Espetáculo de dança dirigido por Clara Kutner, com elenco formado por cinco bailarinos surdos, terá apresentação gratuita na abertura do evento multiplural, focado na diversidade, equidade e inclusão na cultura
Com um olhar especial de valorização às múltiplas camadas da diversidade, o Presença Festival 2025 segue firme em sua missão de celebrar a potência criativa da comunidade LGBTQIAPN+, de mulheres, pessoas pretas, pessoas com deficiência e povos originários nas artes, na cultura e no empreendedorismo, com artistas renomados e novos talentos em ascensão. Conhecido pela pluralidade presente em diversas áreas, o festival chega à quarta edição oficial, reunindo diferentes manifestações artísticas em prol da diversidade, equidade, inclusão e, acima de tudo, representatividade.
Este ano, o Presença Festival abre a programação oficial no dia 29 de maio, com uma Mostra de Teatro inclusiva. Durante quatro dias, a peça “Movimento de Escuta”, espetáculo de dança e arte surda, com diferentes linguagens sobre comunicação e pertencimento, será apresentado ao público com oito sessões gratuitas, no Teatro Ipanema Rubens Corrêa, na zona sul do Rio.
Criada e dirigida por Clara Kutner, o trabalho reúne cinco intérpretes surdos em cena e propõe um mergulho em formas plurais de comunicação, presença e expressão corporal. São eles: Alef Felipe, Lucas Guilherme, Luiz Augusto, Thaís Souza e Thayssa Araújo. No palco, eles chamam a atenção para a falta de escuta e invisibilidade da sociedade, em um trabalho que reúne dança, em especial estilos como o funk e o passinho; poesia, com improvisações poéticas por meio de linguagem de sinais; artes visuais e sonoridades.
A Mostra de Teatro do Presença Festival 2025 começa no dia 29 de maio e vai até 01 de junho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada apresentação.
“Esta é a segunda vez que trazemos para o Presença Festival uma manifestação teatral inclusiva, com atores que são pessoas com deficiência e ganham protagonismo e visibilidade no palco. A Mostra de Teatro deste ano vem como um movimento de escuta ativa. Mais do que garantir medidas de acessibilidade ao público, o Presença valoriza e evidencia o protagonismo de artistas com deficiência no palco. Não se trata apenas de inclusão: é reconhecimento, é presença real. Nosso compromisso é com uma arte que seja, de fato, para todes — com espaço, visibilidade e respeito”, afirma o publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, fundador, diretor artístico e curador do Presença Festival.
Sinopse:
“Movimento de Escuta” é um espetáculo de dança sobre arte surda da Cia de Dança SOM, composta por cinco bailarinos surdos: Alef felipe, Lucas Guilherme, Luiz Augusto, Thaís Souza e Thayssa Araújo. O espetáculo tem direção de Clara Kutner, que também é fundadora da Cia Carioca e do Projeto SOM. “Movimento de Escuta” fala sobre comunicação. Hoje, neste país fragmentado pós-pandemia, como afinar nossos sentidos e nossa comunicação? Uma metáfora de um campo de batalha onde os bailarinos “lutam” com seus corpos em um jogo que mescla dança funk e SLAM
Presença Festival:
O Presença Festival 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell.
Patrocínio Master: Shell.
Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Apoio institucional: Circo Voador e Hand Talk.
Produção: Araucária Agência Cultural.
Realização: Maria Angélica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
Mostra de Teatro do Presença Festival 2025 – Espetáculo “Movimento de Escuta”
- Local: Teatro Ipanema Rubens Corrêa (Rua Prudente de Moraes 824, Ipanema – RJ)
- Dias 29, 30 e 31 de maio – 18h e 20h
- Dia 01 de junho – 17h e 19h
- Ingressos gratuitos na bilheteria – 1h antes de cada sessão
- Ambas sessões do sábado (dia 31/05) contarão com o recurso de audiodescrição. Após o espetáculo, haverá um bate-papo com a plateia presente.
- Classificação: Livre.
.
