“O dia em que vão embora” estreia na sede Cia dos Atores

Primeira peça do grupo Atores do Fim explora as dores e delícias de um processo criativo

por Redação
O dia em que vão embora

Da necessidade de criar em coletivo nasce o grupo Atores do Fim, reunindo elenco recém formado pela Casa das Artes de Laranjeiras. Com dramaturgia de Lara Bereta e direção de João Gofman, a peça de estreia do grupo leva ao palco esta característica comum da iminência de uma criação: a urgência de expressar algo, acompanhada das angústias e incertezas enfrentadas ao longo do processo. “O dia em que vão embora” aborda questões universais da natureza humana, como vulnerabilidade, insegurança, desejo, intimidade e a complexidade das relações. A peça estreia na Sede Cia dos Atores em novembro.

Misturando humor e poesia, o espetáculo é protagonizado pela Autora, que busca escrever uma peça navegando pelas memórias de cenas que ela mesma escreveu – mas que nunca terminou. No meio do caminho, em uma noite estranha, ela é confrontada pelo seu passado e pelo luto, através de personagens simbióticos, espelhos dos seus sentimentos que organizam uma festa surpresa indesejada.  Explorando a metalinguagem, a peça dilui as fronteiras entre o real e o ficcional, à medida que leva à cena textos extremamente pessoais enquanto expõe a própria tentativa de fazer teatro através deles.

Dentre os assuntos levantados surge a maternidade, fazendo um paralelo com a capacidade de criação. Segundo Lara Bereta, “a maternidade é um fantasma presente na vida de todas as mulheres. E a Autora é uma personagem tão assombrada por fantasmas que ser mãe acaba sendo o menos assustador deles. Existe uma questão muito presente nas mães que perdem seus filhos, o “e se?”, e o “e se?” da Autora é um grande motivador da narrativa da peça”, revela.

Dramaturgia: Lara Bereta

Lara Bereta começou a atuar aos oito anos e escreve para teatro desde muito nova. Na fase adulta, passou a encenar suas próprias cenas em festivais de teatro. No seu repertório é notável a escrita sobre o próprio ato de escrever, além do gosto por narrativas extremamente pessoais. “Me interessa muito a intimidade no palco. Acho que existe uma beleza única das artes cênicas, que é ver a vulnerabilidade do ator presente e ao vivo, em cores. Me interessa trabalhar as relações, os amores, a família, os traumas, em contraponto com a metalinguagem e com a busca por uma estrutura cênico-textual não-linear. Daí veio a ideia de expor a própria fragilidade do processo criativo”, comenta.

A dramaturgia nasce a partir de propostas de textos autorais levados por Lara, que foram desenvolvidos, reescritos e ampliados em um laboratório de criação coletiva orquestrado pelo diretor João Gofman. “O processo dessa peça foi carinhoso demais, e muito disso se deve a direção sensível, sutil e profundamente cirúrgica do João. Ele soube conduzir o elenco muito bem, e por isso temos em mãos um espetáculo delicioso, divertidíssimo, catártico e muito gostoso de fazer. Além de sermos um elenco-organismo-vivo-atento-e-alegre, e por isso ensaiamos muito, e com muito gosto pela coisa”, conclui Lara.

Atores do Fim

Formado por Bruno Jugend, Eduardo Soares, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Marcela Garcia, Pedro Tabet, Raphael Montenegro e Rebeca Souza, o grupo se conheceu na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Após a formatura, em 2024, decidiram se unir pra fazer teatro independente e autoral, com o objetivo de contar as histórias que acreditam, estudando diferentes linguagens e buscando um jeito autêntico de fazer teatro.

Segundo o grupo, “em um momento em que parece que estamos todos automatizados, acelerados, em que parece difícil criar conexões verdadeiras, é bonito parar pra refletir sobre questões que são tão comuns, desejo, frustração, idealização, perda… Em “O dia em que vão embora” falamos disso tudo e também sobre o teatro, que tem a função de colocar um espelho diante da natureza, criar mundos que evoquem nossos próprios mundos interiores. ‘Talvez o teatro seja um meio pra acessar outros universos’- e reconhecer a si mesmo no universo do outro”.

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

SERVIÇO 

Local: Sede Cia dos Atores (Rua Manoel Carneiro, 12, Lapa, Rio de Janeiro/RJ)

Temporada: 22/11 a 08/12

Horário: Sextas e Sábados 20h, Domingo 19h

Ingressos: R$25,00 meia-entrada e R$50,00 inteira

Instagram: https://www.instagram.com/atoresdofim

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Bruno Jugend, Eduardo Soares, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Marcela Garcia, Pedro Tabet, Raphael Montenegro, Rebeca Souza 

Direção: João Gofman 

Dramaturgia: Lara Bereta 

Assistência de dramaturgia: Luiza Porto 

Figurino: Betina de Bem 

Cenografia: Ponto Cenografia

Cenógrafo: Victor Aragão 

Iluminação: Peder Salles 

Trilha sonora: João Gofman e Pedro Tabet

Operação de som: Luã Rottweiler 

Produção: Eduardo Soares, Rebeca Souza, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, João Gofman 

Identidade visual: Pedro Tabet

Fotos de divulgação: Murillo Medeiros
Assessoria de Imprensa: Marcella Freire – Mar Comunicação 

Apoio: Sede Cia dos Atores, Casa das Artes de Laranjeiras, Bar e Restaurante Os Ximenes, Centro de Artes Calouste Gulbekian

Realização: Atores do Fim

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

    Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

    Compartilhe
    Send this to a friend