O Queer Arte Sarau chega a sua 10ª edição, no dia 12 de julho, a partir de 13h30, com muita música, poesia e performances que vão ocupar o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no coração do Rio de Janeiro. O evento já divulgou e deu plataforma a mais de 60 artistas da cena independente do Rio de Janeiro, Niterói, e São Paulo nas edições anteriores. Nas duas edições online, estiveram presentes artistas do Sul e Nordeste do Brasil, além de artistas do Chile e Argentina.
Sempre valorizando o protagonismo LGBT+ nesse cenário, mas sem deixar de se aliar a pessoas pretas, indígenas e mulheres, o Queer Arte Sarau conquistou uma forte visibilidade na cena de saraus do Rio de Janeiro em pouco tempo. Com edições temáticas como “Bruxas e Criaturas da Floresta”, “O Futuro é Ancestral”, e a mais recente “Bora Tomar Um Chá”, o evento busca propor desafios criativos e permitir um espaço de troca, de fortalecimento, entre essas artistas.
A 10ª edição do sarau contará com recursos de som, iluminação, e projeção de telão no auditório do Centro de Artes Hélio Oiticica. Essa infraestrutura e espaço de trocas é o que muitas artistas não encontram em outros ambientes, seja por falta de produção ou visibilidade com a população LGBT+. Por isso, o projeto firma a sua importância em oferecer um espaço com muita potência para que as artistas possam se desenvolver e cativar público.
Realizado sem patrocínio, o Queer Arte Sarau realiza ações como rifa, venda de livros de autores, além da dedicação voluntária de artistas e equipe de produção. “Mobilizamos um esforço coletivo e contínuo, pois entendemos que a literatura, a música, as artes no geral, precisam ser ocupadas com narrativas de pessoas LGBT+. Ocupar os espaços de cultura e tornarmos nós mesmas as nossas referências de artistas enquanto pessoas vivas é um ato de resistência. Por isso, se você, artista LGBT+ tem medo de se lançar no mundo, tenha certeza que no Queer Arte Sarau criamos um espaço seguro para te receber”, afirma Don Quispe, idealizador e produtor executivo do projeto.
O Queer Arte Sarau, em sua 10ª edição, intitulada “Bora Tomar Um Chá”, conta com artistas da cena independente, tais como Aleh Soares, Wes, raphaelö, Rafael Simonaci, Yasmin Flores, Madalena Maria, cabará!, Dani Bixe, Ali Ventura, Tatáliana, Vitor Manoel Fortunato e Maria Carol Treitler. Além disso, haverá microfone aberto para participação da plateia.
SERVIÇO
Queer Arte Sarau
- Dia 12 de julho de 2025
- Horário: 13h30
- Entrada Gratuita
- Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
- Endereço: Rua Luís de Camões, 68 – Praça Tiradentes, Centro – RJ
