“A Descoberta das Américas”: Julio Adrião inicia temporada de despedida no CCJF, no Rio, nesta sexta

por Renata Pretti

O solo “A Descoberta das Américas”, estrelado por Julio Adrião e dirigido por Alessandra Vannucci, comemora 20 anos e estreia nesta sexta-feira (5) no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro. A temporada segue até 28 de setembro, com apresentações de sexta a domingo. Em outubro, o espetáculo segue para São Paulo, onde encerra sua trajetória.

Inspirado no texto de Dario Fo (“Johan Padan a la descoverta de le Americhe”), o solo estreou em 2005, conquistou o Prêmio Shell de Melhor Ator e foi eleito uma das dez melhores peças da temporada pelo O Globo. Desde então, já acumula mais de 700 apresentações em 26 estados e 10 países.

Sobre a longevidade da peça, Alessandra Vannucci comenta:

“Esta, para mim, é a maioridade da ‘Descoberta’. O espetáculo está na cabeça do espectador e seu conteúdo traz uma versão, entre muitas possíveis, da história da colonização da qual somos cúmplices.”

Julio Adrião reforça:

“Um espetáculo completar 20 anos não é algo tão esperado, muito menos planejado. Mais do que repeti-la, é preciso sempre refazê-la, por respeito a quem ainda irá ver e a quem já viu.”

“‘A Descoberta das Américas’ são muitas histórias que começaram antes de serem contadas e que precisam continuar sendo contadas. Essa descoberta já tem 20 anos, mas também só tem 20 anos, já que o espetáculo sempre termina, mas a história continua.”

O solo narra a saga de Johan Padan, anti-herói que foge da Inquisição espanhola e enfrenta naufrágios, massacres e escravização no “Novo Mundo”, tornando-se líder de povos indígenas em sua resistência contra os invasores. Com cenário minimalista e apenas um ator em cena, Julio Adrião interpreta dezenas de personagens em uma performance que mistura humor, energia e crítica social.

Serviço

Local: Teatro do Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro
Datas: 5 a 28 de setembro – sextas a domingos   Horário: 19h                                                            Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) – à venda no Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/a-descoberta-das-americas-20-anos-em-cartaz/3085420

Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica

  • Tradução e adaptação: Alessandra Vannucci e Julio Adrião
  • Direção: Alessandra Vannucci
  • Atuação: Julio Adrião
  • Figurino: Gabriella Marra
  • Iluminação: Luiz André Alvim
  • Montagem e operação de luz: Guiga Ensá
  • Mídias sociais: Rafael Teixeira
  • Assessoria de imprensa: Matheus Damaso
  • Produção: Fernando Alax – Casa136 Produções Artísticas
  • Realização: Julio Adrião Produções Artísticas

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend