Azul Claro, Rosa e Brando, as cores da bandeira trans também coloriram o look da Musa da Beija-Flor, Savia David, durante ensaio de Rua na noite deste sábado, 11. A escola de Nilópolis recebeu em sua cidade a Paraíso do Tuiuti, para o chamado “Encontro de Quilombos”, que recebe sempre outra agremiação convidada.
Savia, que já chegou a se transformar em Drag Queen na Avenida e vez ou outra aparece com looks que fazem referência a comunidade LGBTQIAP+, se inspirou no enredo da Tuiuti para 2025, que conta sobre a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, para ressaltar mais uma vez a importância da diversidade no carnaval.
“É uma honra imensa poder fazer essa homenagem. Sempre acreditei no carnaval como uma festa democrática. Temos mulheres trans que brilham hoje nas escolas de samba, não só nos bastidores, onde sempre estiveram presentes, mas também em cargos de destaque como de Rainha, Musas, etc. E isso me deixa muito feliz, porque precisamos mostrar que pessoas trans existem e devem ser respeitadas no samba e em todos os outros lugares também”, Reflete Savia.
“E não precisa ser nosso local de fala para que a gente possa conscientizar as pessoas, porque a gente que está inserida no meio, entende que não é fácil ser LGBT no universo do samba. Eu li recentemente que o Brasil lidera o ranking de países que mais matam LGBQTQIAP+. Maioria é de pessoas trans. E as escolas de samba tem esse poder de divertir, mas também trazer para os seus foliões pautas importantes para a sociedade”, conclui.