É praticamente impossível colocar em palavras o que a floresta amazônica representa para o Brasil e o mundo. Uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, ela guarda uma infinidade de belezas, vida e biodiversidade, sendo lar de espécies únicas de animais e plantas que não se encontram em nenhum outro lugar do planeta.
Esse paraíso natural na Terra acaba sendo o destino perfeito para quem gosta de fazer ecoturismo e aproveitar ofertas de passagens aéreas para conhecer a região. Porém, quais são os passeios mais únicos e incríveis para se fazer na Amazônia? As oportunidades são inúmeras e não dá para resumir tudo em um único texto, mas, a seguir, você conhece um pouco mais sobre alguns desses passeios fantásticos possíveis de se fazer.
Parque Nacional de Anavilhanas
Um dos passeios mais espetaculares para se fazer na Amazônia é visitar o Parque Nacional de Anavilhanas. Você sabia que ele foi criado para proteger e preservar um dos maiores arquipélagos fluviais do planeta? Ao todo, são cerca de 400 ilhas que escondem riquezas naturais, densa vegetação e uma biodiversidade que é a cara da Amazônia.
Além da chance de contemplar (e se encantar) com a fauna e a flora local, também é possível conhecer as belíssimas praias das ilhas. Tanto que contemplar o pôr do sol com vista para as ilhas é uma daquelas experiências que revigora as forças. Visitar o Parque também é uma forma de ajudar as comunidades que vivem em seu entorno, já que os turistas acabam estimulando a geração de renda local e incentivam o turismo sustentável.
Grutas do Madadá
Inclusive, um dos principais passeios a se fazer no parque são os dois conjuntos de imensos blocos de arenito presentes nele. Essas formações rochosas acabaram criando incríveis salões de pedra rodeados de uma densa vegetação de floresta equatorial. Ou seja, são poucos os passeios que dão uma ideia tão clara do que é conhecer a Amazônia, certo?
A trilha que leva até às grutas já justifica o passeio em si. Além de conhecer o rico e deslumbrante ecossistema da selva amazônica, o turista ainda pode ver ruínas do que era aquela região antigamente, o que é uma verdadeira viagem no tempo. A jornada também permite conhecer comunidades ribeirinhas e observar inscrições rupestres.
Hotéis de selva
Já considerou ficar hospedado bem no meio da floresta? Não, isso não quer dizer que você tenha que viver igual ao Tarzan. Mas, na Amazônia, hoje, você encontra os chamados hotéis de selva, conhecidos também como jungle lodges.
A ideia dessas iniciativas é justamente colocar o hóspede muito próximo da beleza da natureza e da exuberância que existe na Amazônia. Isso permite uma experiência única e autêntica para o turista, incluindo a oportunidade de realizar passeios diurnos e noturnos com caminhadas na floresta e visitas às comunidades de nativos e caboclos da região. Assim, é possível conhecer a cultura e a vivência local de uma forma agradável e acolhedora.
Nadar com os botos
Mas se você está em busca de experiências realmente especiais para se ter na Amazônia, poucas serão capazes de superar esta. Já imaginou ter a chance de ter contato direto com os famosos botos cor-de-rosa, um dos animais símbolos de toda a região?
É justamente o que esse passeio oferece, levando os turistas de barco até a Praia da Orla de Novo Airão, local em que esses animais vivem livremente. O passeio é completo, havendo palestra sobre as principais características desses mamíferos e sobre como funcionam as atividades de turismo com eles. Só então é permitido a interação e o mergulho ao lado dos botos em uma plataforma submersa, em uma experiência que será lembrada pela vida toda.
Encontro do Rio Negro e Solimões
É impossível falar sobre a Amazônia sem citar o mágico encontro entre as águas escuras do Rio Negro e as águas barrentas do Rio Solimões, não é? Esse fenômeno incrível da natureza acontece por uma extensão de seis quilômetros, sendo que as águas nunca chegam a se misturar por completo. Um passeio de barco permite não apenas presenciar esse encontro de pertinho, como também passar por outras paisagens deslumbrantes da região, tornando o passeio ainda mais especial.