Uma das carreiras que mais cresce no Brasil é a de Analista de Inovação. O profissional é capaz de transformar tendências em soluções inovadoras e pioneiras, alavancando as empresas para conseguir incentivos financeiros, públicos e privados, através da estruturação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) utilizando novas tecnologias ou reinventando processos e procedimentos. A função exige experiência para viabilizar parcerias estratégicas a fim de impulsionar a competitividade e o crescimento sustentável. Não é à toa que este mercado está aquecido, com mais de 100 vagas abertas diariamente para Analista de Inovação, no LinkedIn, com salários que variam de R$ 4 mil (nível júnior) a R$ 20 mil (nível sênior).
Mas como fazer uma capacitação neste setor? Um dos cursos mais procurados do mercado é o da Acceta Especialistas em P&D, o “Accetaboost – Analista de Inovação na Prática”, que ensina as habilidades necessárias para se destacar nessa área em constante evolução. “O objetivo é capacitar profissionais, pois este curso oferece a chance de se preparar para um mercado em constante evolução”, afirma Lilian Aliprandini, CEO da Acceta. O último deles foi realizado nos dias 27 e 28 de março deste ano, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ. E o próximo será no Estaado do Espírito Santo, em junho. Há ainda cursos programados para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, ainda este ano.
O programa traz uma imersão prática intensiva para o participante se especializar na estruturação de projetos de PD&I, elegíveis para a Lei do Bem. O curso conta com palestrantes renomados e altamente capacitados que atuam no setor há décadas e estão por dentro das constantes mudanças nos editais desses projetos.
Nas próximas edições, além da certificação, os participantes poderão receber uma monitoria pessoal, caso optem pelo ingresso VIP. O lançamento deverá ocorrer nos próximos dias e os interessados devem ficar atentos às redes sociais da Acceta:
https://www.linkedin.com/company/acceta-especialistas/
https://www.instagram.com/acceta.especialistas/
O que é a Lei do Bem?
A Lei nº 11.196/05, popularmente conhecida como Lei do Bem, é o principal instrumento do governo federal brasileiro para incentivar as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas empresas. Seu objetivo é estimular a inovação tecnológica e aumentar a competitividade do país, oferecendo incentivos fiscais para empresas que investem nessas áreas. Em essência, a Lei do Bem permite que empresas que operam no regime de Lucro Real e investem em PD&I reduzam o valor do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a pagar, através de diversos benefícios fiscais.
O que faz um Analista de Inovação?
Desempenha um papel crucial nas organizações, atuando como um agente de mudança e um catalisador para o crescimento e a competitividade. Suas responsabilidades incluem Identificação de Oportunidades; Desenvolvimento de Ideias; Gestão de Projetos de Inovação; Conexão entre Estratégia e Execução; Facilitação da Mudança; Aplicação de Ferramentas e Metodologias; Networking e Influência; e Validação de Hipóteses. É um profissional dinâmico e multidisciplinar que conecta a visão estratégica com a execução prática, buscando constantemente novas formas de agregar valor e impulsionar o futuro da empresa.