A Camerata Jovem do Rio de Janeiro — formada por 16 músicos de 18 a 28 anos, moradores de comunidades da cidade do RJ e oriundos do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) — embarcará para uma turnê de concertos pela Europa, de 17 a 30 de maio. Serão, ao todo, dez apresentações na França e na Itália, em importantes espaços, como a sede da Unesco, a Sorbonne Université e a Sorbonne Nouvelle, em Paris; além do Palácio do Quirinale, residência oficial do presidente da Itália.
Para ajudar com os custos, o grupo recebe doações pelo Pix: [email protected]. Esta será a quinta vez que a Camerata se apresenta fora do país e a terceira vez na Europa.
A Camerata Jovem é um dos principais grupos orquestrais da ASMB, projeto que completa 30 anos em 2025 e que, já atendeu a 15 mil estudantes ao longo deste tempo, com ensino de musicalização e instrumentos musicais. O objetivo do projeto é oferecer a jovens e crianças de áreas de vulnerabilidade um caminho para a educação e profissionalização, por meio da arte. Os estudantes também recebem aulas de reforço escolar, oficinas de estudos transversais e ações como cestas básicas. Alguns dos jovens componentes da Camerata sairão do país pela primeira vez:
“É uma alegria imensa realizar essa turnê pela França e Itália ao lado de talentos tão promissores. Para alguns, será a primeira vivência internacional — e não poderia ser mais especial. Estaremos nos apresentando em locais emblemáticos, marcantes tanto na política quanto na história musical desses países”, diz Fiorella Solares, diretora da ASMB e da Camerata.
Intensa agenda de apresentações terá 10 concertos em 12 dias
A intensa agenda da Camerata Jovem começará em Paris, no dia 19, com um concerto na Igreja de Saint-Ignace. As apresentações seguem nos dias 21 e 22, nas universidades Sorbonne Université e Sorbonne Nouvelle, respectivamente. Ainda haverá um concerto no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, um dos mais importantes do mundo, no dia 21. E no dia 22, a convite da Unesco, o grupo se apresentará na sede da organização, em um evento voltado para diplomatas e convidados, como parte da programação comemorativa do Ano Cultural França-Brasil 2025.
Depois, os jovens músicos partem para a Itália, iniciando sua agenda no dia 24, com um concerto em Spoleto — cidade reconhecida internacionalmente por seus festivais de música de concerto e popular.
Já no dia 25, a apresentação acontece no histórico Palácio do Quirinal, em Roma, residência oficial do presidente da república italiana, com transmissão ao vivo pelaa rádio pública do país, a Canal 3. A turnê continua com concertos dia 26, na Officina delle Arti Pier Paolo Pasolini, um importante centro cultural italiano; dia 27, com apresentações para estudantes de escolas públicas da comuna de Ravello; e se encerra dia 28 com um concerto na Embaixada do Brasil em Roma.
Fiorella Solares ressalta a relevância dessa experiência na trajetória dos jovens músicos:
“Estes jovens são heróis de sua própria história. Essa oportunidade certamente enriquecerá o aprendizado e ampliará a visão de mundo deles”, afirma ela, que já acompanhou a Camerata em outras apresentações pela Europa, incluindo Catalunha, Zurique, Berlim e Basileia.
Agenda de concertos:
Paris:
- 19/05 – Igreja de Saint-Ignace
- 21/05 – Sorbonne Université e Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris
- 22/05 – Sorbonne Nouvelle e Sede da Unesco
Roma:
- 24/05 – Spoleto – Local a definir
- 25/05 – Cappella Paolina, no Palácio de Quirinal
- 26/05 – Officina delle Arti Pier Paolo Pasolini
- 27/05 – Apresentação para escolas públicas de Ravello
- 28/05 – Sala Palestrina da Embaixada do Brasil em Roma
A CAMERATA JOVEM DO RIO DE JANEIRO:
A Camerata Jovem do Rio de Janeiro (CJRJ) é constituída por 16 jovens músicos cariocas, entre 18 e 28 anos, oriundos do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) e moradores de comunidades do Rio de Janeiro. Formada há 11 anos, já se apresentou em espaços consagrados da música de concerto, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes, além de festivais como o Rio Montreux e o AIMS Festival em Solsona (Espanha), e em espaços de grande visibilidade, como o Rock in Rio. Já tocou ao lado de músicos como o violonista brasileiro Yamandu Costa, o violinista e maestro Claudio Cruz, o pianista chinês Lang Lang e o violinista alemão Koh Gabriel Kameda. Em 2017, a Camerata realizou sua primeira turnê na Europa, se apresentando na Alemanha e na Holanda em espaços como a Sala dos Espelhos do Concertgebouw em Amsterdã. Em 2018, realizou concertos em Nova Iorque (EUA), sendo o grande destaque a apresentação na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Em agosto de 2019, embarcou para sua segunda turnê europeia realizando apresentações para grandes públicos em cidades alemãs e suíças. No Tonhalle de Zurique, tocou na celebração do centenário da ONG Save the Children, e ainda levou o prêmio Swiss Charity Award. Em Genebra, a Camerata se apresentou no Palácio das Nações, sede europeia da ONU e realizou concertos em Dusseldorf e na Embaixada do Brasil em Berlim. Em 2024, também se apresentou no G20.