A Escola de Dança Solar Meninos de Luz, coordenada por Fabiana Valor, do Studio ValorArte, tem o prazer de anunciar a apresentação do espetáculo ‘Frases e Fantasias’, que acontecerá no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 16h, no Teatro Solar Meninos de Luz, em Copacabana, no Rio de Janeiro, com entrada franca e classificação livre. O evento contará com a participação de mais de 100 crianças, do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio, que darão vida à personagens fictícios como princesas, bonecos, bruxos e sereias, inspirados pelo cinema.
O espetáculo é inspirado nos personagens e em filmes como Pinocchio, Indiana Jones, Pequena Sereia, Harry Potter, Mary Poppins, Dream Girls, Mudança de Hábito, A Escola do Bem e do Mal, Aladdin, Lilo & Stitch, além de frases desses filmes que têm significados especiais e que se alojaram nas vidas de crianças, jovens e adultos.
Depois do sucesso do espetáculo do ano passado, que contou a história real do Solar Meninos de Luz, ‘Frases e Fantasias’ é um mergulho no mundo da imaginação.
“‘Frases e Fantasias’ busca tocar e inspirar o público através de frases que marcaram nossas vidas e continuam a ressoar em nossos corações. O que nos toca nos filmes? A fotografia, a música, o roteiro, ou simplesmente uma frase? Frases que ressoam em nossas mentes e corações por anos, décadas, até mesmo uma vida inteira. Assim como esses filmes nos tocaram e ficaram gravados em nossas memórias, esperamos que o espetáculo ‘Frases e Fantasias’ fique registrado nas melhores lembranças de todos que nos assistirem. Esse é o poder da arte em nossas vidas”, conta Fabiana Valor, parceira do Solar Meninos de Luz há 20 anos.
A Escola de Dança Solar Meninos de Luz realiza aulas gratuitas de ballet, jazz, hip hop e dança criativa para alunos do Solar e moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, com aulas ministradas por professores distintos e coordenação de Fabiana Valor.
O teatro Solar meninos de Luz fica na Rua Saint Roman, 149, em Copacabana (RJ).
Como a parceria começou
Fabiana Valor, bailarina, atriz e coreógrafa, e diretora técnica e artística do Studio ValorArte, conta que, junto com o amigo Marcio Clare, tinha vontade de fazer parte de um projeto social.
Através de outro amigo em comum, Bernardo Jablonski, Fabiana conheceu Andréa Maltaroli, que fundou o Solar Meninos de Luz com a mãe, Yolanda Maltaroli, e os irmãos, Isabella e Guilherme. Logo na primeira visita ao Solar Meninos de Luz, acompanhada da mãe e de Bernardo, Fabiana se encantou. “Me emocionei ao chegar na escola e imediatamente liguei para o Marcio para contar que tinha encontrado o lugar para fazer o projeto que tanto queríamos. Marcio patrocinou o projeto no início e em seguida Bernardo entrou também. Quando Bernardo faleceu, Marcio manteve o patrocínio até que o projeto começou a ser incentivado. E aí se vão 20 anos de parceria e muitas lindas histórias.”
Além de abrir mais portas de oportunidades de carreira para os alunos, a prática da dança é uma forte aliada na educação integral, mesclando os elementos coreográficos com a história, a cultura e o cotidiano.
Espetáculos como Recomeços, apresentado em 2021, no pós-pandemia, em que os alunos trabalharam seus sentimentos e reflexões sobre o momento de recomeço e os ciclos da vida; Meninos de Luz num Passeio pelos Países da Copa, apresentado em 2022, que, a partir da competição mais importante de futebol do mundo, inspirou pesquisa sobre a cultura dos países participantes através da dança; e Memórias, Solar e Sonhos, apresentado em 2023, que contou um pouco da história desses 40 anos do Solar, são exemplos de trabalhos que alcançaram êxito e transformação para os inscritos no projeto.
A Escola de Dança Solar Meninos de Luz tem patrocínio da Squadra Investimentos, Artplan e Pacífico Gestão de Recursos, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ).), e apoio do Studio ValorArte (metodologia).