Palavras é o novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto, com Tuca Moraes e direção de Luiz Fernando Lobo. Na recém inaugurada Sala Sérgio Britto, no Armazém da Utopia, após a grande obra de restauração e reforma, o espetáculo segue em cartaz até fevereiro. Palavras está convidado para abrir a temporada de abril no Théâtre de La Concorde, em Paris.
Uma nova “experimentação”. A literatura como ponto de partida para a pesquisa do teatro narrativo, do teatro épico.
A parceria entre a atriz Tuca Moraes e o diretor Luiz Fernando Lobo ganha outra dimensão. A atriz se deixa conduzir pelo pulsar de palavras, de frases, de memórias, de sentimentos, pensamentos, acumulados em camadas uns sobre os outros, como num espiral. Linguagem e sentidos vão se fazendo ali à vista dos espectadores. O encontro com o público torna o espetáculo um experimento único. O diretor faz intervenções de som e luz que provocam a atriz.
Com pouquíssimos objetos, o espaço cênico de J.C.Serroni, luz de César de Ramires, figurino de Beth Filipecki e Renaldo Machado, o experimento terá apenas 40 espectadores por sessão.
“É um enorme desafio se jogar no abismo de Clarice, no abismo do mundo sem nenhuma linha de vida pra te salvar. O experimento é uma enorme desconstrução e uma aposta no encontro com cada espectador. É também levar ao extremo a relação de confiança atriz/diretor. Eu me jogo. Se tiver me afundando sei que o Luiz Fernando Lobo vai intervir. É um jogo de risco. Um jogo de verdade.”, diz a atriz.
Luiz Fernando Lobo lembra que esse é o segundo trabalho solo de Tuca Moraes, dirigido por ele. O primeiro foi Estação Terminal, baseado no diário de Lima Barreto, que estreou em Londres e fez uma longa temporada no Brasil e faz parte do repertório da Ensaio Aberto. “A Ensaio Aberto tem a tradição de espetáculos com grandes elencos e esses solos são sempre um se atirar no abismo, que nos possibilita muitas descobertas.” Lobo destaca que “a Sala Sérgio Britto é uma homenagem a um grande amigo, incentivador e entusiasta da Ensaio Aberto, fundamental na minha carreira. Sérgio foi um grande homem de teatro”, diz.
As frases de Clarice serão organizadas como uma bricolagem:
“A letra em Clarice anda, para, recua, avança: retoma o ponto, retece-o, leva-o adiante; a frase, vinda de sua inigualável proximidade com o mundo das sensações, revela-se pelo uso plástico da língua. E os dizeres, entre mágicos, sorridentes e diretos, situam-se como ensaios: um preparar-se permanente em local de procura e de pergunta, uma entrega à naturalidade e ao perigo dessa arte maior, a do não saber; guiando-se, pela inteligência dos impulsos, temendo e não temendo, cabem o ir e o avançar, considerando a pausa; nesse estado de quem caminha, Clarice indaga-se sobre o que se vai criando ao deixar a escrita entrar em movimento”, diz Roberto Correa dos Santos, autor dos livros As Palavras e O Tempo, uma coletânea de frases da obra da escritora.
O espetáculo tem patrocínio da MRS Logística; da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura / Lei do ISS, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro; da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal | Ministério da Cultura.
Ciência do Novo Público
A Ciência do Novo Público é uma tecnologia social desenvolvida pela Ensaio Aberto que possibilita a democratização de acesso aos bens culturais produzidos pela companhia. Esse espetáculo viabiliza o acesso gratuito para no mínimo 400 espectadores, prioritariamente estudantes da rede pública de ensino. Em 2025 a Shell é a patrocinadora master da Ciência do Novo Público.
O espetáculo Palavras também conta com emenda parlamentar da Deputada Estadual Renata Souza.
