Jards Macalé, um dos artistas mais influentes da música brasileira, fará um show gratuito no Rio de Janeiro. No dia 19 de fevereiro, às 18h, o carioca sobe ao palco do Parque de Ideias, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro. O projeto é idealizado pelo documentarista Marcio Debellian e contará com show especial com as músicas do primeiro álbum de estúdio de Macalé, lançado em 1972. O disco, autointitulado, é um dos grandes clássicos do pós-tropicalismo, movimento musical que refletia os anos de chumbo no Brasil. O álbum, com repertório politizado e poético, foi gravado durante a ditadura militar.
Para enriquecer a experiência do público, antes do show, das 14h30 às 17h, o jornalista musical Leonardo Lichote conduz um bate-papo sobre o álbum. A conversa traz histórias do processo de gravação, contexto político e musical da época, curiosidades e reflexões sobre as músicas.
Concebido logo após as gravações de “Transa”, álbum emblemático de Caetano Veloso, em que Macalé atuou como diretor artístico, o disco transita por diferentes estilos musicais, como rock, samba, blues e eruditismo. Entre as faixas, estão “Mal Secreto” e “Movimento dos Ventos”. No show, Jards é acompanhado pelo guitarrista Gui Held, o baixista Pedro Dantas e o baterista Thomas Harres.