Na última quarta-feira, 10 de julho, o Instituto Dara realizou a mostra cultural “Olhares e Produtos Delas”, culminância do Projeto Conectados, que promoveu uma jornada de transformação para mulheres em situação de vulnerabilidade social, unindo fotografia, identidade e empreendedorismo. O evento aconteceu na sede do Instituto Dara, em Botafogo, das 10h30 às 14h.
A exposição apresentou retratos e histórias de vida das 15 participantes, além de um espaço dedicado à venda dos produtos desenvolvidos por elas, como bolsas de tecido, conjuntos de ginástica, cosméticos, alimentos (doces e salgados) e serviços de design de sobrancelhas.
“A mostra tem por objetivo apresentar os impactos gerados na vida das participantes, baseados em protagonismo, em novas aprendizagens, desenvolvimento de novos olhares sobre si mesmas, sobre suas habilidades e potencialidades, além de apresentar seus produtos de forma real e fotográfica. Assim, elas transformam o eu vendedora para o eu empreendedora”, afirma Isabel Assis, gestora de projetos do Instituto Dara.
O Projeto Conectados, iniciado em fevereiro deste ano, reuniu dois grupos de mulheres: um composto por participantes do Projeto Mulheres Destaques (realizado ao longo de 2024), e outro formado por mulheres de novas famílias atendidas. Ao longo de encontros mensais, foram promovidas reflexões e aprendizados sobre temas como A fotografia e seu universo, Eu e a imagem, Meu produto, Minha história e Minha marca.
“O Projeto Conectadas fez uma grande diferença na forma como eu passei a olhar o meu trabalho e os produtos que produzo. Aprendi que as fotos têm vida, que demonstram tristeza, sabor, e que podem despertar emoções. Vou levar esse aprendizado para minha vida. Hoje, eu coloco todo o aprendizado em prática, tento mostrar todo meu amor e carinho para meus clientes a partir da fotografia”, afirma Patrícia dos Santos Fontes, confeiteira.
Para Renata Silva dos Santos, atendida há dois anos pelo Instituto Dara, essa oportunidade foi um potencializador da força enquanto mulher e empreendedora: “Portas se abriram pra mim, impactando muito a minha realidade, em tudo. Além de conseguir trazer renda para minha casa, consigo me ver de novo como uma mulher empreendedora, uma mulher que está vencendo desafios e tudo isso por meio do Dara e do Conectados. Eles ampliaram meu olhar e me deram instrumentos para para seguir me conectando com outras redes. Então, posso dizer que foi um divisor de águas. Existe uma Renata antes e uma Renata depois desse projeto”. Hoje ela atua na comercialização de bolsas, carteira acessório, além de ser trancista.
Instituto Dara
Há mais de 30 anos, o Instituto Dara atua na promoção do desenvolvimento humano integrado de famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da Ação Social Integrada. Já impactou diretamente mais de 100 mil pessoas e é referência internacional no enfrentamento à pobreza. Mais informações em dara.org.br.
