Em sintonia com a ArtRio, o coletivo Rato BranKo inaugura duas exposições e abrem ateliês à visitação em sua galeria na Lapa ao som de músicos e Djs ao longo da noite

Os artistas plásticos Felipe Abdala, Novíssimo Edgar, Cabelo e Raul Mourão, ao som da banda Mocofaia  e dos DJs Mary G, Nado Leal e Nepal fazem parte da programação

Raul Mourão e Cabelo
Raul Mourão e Cabelo

Desde 2016, o Rato BranKo se consolidou como um espaço de convergência artística e experimentação, promovendo exposições, debates e eventos que misturam diversas expressões culturais. Fundado pelos artistas Raul Mourão e Cabelo, o coletivo se estabeleceu na movimentada rua Joaquim Silva, na Lapa, e vem se destacando pela sua abordagem colaborativa e por criar pontes entre gerações e linguagens.

Neste dia, o carioca Felipe Abdala (indicado ao Prêmio Pipa) expõe sua série de pinturas “Boca” onde se debruça sobre a ideia de fagia no fazer artístico: as maneiras de comer, o processo alimentício, a mordida e tudo ao redor desse universo, para, a partir disso, produzir esculturas, desenhos, pinturas e performances além de uma imponente instalação site-specific. Por sua vez,  o poeta e artista plástico Novíssimo Edgar, vai mostrar uma vídeo-instalação na fachada em frente ao ateliê do Rato BranKo, provocando uma interação entre os pedestres que passam pela calçada com o seu repertório estético.

“Festa da arte, arte da festa , onde as línguas e linguagens confluem e as fronteiras se diluem . Quem nunca viu vem ver caldeirão sem fundo ferver”, ressalta Cabelo.

Além das exposições, a banda Mocofaia celebra o pré-lançamento de seu projeto ao vivo. Um trabalho autoral, alicerçado no aprofundamento de camadas de groove. A diversidade de timbres explorada na percussão, teclados, baixos synth e violão, produz uma experiência sonora potente. O trio é formado pelo percussionista Luizinho do Jêje, o poeta e compositor carioca Sylvio Fraga e o pianista Marcelo Galter.

 Para completar a atmosfera criativa, os artistas residentes Raul Mourão e Cabelo abrem seus ateliês para visitação, proporcionando uma rara oportunidade de vivenciar seus processos criativos. Encerrando a noite, a programação inclui a performance dos DJs Mary G, Nado Leal e Nepal, permitindo que a arte transcenda as paredes da galeria e invada a rua em um mix de sonoridades e expressões visuais.

“O Rato Branko é um local de encontros e trocas.Uma experiência dedicada à mistura e ao diálogo onde procuramos abrir as portas do nosso espaço para assimilar a energia da cidade/rua e seus personagens. Assim estruturamos nosso projeto lá em 2016. Assim será mais uma vez neste próximo dia 28”, reflete Mourão.

SERVIÇO

Rato Branko Apresenta: Os artistas Felipe Abdala, Mocofaia e Novíssimo Edgar + Raul Mourão + Cabelo + DJs Mary G, Nado Leal e Nepal.

Exposições, show, djs, performances e projeção de vídeos
Endereço: Rua Joaquim Silva, nº71 – Lapa – Rio de Janeiro.
Data: 28 de Setembro
Horário: 16h até 23h.
Entrada: Gratuita com controle de acesso para o público.
Assessoria de Imprensa | Binômio Comunicação
Atendimento | Marcelo Gusmão 21.96020 7349