O carnaval chegou! No Museu do Pontal, quatro blocos vão animar os pequenos nos dias de folia. No sábado, dia 1, às 10h, haverá o Carnavalzinho do Violúdico, tocando marchinhas de todas as épocas. No mesmo dia, às 16h, o Cordão da Bola Laranja, de Campo Grande, tem a presença dos instrumentos de sopro como marca registrada. O carnaval do Museu é para toda a família e gratuito!
No domingo, dia 2, às 10h, às 11h e às 12h, tem Bailinho de Carnaval para Bebês (vagas limitadas/sujeito à lotação. Ingressos para as sessões distribuídos a partir das 9h30), com uma programação lúdica desenvolvida pelos arte-educadores da instituição, adaptada para crianças até 3 anos. Às 16h, tem bailinho do Bloco dos Bichos. Os animais estarão presentes nas fantasias e no repertório.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.
Confira a programação completa de Carnaval
01/03 – Sábado
10h – Carnavalzinho do Violúdico – Bailinho muito interativo para a família, onde o público terá contato com marchinhas de carnaval de diferentes épocas, inclusive algumas autorais. Sempre regado a muito confete e serpentina, o grupo Violúdico irá propor coreografias e brincadeiras para as crianças brincarem e dançarem muito.
16h – Cordão da Bola Laranja – Composto por músicos de sopro, trompetistas, trombonistas, saxofonistas, flautistas e percussionistas, o grupo de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, vai embalar os minifoliões com um repertório de marchinhas e sambas carnavalescos.
02/03 – Domingo
10h, 11h e 12h – Bailinho de Carnaval para bebês – Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis. Vagas limitadas/sujeito à lotação. Ingressos para as sessões distribuídos a partir das 9h30.
16h – Bailinho do Bloco dos Bichos
Arara, vaca, leão, jabuti: todos eles são músicos neste bloco para lá de animado! Com fantasias de animais, os integrantes do bloco tocam um repertório infantil com temática de bichos.
E ainda: Atividades Fixas
Visita Musicada – Sáb e dom – 11h e 15h. Visita pelo acervo do Museu. Em fevereiro, todas as visitas serão especiais de Carnaval, com músicas como marchinhas, sambas e frevos.
Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu.
Exposições em cartaz
Atualmente, nove mostras estão em cartaz. As coletivas Novos Ares – Museu do Pontal reinventado; O Circo Chegou; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Brincares; Devoções; Poética da Criação, e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau. E a individual J. Borges – O sol do sertão.
Museu do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.
Shell Brasil
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Museu do Pontal – Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/