Artista Flávia Junqueira celebra os 116º anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com instalação inédita no país

Após ter passado pelo Opera Liceu de Barcelona e pelo Teatro Tivoli BBVA, de Lisboa, o trabalho chega ao Rio no dia 28 de julho, com visitação aberta entre 14h e 18h, para que o público possa ver pessoalmente o processo de criação das fotografias encenadas da artista, e ter uma experiência imersiva com balões, fumaça e músicas de parque de diversões.

por Redação
Opera Liceu de Bracelona - Foto Flávia Junqueira

Flávia Junqueira encerra o mês de comemorações do 116º aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com uma instalação imersiva inédita na plateia da Sala de espetáculos. É a primeira vez que o público brasileiro terá a oportunidade de experienciar, ao vivo, a produção de uma das suas famosas fotografias encenadas com balões de látex, marca registrada da artista. A instalação fica aberta ao público somente no dia 28 de julho (segunda-feira), de 14h às 18h, e será composta por balões coloridos, de vários tamanhos e alturas diferentes, que preencherão todo o espaço. O ambiente ainda é enriquecido ludicamente com fumaça e músicas de carrosséis, gravadas em parques de diversões durante viagens da artista no exterior.

“É uma maneira de trazer as pessoas para conhecerem o que veem na fotografia, de modo que se sintam dentro da foto, em um espaço real, com balões de verdade, que podem ser tocados. Inclusive, as crianças adoram! Na última hora de visitação, os balões serão dados a elas”, conta Flávia. “A instalação é viva, começa de um jeito e termina de outro, pois não há reposição de balões. Assumimos a fragilidade e o tempo dos elementos que usamos. Então, começa e termina conforme a duração dos próprios materiais.”

De acordo com ela, é interessante compartilhar com as pessoas como a obra é realizada, manualmente e de forma analógica, com técnicas de cenografia teatral. “Não é inteligência artificial, nem Photoshop, como muitos imaginam. Portanto, é um convite para que as pessoas consigam entrar e ver de fato como tudo é elaborado”, afirma.

Antes de chegar à capital carioca, a instalação passou pelo Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa (PT), no ano passado, e, em 2022, pelo Gran Teatre del Liceu, em Barcelona (ES). Depois do Brasil, a artista segue para Viena, na Áustria, onde realizará instalações em locais prestigiosos como a State Opera de Viena, uma das óperas mais importantes do mundo, a Biblioteca Nacional da Áustria e o Teatro Josefstadt.

SERVIÇO:

Flávia Junqueira

Dia 28 de julho, de 14h às 18h

Classificação indicativa: livre

60 pessoas por hora

Local: Sala de espetáculos, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$20 (inteira); R$10 (meia-entrada, para estudantes, menores de 21 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, professores da rede pública e quem levar 1kg de alimento não perecível). Crianças até 5 anos têm gratuidade.

 

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend