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem para um Concerto de Câmara com formações de cordas, metais e percussão. No repertório, obras de Heitor Villa-Lobos, Daniel Levitan, Francis Poulenc e Vaclav Nelhybel.

O concerto começa com o Quarteto de Cordas Nº 1, que reflete a habilidade de Heitor Villa-Lobos em combinar elementos da música de concerto europeia com influências do folclore brasileiro. Este quarteto marca o início da jornada do compositor na música de câmara, destacando-se pela originalidade e pela integração de elementos culturais brasileiros.

Na sequência, Ghanaian Theme, Variations on a Ghanaian Theme, de Daniel Levitan, é uma peça para ensemble de percussão que evidencia a riqueza rítmica e melódica da música tradicional ganesa. A obra é marcada por seu dinamismo rítmico e pela complexidade das texturas percussivas, oferecendo uma experiência auditiva que celebra a tradição musical africana.

Emblemática obra do neoclassicismo francês, a Sonata para Trompa, Trompete e Trombone, de Francis Poulenc, dá continuidade ao espetáculo. O estilo distintivo do compositor é refletido através de melodias cativantes, harmonia clara e uma estrutura formal que homenageia as tradições clássicas enquanto incorpora a modernidade do início do século XX.

Encerrando a apresentação, Trio for Brass, do compositor tcheco Vaclav Nelhybel, uma peça para trio de metais (trompa, trompete e trombone) que explora as potências técnicas e virtuosas dos instrumentos.

OSB JOVEM:

Em 2024, a OSB Jovem realiza seu segundo ano de atividades com temporada própria e mentoria de músicos da OSB. O grupo reúne 50 músicos em busca de desenvolvimento musical, prática orquestral e perspectiva de carreira que foram selecionados levando em conta critérios de diversidade e inclusão social. Com o retorno da OSB Jovem, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira reafirma seu compromisso com a educação musical, presente em tantos outros projetos. A Shell é mantenedora do projeto. “Estamos muito felizes em poder contribuir com a continuidade da OSB Jovem por mais um ano. É um projeto que engloba vários de nossos objetivos com patrocínios culturais; uma iniciativa que impulsiona vidas, traz a diversidade e a inclusão de grupos minoritários e promove o desenvolvimento humano através da cultura. Nós acreditamos na força da cultura como fator transformador da sociedade e a OSB Jovem é o reflexo dessa transformação na vida desses jovens e das suas famílias.” – comenta Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação da Shell Brasil.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como Mantenedor Amazônia, Shell como Patrocinador Cerrado, NTS – Nova Transportadora do Sudeste como Patrocinador Mata Atlântica, Itaú – Redecard e Volvo como Patrocinadores Caatinga, Brookfield e Sergio Bermudes Advogados como Patrocinadores Pampa, CYMI como Patrocinador Pantanal e Bradesco como Patrocinador da Série Mundo, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Saiba mais em

www.osb.com.br

www.conexõesmusicais.com.br 

PROGRAMA:

Heitor Villa-Lobos – Quarteto Nº 1

Wesley Ramon – violino 1

Marcos Fontes – violino 2

Nicolas Araújo- viola

João Victor – cello

Daniel Levitan – Ghanaian Theme, Variations on a Ghanaian Theme (para ensemble de percussão)

André Silva

Cleyton Newman de Jesus

Pedro Henrique de Oliveira

Francis Poulenc – Sonata para Trompa, Trompete e Trombone

João Boaventura – trompete

Jonatas Alves Benedito – trompa

Matheus Luiz Pereira – trombone

Vaclav Nelhybel – Trio for Brass

Leonardo dos Santos – trompete

Nathan Wellington – trompa

Erick Arcanjo – trombone

SERVIÇO:

  • OSB Jovem na UERJ
  • Dia 26 de agosto (segunda-feira), às 12h
  • Local: Teatro Noel Rosa – UERJ (R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro)
  • Entrada franca (mediante retirada prévia de ingresso no site Sympla)