O público compareceu novamente em peso ao Sambódromo, em mais uma noite de ensaios técnicos do Rio Carnaval, na noite desse sábado (1°). Cerca de 58 mil pessoas estiveram presentes nas arquibancadas e frisas para prestigiar o Paraíso do Tuiuti, a Beija-Flor de Nilópolis e a Mangueira.
O primeiro a ensaiar foi o Paraíso do Tuiuti. Com o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, a escola de São Cristóvão ressaltou a importância de ampliar a voz da comunidade LGBTQIAPN+. A ala de chocalhos da escola veio com os integrantes vestidos nas cores da bandeira arco-íris, com a rainha de bateria, Mayara Lima, usando um figurino colorido.
Logo em seguida foi a vez da Beija-Flor. Com o enredo “Laíla de todos os Santos, Laíla de todos os sambas”, a nilopolitana trouxe familiares do homenageado, Laíla, durante o ensaio. Outro marco foi a presença do intérprete oficial, Neguinho da Beija-Flor, que já anunciou que se aposentará da função após o desfile.
Para fechar a noite, a Mangueira colocou o povo para cantar o samba do enredo “A flor da Terra: no Rio da Negritude entre Dores e Paixões”. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus Olivério e Cintya Santos, conduziu o pavilhão enquanto utilizava trajes típicos da cultura banto.
Os ensaios técnicos retornam no próximo sábado (8), às 19h, com Vila Isabel, Portela e Grande Rio.