Flautistas de Inhoaíba se apresentam no “Boulevard de Portas Abertas” do Theatro Municipal Caixa de entrada

Nesta quarta-feira , dia 16, às 16h, o grupo formado por jovens estudantes de música do bairro de Inhoaíba, da Zona Oeste, se apresenta no “Boulevard de Portas Abertas” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com repertório composto por clássicos da MPB e sucessos internacionais

por Redação
Flautistas de Inhoaíba

Nesta quarta-feira, o público que passar pelo Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro terá a oportunidade de acompanhar de perto a apresentação do grupo Flautistas de Inhoaíba, formado por 37 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, moradores do bairro de Inhoaíba, na Zona Oeste da cidade. O grupo é fruto de um projeto sociocultural criado pelo educador musical Igor Siqueira que, desde 2018, oferece aulas gratuitas no pós-turno de suas atividades, na Escola Municipal Professor Augusto José Machado, onde  trabalha.

Com formação instrumental centrada nas flautas doces (sopranino, soprano e contralto), além de percussão, flautas transversais e um clarinete, o grupo apresenta um repertório vibrante, que une clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais. Entre as canções interpretadas pelos jovens músicos estão “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant; “Paisagem da Janela”, de Lô Borges; “No Woman, No Cry”, de Bob Marley; e o contagiante “Chorando Se Foi”, do grupo Kaoma.

O projeto hoje atende cerca de 120 crianças e jovens, divididos entre grupo iniciante e grupo de apresentações. Com passagens por espaços importantes como o Museu Villa-Lobos, o Teatro de Arena Elza Osborne e o Encontro Carioca de Flautas na UNIRIO, onde vêm se destacando como uma iniciativa potente de acesso à cultura e formação artística na periferia carioca.

“Que os e as jovens do grupo se sintam pertencentes a este espaço da cidade tão importante para nossa história, entendendo que também são produtores da nossa cultura e da nossa música”, observa Siqueira.

Atualmente, o grupo realiza uma campanha de arrecadação de instrumentos para ampliar a formação musical de seus integrantes. O objetivo é adquirir quatro flautas transversas e cinco flautas doce contralto barroca, que serão doadas aos destaques e novos integrantes do projeto.

SERVIÇO
Flautistas de Inhoaíba no Boulevard de Portas Abertas
Quarta-feira |  16h
Boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Centro
Apresentação gratuita ao ar livre

Você também pode gostar

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 6 seconds
Compartilhe