17ª edição do evento terá mais de 60 atividades, 20 atrações e exposições e mais de 100 artistas em cinco diferentes espaços de apresentação
FLIST fará tributos aos 100 anos de Janete Clair e de Mestre Canjiquinha, ícone da Capoeira
Restaurantes de Santa Teresa participam, com pratos em homenagem à literatura, do Circuito Gastronômico da FLIST
O Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT) vai realizar nos dias 17 e 18 de maio (sábado e domingo), a 17ª edição da Festa Literária de Santa Teresa (FLIST) no Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria, em Santa Teresa, com uma homenagem especial a Adélia Prado, escritora mineira, e ao multiartista Milton Nascimento. A FLIST terá também tributos ao centenário da escritora Janete Clair e do Mestre Canjiquinha, pioneiro da capoeira.
A FLIST é inteiramente gratuita, oferece dezenas de atividades para as famílias, e traz exposições artísticas, apresentações literárias, teatrais, musicais, ambientais e de dança. Além disso, conta com espaços dedicados à venda de livros e artesanato e uma feira gastronômica. São muitas atrações com foco na diversidade, inclusão e representatividade. A programação completa pode ser conferida no site: https://flist.org.br/
Uma novidade desta edição será o “Espaço Equidades” com a Oca Literária; o Canto Afro-brasileiro; Pulsa, Nordeste!; e Abrace a diferença! Livros, artesanatos e adereços vão compor um espaço de leitura e de trocas.
A gastronomia promete ser, por mais um ano, um dos destaques da FLIST. Um Circuito Gastronômico conta com a participação de oito restaurantes tradicionais do bairro, que criaram pratos em homenagem à literatura. Participam da iniciativa o Adega do Pimenta, Ago Bar da Encurza, Alda Maria Doces Portugueses, Cadê Teresa, Café do Alto, Explorer Bar, NENETE e Portella Bar. Esses mesmos restaurantes, com o reforço do Coletivo Amesanta, do Explorer Bar e do Petit Pain terão barraquinhas na feira gastronômica do evento, no Parque Glória Maria.
“A programação da FLIST está incrível! Além de homenagear a querida Adélia Prado e o talentosíssimo Milton Nascimento, teremos tributos à Janete Clair e ao Mestre Canjiquinha. Será uma edição em que oferecemos um mix de literatura, música, teatro, artesanato, gastronomia, cultura, meio ambiente e muito mais”, destaca a escritora Ninfa Parreiras, curadora da FLIST.
Homenagens a Milton Nascimento
A organização da FLIST preparou uma série de homenagens para o cantor e compositor mineiro, entre elas, quatro exposições. “Instalação Visual: Miltons: Intertextos Visuais” (Luciana Jablonski, Sandra Oliveira e alunos do CEAT), “Mantos de Mil Tons” (Sandra Oliveira, Igor Costa e professores do CEAT), “Graffitti com Milton” (João Almeida Werneck) e Moda em Diálogo com as Canções de Milton Nascimento (Máslova Valença).
A FLIST terá também uma série de homenagens musicais como: “Canoa, canoa” (Elisa Addor e alunos do CEAT), “Ponta de Areia” (Marcos Silva e alunos do CEAT), “Tear de Histórias”, (Luzia de Mendonça e Marcela Carvalho), “Mil Tons e letras: histórias cantadas e contadas de Milton Nascmento” (Luciana Jablonksi, Pedro Izar e alunos do CEAT), “Cantando Milton” (Pedro Izar e alunos do CEAT) e a “Roleta Mineira na voz de Milton Nascimento e Adélia Prado (Edna Bueno, Ninfa Parreiras e Rubens Lima Júnior). Destaque também para o “Tributo a Milton Nascimento” (Glória Calvente van den Bos e alunos do CEAT) e “Grupo musical em homenagem a Milton Nascimento (Lu Alves, Bernardo Ramos, Guto Wirtti e Lucas Videla).
Confira outros destaques da FLIST:
Orquestra Mil Tons – No sábado, 17 de maio, a Orquestra Mil Tons fará uma linda apresentação. Formada em 2022 na UNIRIO, como forma de celebrar a música de Milton Nascimento, a orquestra foi idealizada por Xandão Viana e nasceu de uma prática de conjunto, sob orientação do professor Marco Túlio. Inicialmente, o grupo era composto por estudantes de música do Instituto Villa-Lobos (IVL), mas logo se expandiu para incluir músicos externos. Hoje, com uma formação de 20 músicos, ainda mantém sua essência de orquestra, e muitos integrantes tocam mais de um instrumento.
Roda de Maracá / Aldeia Marakanã – No sábado, 17 de maio, haverá uma roda de macará com a participação de Urutau Guajajara e Potyra Guajajara. É uma atividade cultural que envolve a prática de instrumentos musicais, especialmente o maracá, em um ambiente de comunidade e celebração. O público poderá cantar e dançar promovendo a cultura indígena e a união social.
Gastronomia – A FLIST é conhecida pela variedade das delícias oferecidas pelos restaurantes parceiros. Na edição deste ano haverá o Circuito Gastronômico Arte sobre a Mesa com a participação de restaurantes de Santa Teresa que criaram pratos criados com inspiração na literatura.
SERVIÇO:
17ª Festa Literária de Santa Teresa (FLIST)
- Datas e horários: 17 e 18 de maio, das 9h às 18h
- Local: Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa)
- Entrada gratuita
- Classificação: Livre
- Realização: Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT
- Apoio: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
- Confira a programação completa: https://flist.org.
br/