Clássicos do Brasil 2024: Festival celebra o Dia da Música Popular Brasileira com artistas consagrados e novos talentos da cena musical homenageando grandes nomes do rock e pop nacional

Line-up traz Titãs, Ira, Nando Reis, Biquini Cavadão, Samuel Rosa, Alcione, Simone, Diogo Nogueira, Maria Gadú e ainda Ana Cañas cantando Cazuza, Julia Mestre interpretando Rita Lee e Tacy relembrando Cássia Eller

Data:

Idealizado para celebrar a brasilidade no mês em que se comemora o Dia da Música Popular Brasileira (17/10), o festival Clássicos do Brasil chega à segunda edição, nos próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Marina da Glória, zona sul do Rio. Com patrocínio master da Petrobras, o evento reúne nomes consagrados da MPB, do pop, do rock e do samba há gerações e artistas da nova cena musical que homenageiam e interpretam sucessos de ícones do rock e pop nacional. São mais de 20 horas de música com um line-up diferenciado em três dias de shows no palco montado em um dos cartões-postais da capital carioca. 

Nando Reis, Samuel Rosa, Maria Gadú e Julia Mestre, relembrando Rita Lee, abrem o festival, na sexta, dia 18/10. Titãs, Ira!, Biquini Cavadão e Ana Cañas, que canta Cazuza pela primeira vez ao vivo, sobem ao palco no sábado, dia 19/10. Já Alcione, Simone, Diogo Nogueira e Tacy, trazendo de volta os sucessos de Cássia Eller, encerram a programação, no domingo, dia 20/10. 

Novidades não faltam nas apresentações. O Clássicos do Brasil marca o retorno do integrante dos Titãs, Branco Mello, aos palcos cariocas após um período de afastamento médico por conta de uma cirurgia nas amídalas. Ele se juntará a Tony Bellotto e Sérgio Britto para apresentar o Show Elétrico 2024, que reúne os maiores sucessos da banda e do recente álbum, Olho Furta-Cor. 

Na mesma noite, 19/10, Ira! mostrará ao público canções marcantes dos seus quarenta anos de estrada e Biquini Cavadão, que também celebra quatro décadas de carreira, apresentará o novo álbum ¨”Vou te levar comigo”, lançado essa semana. O disco contempla duetos inusitados com Péricles, Guilherme Arantes, Fagner, Sidney Magal, Matheus & Kauan e Falamansa. No festival, os artistas parceiros vão aparecer no telão para cantar com o quarteto liderado pelo vocalista Bruno Gouveia. 

Samuel Rosa, que estará na primeira noite do Clássicos do Brasil, 18/10, apresenta seu recente álbum solo, Rosa, com canções novas como “Segue Segue o Jogo”, “Rio Dentro do Mar” e “Flores da Rua”, que atualmente faz parte da trilha sonora da novela Mania de Você, da TV Globo. Em relação às mulheres, Maria Gadú, que também canta no dia 18/10, finaliza a turnê do quarto álbum “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”.e, no dia 20/10, Alcione traz suas canções atemporais que embalam todos os tipos de público e Simone dá mais uma chance aos fãs de conferirem o show da turnê “Tô Voltando”, que celebra os 50 anos de carreira da cantora. 

Ingressos já estão disponíveis no site www.classicosdobrasilfestival.com.br. Crianças e adolescentes, com até 14 anos, acompanhados pelos responsáveis, terão entrada gratuita.

O Clássicos do Brasil é realizado e produzido pela PECK, sob o comando do empresário Péricles Mecenas, e conta com a apresentação e patrocínio master, e inédito, da Petrobras. O festival também é patrocinado pela Claro,  Amstel e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

O evento foi criado em 2023, com a proposta de celebrar as referências musicais das cinco regiões brasileiras por meio dos grandes clássicos das mais variadas vertentes da MPB. No primeiro ano, o Nordeste foi a referência. Em 2024, as atrações são predominantemente do Sudeste. ”O Clássicos do Brasil é uma grande homenagem aos artistas e às canções que marcaram a história da MPB. Um festival de grandes hits que unem gerações em torno da paixão pela música”, destaca o idealizador Péricles Mecenas, reconhecido no meio artístico como Peck. 

O patrocínio da Petrobras ao Festival Clássicos do Brasil reforça o novo momento da companhia, que é, historicamente, uma das maiores incentivadoras da cultura no país. No ano passado, a empresa remodelou seu programa de patrocínios e agora volta a apoiar grandes festivais brasileiros. “A Petrobras é uma aliada do desenvolvimento do país em seus diversos setores. Investimos em muitas formas de energia, e a Cultura certamente é uma delas. A empresa tem orgulho de valorizar a cultura brasileira e apoiar a pluralidade de manifestações que fazem nosso país ser tão único. Para a Petrobras, é motivo de grande satisfação patrocinar o Clássicos do Brasil”, afirma Milton Bittencourt Neto, gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras. 

