Após temporadas de sucesso, o espetáculo “Presentes” retorna para uma única apresentação no Teatro Rival Petrobras, no centro da cidade.
“Presentes” é um espetáculo de improvisação teatral em seu formato longo e é construído a partir de perguntas feitas para duas pessoas na platéia: O último presente entregue e o último presente recebido por elas.
Com essas inspirações definidas pelo público a dramatização espontânea é desenvolvida pelos atores em cena, criando um espetáculo totalmente novo todas as noites.
Além dos dois atores, a iluminação e a trilha sonora também são criadas simultaneamente ao desenvolver da trama inédita. Com isso, cada sessão se torna uma experiência única.
A TÉCNICA
A técnica da improvisação tem como seu criador o inglês Keith Johnstone que a desenvolve de forma definitiva no Canadá. A partir do que foi chamado de “teatro esporte” ou “forma curta” o desenvolvimento do formato longo aparece em seguida como uma experiência única e desafiadora para os atores/improvisadores.
A partir de treinos para habilidades como a escuta, colaboração, desenvolvimento e edição é possível estar disponível para cena e viver personagens que não foram estudados previamente. É o risco de entrar no palco e descobrir se irá viver um delegado, uma avó, um astronauta, o pipoqueiro da praça e etc.
Com as propostas definidas, o público além de espectador, se diverte como torcedor esperando para que as soluções sejam encontradas durante o espetáculo. Dinâmico e bem humorado, Presentes traz em sua exibição formas únicas e sempre inéditas de se contar histórias que jamais irão se repetir.
“A peça parte completamente do improviso. Pela troca com a plateia, criamos uma história totalmente espontânea e sem estrutura pré-definida, podendo ser um romance, um mistério, uma aventura, uma ficção científica, um pouco de cada; pode ser uma história que se passa em 24h, em uma semana, em 10 anos ou mesmo ao longo dos séculos”, explica Samuel Valladares.
A ideia de fazer o espetáculo de improviso surgiu durante a pandemia de Covid-19. “A vontade era fazer uma peça na qual fôssemos apenas os dois em cena, pela nossa amizade de mais de 14 anos e amor ao improviso e à comédia”, exalta Rafael Saraiva. A gestação final veio com a participação de Tuila Jost e do Theo Jost, que assinam a direção do espetáculo.
SERVIÇO: “PRESENTES”
ÚNICA APRESENTAÇÃO 30 DE JANEIRO DE 2025
NO TEATRO RIVAL PETROBRAS
Sessão:
Quinta, 20h00
VENDAS EM
https://bileto.sympla.com.br/event/101881/d/295167
Local: Teatro Rival (Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia, Rio de Janeiro – RJ)
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos: A partir de R$35,00
PRESENTES
Elenco: Rafael Saraiva e Samuel Valladares
Direção: Tuila Jost e Theo Jost
Direção de produção: Gustavo Kaz
Trilha sonora improvisada: Ilan Becker
Iluminação improvisada: Peder Salles
Realização: Gepeto Cultural