O Teatro Imperial, em parceria com a Cinemateca do Mam, anuncia a exibição de Mauá – O Imperador Rei (1999), na inesquecível máquina de projeção de 35mm do Cine Teatro Imperial, neste domingo (6), às 16h. O filme conta a história de Irineu, que se muda para o Rio de Janeiro a trabalho e, aos 22 anos, assume os negócios do escocês Carruthers e logo vira um empreendedor de muito sucesso. Conhecido por ter a maior riqueza do Império, Irineu torna-se Visconde de Mauá. A produção, roteirizada e dirigida por Sérgio Rezende, venceu como Melhor Filme no Festival de Cinema Hispânico de Miami e Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino no Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, em 2000.
Com a recuperação da antiga cabine de projeção e da reativação das máquinas de projeção modelo ELTON IV, no Teatro Imperial, a exibição em 35mm, considerada pelos amantes da sétima arte a mais tradicional da história do audiovisual, pode ser vista por meio de sessões gratuitas ao público, com distribuição de pipoca. Com suas características arquitetônicas preservadas, a sala cênica do Teatro Imperial tem uma estrutura própria para projeção de filmes, com a capacidade para 606 pessoas, acessível, com a acústica favorecida pelo formato em diamante da sala cênica e os assentos clássicos modelo CIMO, ícone do mobiliário moderno brasileiro, hoje totalmente restauradas, que foram projetadas especialmente para teatros, cinemas e auditórios das décadas de 1950 e 1960.
O Cine Teatro Imperial é uma iniciativa da Natureza Produções, que tem como sócios o gestor cultural Paulo Lopez e a atriz Sabrina Korgut, ambos com expressivas experiências no setor artístico-cultural. O projeto é apresentado pela Enel, Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Paulo Gustavo – Apoio aos Espaços do Audiovisual.
Serviço
Data: dia 6 (domingo)
Horário: 16h
Local: Cine Teatro Imperial – Rua Marechal Deodoro, 192, Centro, Petrópolis
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação)
