Nesta quarta-feira, o público que passar pelo Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro terá a oportunidade de acompanhar de perto a apresentação do grupo Flautistas de Inhoaíba, formado por 37 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, moradores do bairro de Inhoaíba, na Zona Oeste da cidade. O grupo é fruto de um projeto sociocultural criado pelo educador musical Igor Siqueira que, desde 2018, oferece aulas gratuitas no pós-turno de suas atividades, na Escola Municipal Professor Augusto José Machado, onde trabalha.
Com formação instrumental centrada nas flautas doces (sopranino, soprano e contralto), além de percussão, flautas transversais e um clarinete, o grupo apresenta um repertório vibrante, que une clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais. Entre as canções interpretadas pelos jovens músicos estão “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant; “Paisagem da Janela”, de Lô Borges; “No Woman, No Cry”, de Bob Marley; e o contagiante “Chorando Se Foi”, do grupo Kaoma.
O projeto hoje atende cerca de 120 crianças e jovens, divididos entre grupo iniciante e grupo de apresentações. Com passagens por espaços importantes como o Museu Villa-Lobos, o Teatro de Arena Elza Osborne e o Encontro Carioca de Flautas na UNIRIO, onde vêm se destacando como uma iniciativa potente de acesso à cultura e formação artística na periferia carioca.
“Que os e as jovens do grupo se sintam pertencentes a este espaço da cidade tão importante para nossa história, entendendo que também são produtores da nossa cultura e da nossa música”, observa Siqueira.
Atualmente, o grupo realiza uma campanha de arrecadação de instrumentos para ampliar a formação musical de seus integrantes. O objetivo é adquirir quatro flautas transversas e cinco flautas doce contralto barroca, que serão doadas aos destaques e novos integrantes do projeto.
SERVIÇO
Flautistas de Inhoaíba no Boulevard de Portas Abertas
Quarta-feira | 16h
Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Centro
Apresentação gratuita ao ar livre