Companhia Ensaio Aberto
A Companhia Ensaio Aberto é um coletivo teatral, longevo, que surge no Rio de Janeiro, em 1992, com o propósito de retomar o teatro épico no Brasil. Premiada, com carreira internacional, a Ensaio Aberto têm altíssima produtividade e uma forma de organização diferenciada. O núcleo artístico fixo tem no Teatro dos Trabalhadores um estudo prático e teórico permanente e além dos espetáculos, atuam em 06 laboratórios artísticos e técnicos: cenografia, figurino, objetos de cena, iluminação, corpo e memória. Os últimos trabalhos foram: O Banquete, de Mário de Andrade; A Classe Trabalhadora Brasileira; dramaturgia de Luiz Fernando Lobo e A Exceção e A Regra, de Bertolt Brecht.
A próxima estreia, após Palavras, será Morte e Vida Severina, indicado em 2022 para 13 prêmios, tendo recebido o Prêmio Shell de Melhor Direção Musical.
Armazém da Utopia
O Armazém da Utopia é a casa da Ensaio Aberto, mas também um porto aberto para receber os coletivos irmãos do Brasil, da América Latina, da África e de todos os lugares do mundo.
Nosso armazém é um porto aberto de pesquisa de linguagem, lugar onde outros coletivos possam “fundear ou amarrar e estabelecer contatos e comunicação, lugar de descanso e de refúgio”, lugar de abrigo, mas sobretudo um Armazém da Utopia, lugar de construção de cidadania onde os homens e mulheres readquiram fôlego, estabeleçam novos laços; um porto que em vez de nos amarrar à terra nos ajude a navegar, a recobrar nossas forças, a encontrar um ao outro, para podermos sobreviver e até vicejar em meio ao turbilhão.
@companhiaensaioaberto – @armazemdautopia
Serviço
Temporada Espetáculo “Palavras”
Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia entrada) | www.sympla.com.br/
Data:
Sábados – 18h
Domingos – 18h
Local: Armazém da Utopia – Sala Sérgio Britto
Endereço: Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto, Rio de Janeiro–RJ (em frente ao VLT Utopia Aquário)
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 40 lugares
Duração: 60 minutos
Abertura da casa 1h antes do início do espetáculo
O Armazém da Utopia tem acessibilidade arquitetônica
Contato: [email protected] / (21)98909-2400
Para agendamento de grupos (escolas, projetos sociais, associações, etc.) entre em contato através do WhatsApp: (21) 99716-3648 | (21) 98909-2402 | (21) 98909-2400 | (21) 97976-0046
Todos os dias de espetáculo teremos uma cota de ingressos à venda liberados por ordem de chegada a partir das 17h.
Os trabalhadores:
- Em cena e dramaturgia Tuca Moraes, a partir da obra de Clarice Lispector
- Direção, operação de luz, trilha Luiz Fernando Lobo
- Direção de produção Tuca Moraes
- Produção executiva Dani Carvalho
- Cenografia J.C.Serroni
- Iluminação Cesar de Ramires
- Figurino Beth Filipecki e Renaldo Machado
- Programação visual Marcos Apóstolo e Jorge Falsfein
- Coordenação ciência do novo público Grégori Eckert
- Assessoria de imprensa Lead Comunicação
- Assistente de direção Octavio Vargas
- Diretor técnico Marcelo Bernardo
- Produção artística e de campo Felipe de Gois
- Produção de arte/cadeiras Patrícia Barbeitas
- Desenho de som Branco
- Técnico de som Daniel Ventuani
- Técnicos de palco Valdeir Baiano e Pedro Passini
- Assistentes de produção Álvaro Antônio e Perla Carvalho
- Assistentes de cenografia Byanca Martins e Danubria Martins
- Técnica de palco montagem cenário Beatriz Leandro
- Estagiária de cenografia Niki Cavalcanti
- Estágiária Beatriz Passini
- Ciência do novo público Andreza Dias, Gilberto Miranda, Maura Santiago e Thaise Oliveira
- Fotos e imagens divulgação Thiago Gouvea
- Realização Companhia Ensaio Aberto
PATROCÍNIO
LEI ROUANET / MRS LOGÍSTICA
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO/SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA/ LEI DO ISS
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
MINISTÉRIO DA CULTURA / GOVERNO FEDERAL