“A Descoberta das Américas”: Julio Adrião inicia temporada de despedida no CCJF, no Rio, nesta sexta

O solo “A Descoberta das Américas”, estrelado por Julio Adrião e dirigido por Alessandra Vannucci, comemora 20 anos e estreia nesta sexta-feira (5) no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro. A temporada segue até 28 de setembro, com apresentações de sexta a domingo. Em outubro, o espetáculo segue para São Paulo, onde encerra sua trajetória.

Inspirado no texto de Dario Fo (“Johan Padan a la descoverta de le Americhe”), o solo estreou em 2005, conquistou o Prêmio Shell de Melhor Ator e foi eleito uma das dez melhores peças da temporada pelo O Globo. Desde então, já acumula mais de 700 apresentações em 26 estados e 10 países.

Sobre a longevidade da peça, Alessandra Vannucci comenta:

“Esta, para mim, é a maioridade da ‘Descoberta’. O espetáculo está na cabeça do espectador e seu conteúdo traz uma versão, entre muitas possíveis, da história da colonização da qual somos cúmplices.”

Julio Adrião reforça:

“Um espetáculo completar 20 anos não é algo tão esperado, muito menos planejado. Mais do que repeti-la, é preciso sempre refazê-la, por respeito a quem ainda irá ver e a quem já viu.”

“‘A Descoberta das Américas’ são muitas histórias que começaram antes de serem contadas e que precisam continuar sendo contadas. Essa descoberta já tem 20 anos, mas também só tem 20 anos, já que o espetáculo sempre termina, mas a história continua.”

O solo narra a saga de Johan Padan, anti-herói que foge da Inquisição espanhola e enfrenta naufrágios, massacres e escravização no “Novo Mundo”, tornando-se líder de povos indígenas em sua resistência contra os invasores. Com cenário minimalista e apenas um ator em cena, Julio Adrião interpreta dezenas de personagens em uma performance que mistura humor, energia e crítica social.

Serviço

Local: Teatro do Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro
Datas: 5 a 28 de setembro – sextas a domingos   Horário: 19h                                                            Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia) – à venda no Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/a-descoberta-das-americas-20-anos-em-cartaz/3085420

Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica

  • Tradução e adaptação: Alessandra Vannucci e Julio Adrião
  • Direção: Alessandra Vannucci
  • Atuação: Julio Adrião
  • Figurino: Gabriella Marra
  • Iluminação: Luiz André Alvim
  • Montagem e operação de luz: Guiga Ensá
  • Mídias sociais: Rafael Teixeira
  • Assessoria de imprensa: Matheus Damaso
  • Produção: Fernando Alax – Casa136 Produções Artísticas
  • Realização: Julio Adrião Produções Artísticas

Related posts

“O Formigueiro”, com texto e direção de Thiago Marinho, espetáculo estreia em 4 de outubro no Teatro Glaucio Gill

Cia Híbrida apresenta espetáculo Novo Fluxo na Areninha Sandra Sá

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, ícone do ballet brasileiro Dalal Achcar lança videocast inédito com grandes nomes da cultura nacional, como Ana Botafogo, Nora Esteves e Carlinhos de Jesus