A Cia Quase Cinema, uma das mais destacadas companhias de Teatro de Sombras do país, comemora seus 20 anos de existência com a circulação de espetáculos de seu repertório. A apresentação da peça “SomBRafrica” acontece no Teatro Metrópole no dia 26 de fevereiro, às 19h30, com entrada gratuita. A comemoração é também uma homenagem ao Teatro de Sombras, linguagem que baseia a companhia e é compartilhada por todos os seus trabalhos.
Inspirado no universo da diáspora africana a partir do poema “Navio Negreiro” de Castro Alves, a peça é resultado de pesquisa híbrida onde a dança, ritmos e imagens constroem uma narrativa que revela o protagonismo da cultura afro-brasileira na formação do povo brasileiro. As sombras remetem ao ritual e apresentam a resistência dos negro com sua força e alegria encantadora que, apesar de todo sofrimento, celebram a vida ao som dos tambores. Elementos da estética afro-brasileira alimentam a trama e a imaginação dos espectadores. A trama reflete também a essência muito da Cia. Quase Cinema, um grupo que relembra e traz através do teatro a relação com a natureza, com a ancestralidade e o legado que pode ser passado para as próximas gerações através da contação de histórias.
O potencial deste impacto se dá no Teatro de Sombras com um tanto de magia e de comunhão com públicos diversos, de todas as idades e em todas as esferas, sendo estas apresentações possíveis tanto nos palcos fechados como nos palcos das ruas pelas cidades onde passam. “Nossa pesquisa vem da vontade de ir para a rua com as sombras, vivenciar o risco de estar entre a vida urbana, criar performance de sombras gigantes projetadas na arquitetura. Esta aventura se desdobrou em espetáculos que incorporam a cidade como parte da obra.” conta Ronaldo Robles, co-criador da Cia. Quase Cinema.
Produtor e criador das peças junto com Silvia Godoy, Ronaldo destaca ainda: “Celebrar com o público é o principal. As pessoas são o motivo que nos faz prosseguir pesquisando, porque a poesia só se concretiza no outro.” Na programação de comemoração de 20 anos de companhia, os encontros serão para o compartilhamento do fazer do Teatro de Sombras para crianças, professores e artistas interessados na técnica. A Circulação celebra os 20 anos desta jornada ininterrupta da companhia e propõe uma imersão ao universo do teatro de sombras feita a partir de suas pesquisas e aprofundamentos.
SERVIÇO | Circulação Cia. Quase Cinema 20 anos
O TEATRO DE SOMBRAS
“As sombras remetem ao primitivo, ao mundo dos sonhos e isso convida tanto crianças como adultos ao encantamento. O teatro que pesquisamos é para alegrar, encantar, refletir e falar sobre nossa vida, nossa humanidade e convidar o espectador a sonhar.”
Maiores informações em instagram.com/ciaquasecinema/
Espetáculo “SomBRafrica” em Taubaté
| Tema: Diáspora africana, imagens simbólicas, cultura afro.
| Conteúdo: Dança, ritmos, pensamentos filosóficos e mitológicos afro-diaspóricos.
Dia 26 de fevereiro, sábado, às 19h30
Local: Teatro Metrópole
Rua Duque de Caxias, 312
Centro – Taubaté
Duração: 40 minutos Classificação: Livre
Entrada gratuita
FICHA TÉCNICA
- Direção e dramaturgia – Silvia Godoy e Ronaldo Robles
- Consultoria diaspórica – Eugenio Lima
- Elenco – Mano Bap, Ronaldo Robles e Silvia Godoy
- Cenários e silhuetas – Ronaldo Robles
- Direção musical e trilha sonora – Mano Bap
- Letras – Camilo Frade
- Projeto de luz – Silvia Godoy
- Figurino – Silvia Godoy e Soraya Barreto
- Fotografia, webdesign e gráfico – Guilherme Moreira
- Coreografia – Soraya Barreto
- Produção – Flávia Fernandes
- Assessoria de imprensa – Maiara Tissi
Cia. Quase Cinema:
A Cia Quase Cinema foi criada em 2004, grupo que pesquisa dança, performance, cinema, teatro, e artes visuais. O teatro de sombras surge como possibilidade potente de comunicação, devido ao universo onírico e imagético desta técnica milenar que encanta todos os públicos. Criamos e produzimos cinema de animação ao vivo dentro do universo das artes da cena.
Nossa pesquisa rompeu com o tradicional teatro de sombras com inovações: incorporamos diferentes suportes, pesquisamos novas fontes de luz, novas tecnologias e novos formatos, trabalhamos o espaço cênico como elemento complexo e levamos as sombras do teatro para o espaço urbano. Produzimos espetáculos e fomentamos esta arte através de cursos, workshops, oficinas e, com a realização do FIS Festival Internacional de Teatro de Sombras.