Bar em casa: 5 dicas para montar um espaço especial para suas bebidas

A área de lazer pode ser adequada a diferentes gostos e orçamentos

Bar em casa
Foto: Freepik

Após uma semana agitada com trabalho, estudos e outras atividades, nada melhor do que um momento para relaxar. Muitas pessoas aproveitam essa hora para ir a bares e degustar drinks, uma cerveja ou um vinho especial, dependendo do gosto e do bolso.

Por outro lado, algumas preferem montar sua própria adega ou um pequeno bar em casa, para curtir sozinhas, com a família ou entre amigos. Se você também quer criar um espaço assim e economizar, vale a pena aproveitar as promoções para comprar vinhos com desconto ou até mesmo eletrodomésticos, como uma geladeira na Black Friday. Com um espaço adequado, criatividade e as 5 dicas a seguir, seu bar em casa será um sucesso!

Defina o espaço

Antes de ter qualquer ideia para o seu bar em casa, é preciso determinar exatamente o espaço que ele irá ocupar. O mais comum é dedicar uma parte da cozinha, sala de jantar ou área externa do imóvel para criar o ambiente. Não se preocupe se as dimensões não forem muito grandes. 

É a partir dessa escolha de espaço que você poderá priorizar os itens do bar e entender o que cabe e o que funciona na nova área. Caso seja possível, a dica é escolher um espaço próximo a uma bancada ou pia, no qual você poderá preparar os drinks na hora de consumir. 

Aproveite os móveis que você já tem em casa 

Um dos principais obstáculos que surgem na hora de montar um bar em casa é o investimento. Afinal, não é sempre que o orçamento está folgado para investir em um novo espaço de lazer. Para que esse problema seja vencido, a dica é aproveitar aquilo que você já tem! 

Os móveis, por exemplo, são uma das partes mais caras do bar. Mas nada te impede de usar um aparador, prateleiras ou uma bancada que você já tenha em casa. Isso vai ajudar a reduzir drasticamente os custos e ainda te auxilia a não ter que repensar a disposição do espaço, principalmente se ele não for muito grande. 

Invista nos itens básicos 

Economizando nos móveis, você também pode investir com mais tranquilidade em itens básicos que fazem parte de um bar. Copos, baldes de gelo, coqueteleiras, garrafas de bebidas… Não existe uma lista padrão e você deve considerar aquilo que costuma beber entre família e amigos. 

Para deixar o espaço com mais cara de bar, a dica é optar por copos próprios para consumo de bebidas alcoólicas e com design mais bonito. As bandejas também são uma boa pedida para organizar copos e garrafas de forma elegante. 

Organize o ambiente 

Depois de definir o espaço do bar, determinar quais móveis serão usados e investir em utensílios básicos e bebidas, você já tem tudo o que é necessário para o bar. Mas nada disso pode ficar bagunçado, afinal, isso estragaria toda a atmosfera desejada para o espaço. 

Para evitar que isso aconteça, é importante que você dedique alguns esforços para organizar todos os itens. Então, pode contar com a ajuda de prateleiras, bandejas, organizadores de garrafas e gavetas. Com tudo organizado, o local fica até com mais cara de bar! 

Dê toques especiais à decoração 

Quando você vai até um bar, não são só as opções de bebida ou a organização da área de drinks que chamam a atenção. A atmosfera do ambiente e a decoração também são pontos essenciais para transformar uma simples cerveja em uma experiência de lazer. 

Em casa, não precisa ser diferente! Você pode adicionar quadros, plantas, itens decorativos e até mesmo uma iluminação especial para dar um toque a mais no espaço. Neste momento, não existem regras. Você deve trabalhar de acordo com o seu orçamento, a sua criatividade e o seu gosto pessoal.