Uma das principais atrações do calendário esportivo da cidade do Rio de Janeiro, o Mano a Mano chega à sua décima edição com nomes consagrados do judô. Um dos destaques da competição deste ano é Rafaela Silva, medalha de ouro nos Jogos Rio-2016. A judoca se juntará, assim, a lendas do esporte mundial que já participaram do evento, como o velocista Usain Bolt, a craque Marta e o canoísta Isaquias Queiroz. Realizado pela Dream Factory e pela X3m, com patrocínio de Spaten, marca da Ambev, o desafio será disputado no formato de equipes, entre Brasil e Estados Unidos, em um dojô especialmente montado no Galpão do Engenhão, Zona Norte carioca, no próximo dia 19, a partir das 11h.
A escolha do judô não foi à toa: esse é o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos — foram 28 no total, sendo cinco ouros, quatro pratas e 19 bronzes. Além disso, a filosofia por trás da arte marcial japonesa reforça a importância da disciplina, do respeito e da resiliência, valores fundamentais para o esporte e a vida.
“O Mano a Mano deste ano ganha ainda mais importância quando levamos em conta que esta edição marca a abertura do ciclo olímpico de Los Angeles-2028. O judô se consolidou como o esporte de maior sucesso do país em Olimpíadas, já estava na hora de a modalidade fazer sua estreia no Mano a Mano”, ressalta Bruno Guerra, Diretor de Produto da Dream Factory.
No Brasil, mais do que um esporte premiado, o judô também é uma poderosa ferramenta de transformação social, desenvolvendo e revelando vencedores a partir de institutos e projetos. É o caso de Rafaela Silva, que começou a praticar o esporte no Instituto Reação, na Cidade de Deus.
Esperança de medalhas olímpicas, Chrystian Silva segue os passos (e os golpes) de Rafaela. Revelado em um projeto social no Capão Redondo, o atleta tem apenas 22 anos e é bicampeão do Troféu Brasil de Judô. Presença confirmada no Mano a Mano, Chrystian é uma das apostas do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Outros nomes de peso no esporte farão parte do desafio no Engenhão, como Leonardo Gonçalves e Rafael Macedo, bronze por equipes em Paris-2024 nas categorias 100kg e 90kg, respectivamente.
“É uma honra para nós reunir tantos nomes de peso para o judô brasileiro e internacional. O investimento no esporte é fundamental para que os resultados melhorem cada vez mais. E uma competição como esta, entre atletas de ponta, gera um benefício considerável na preparação desses judocas”, diz Bernardo Fonseca, CEO da X3m.
Confira as disputas do Mano a Mano:
Categoria 57kg
Jessica Pereira (BRA) x Angelica Delgado (EUA)
Categoria 63kg
Rafaela Silva (BRA) x Carrouth Karlee (EUA)
Ketleyn Quadros (BRA) x Emily Jaspe (EUA)
Categoria 60kg
Chrystian Silva (BRA) x Christopher Velazco (EUA)
Categoria 90kg
Rafael Macedo (BRA) x John Jayne (EUA)
Categoria 100kg
Leonardo Gonçalves (BRA) x Nathaniel Keeve (EUA)
Mano a Mano
O Mano a Mano é realizado pela Dream Factory e pela X3m, e conta com o patrocínio de Spaten, marca da Ambev, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. Além disso, o evento tem apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).