Gabriela Derenne, diretora da Claro para regional Rio de Janeiro e Espírito Santo, destaca o constante apoio da marca a festivais de música: “A Claro tem o histórico de patrocínio a grandes eventos no Rio de Janeiro, com o objetivo de unir as pessoas para uma vida mais divertida e produtiva. Estamos muito felizes em patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, o Clássicos do Brasil, que celebra em grande estilo a música brasileira. Além dos shows, o público pode contar com muita conectividade e ativações da marca no evento”, destaca. 

Estrutura Premium

Uma estrutura premium é um dos diferenciais da segunda edição do evento e foi criada para oferecer comodidade a quem quiser curtir o festival. Em um espaço de quase três mil metros, com capacidade para 15 mil pessoas,  o público encontrará banheiros instalados em containers, bares com atendimento ágil para evitar grandes filas e um piso especial para dar mais conforto. Uma grande área coberta concentrará os bares e as ativações das marcas. A estrutura do Clássicos do Brasil compreende ainda um palco principal, plateia comum, além de um lounge com acesso exclusivo, vista privilegiada do palco, mesas e bancos,  banheiros e bares. Já o camarote conta com área coberta e vip com bar para convidados. 

Acessibilidade

Pessoas com Deficiência (PcD) encontram uma estrutura apropriada para curtirem os shows. Os cuidados vão desde a entrada até as apresentações. O público é recebido por monitores especializados, orientados e conduzidos para a área PCD, uma plataforma localizada na pista, próxima ao palco, com direito a um acompanhante. O local dispõe de cadeiras e é elevado para melhor visualização dos shows. A estrutura conta com um banheiro exclusivo, segurança, dois monitores e um supervisor. Quem preferir ficar na pista, conta com intérprete de libras e audiodescrição para deficiente visual.  Um diferencial do projeto é uma salinha de acolhimento para pessoas com transtorno do espectro autista e crises de ansiedade. Um terapeuta cuida do atendimento em um ambiente apropriado com abafadores de som e incensos para que todos se sintam acolhidos. 

Serviço: 

CLÁSSICOS DO BRASIL
Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
Dias 18, 19 e 20  de outubro de 2024

Programação:

Sexta-feira, 18  de outubro – Abertura dos portões: 18h 

  • Julia Mestre canta Rita Lee
  • Maria Gadú
  • Samuel Rosa
  • Nando Reis

Sábado, 19 de outubro – Abertura dos portões: 17h

  • Ana Cañas canta Cazuza
  • Ira!
  • Biquini Cavadão
  • Titãs

Domingo, 20 de outubro – Abertura dos portões: 15h

  • Tacy canta Cássia Eller
  • Alcione
  • Simone
  • Diogo Nogueira

Classificação: 18 anos. Menores somente acompanhados pelos pais ou responsável legal.

INGRESSOS PRÉ-VENDA (1o lote): de R$ 80 a R$ 320

Onde comprar: www.classicosdobrasilfestival.com.br

MEIA-ENTRADA: Válida para menores de 21 anos, estudantes, idosos,professores da rede pública e privada do Estado do Rio, pessoas com necessidades especiais ou jovens de baixa renda, de 15 a 29 anos, cadastrados no Cadastro Único.

DESCONTO PARA COLABORADORES DA PETROBRAS: 50% de desconto no ingresso inteiro mediante comprovação. 

DESCONTO CLÁSSICO É BRINCAR: 50% de desconto no ingresso inteiro mediante doação de um brinquedo ou um livro de literatura infantil em bom estado de conservação. 

INGRESSO SOLIDÁRIO: 50% de desconto no ingresso inteira mediante a doação de 1kg de alimento não perecível ao entrar no evento.

Banner com Vídeo

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Mar Aberto anuncia “8 anos de amor e música” – primeira turnê da carreira

Eles estão chegando. O duo MAR ABERTO acaba de anunciar as...

KNOTFEST Brasil: Slipknot define o repertório de cada show e festival anuncia Seven Hours After Violet no line-up

“O Slipknot realmente transportou o público de volta a 1999....

Biquini reafirma seu repertório em duetos com artistas de diversos estilos

Tudo começou em 2018 com um encontro inesperado com...

Piano Rock apresenta show inédito com orquestra na Vibra São Paulo

Aclamado por gigantes da música como Coldplay, Oasis, Bon...
Compartilhe
Send this to a friend