A Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá aposta na força da mulher preta e guerreira para voltar a série Ouro do Carnaval Carioca

A atriz Elisa Lucinda irá representar avó de Zumbi dos Palmares, a princesa Aqualtune, e virá no último carro da escola na Intendente Magalhães, no domingo, dia 2 de março. “É uma honra e um orgulho grande poder representar uma mulher tão importante como foi a guerreira Aqualtune. E achei linda demais a minha fantasia”, declarou Elisa.

 

Em 2024, a Renascer desfilou aos gritos de “É campeã” e por um décimo não voltou a desfilar na Marquês de Sapucaí. A Comunidade está com esse grito na garganta e promete fazer um desfile mais espetacular ainda em 2025.

 

Por outro lado, o reconhecimento veio através de várias premiações, entre elas, os Prêmios Machine, Estrela do Carnaval, Carnaval in Samba, em diversas categorias, entre outros.

 

CARNAVAL 2025

No Carnaval 2025, a vermelho e branca de Jacarepaguá irá exaltar a força da mulher preta contando a história da princesa africana ‘Aqualtune’, que esteve à frente de uma das comunidades do Quilombo dos Palmares.

A Renascer de Jacarepaguá será a segunda escola de samba a desfilar no domingo, dia 2 de março, pela série Prata do Carnaval Carioca, na Intendente Magalhães.

 

AQUALTUNE

Aqualtune é uma personagem lendária da história do Quilombo dos Palmares. Ela nasceu no reino do Congo, de linhagem real, e liderou uma parte dos guerreiros na Batalha de Mbwuila, 1665, o que resultou em sua escravização e deslocamento para a América Portuguesa, atual Nordeste brasileiro. Também foi mãe de importantes personagens na história de luta dos negros pela liberdade: os líderes Ganga Zumba e Ganga Zona, e Sabina, a mãe de Zumbi dos Palmares. Aqualtune, a princesa guerreira, dedicou sua vida ao desenvolvimento do quilombo e à defesa de seu território contra invasores.

 

“Após o brilhante desfile que fizemos em 2024, nós precisávamos escolher um enredo com o mesmo nível. Um enredo com representatividade e que contribuísse, de certa forma, com o papel cultural de uma escola de samba na sociedade. E, desta forma, nós vamos exaltar a força da mulher preta através da história de Aqualtune, a força motriz incontrolável que luta por seus ideais”, relata o carnavalesco Rodrigo Pacheco.

 

Ficha Técnica:

G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá

Presidente – André Augusto – Dedé

Direção de Carnaval – Victor Rangel, Rogério Lobo e Léo Castro.

Carnavalesco: Rodrigo Pacheco

Assessoria de Imprensa: Graça Paes e Marco Moreira

Enredo:  ‘AQUALTUNE’

Samba enredo: “Aqualtune: a Inspiração Forjada Em Pele Preta’

Compositores : Xande de Pilares, Thiago Coimbra, Rafael Gigante, Vinicius Ferreira, Diego Nicolau, Mingau, Jefferson Oliveira, Charles Silva, Kaique Gigante, Leonardo Bessa.

 

Foto Elaine Caetano, rainha de bateria da escola

Leonardo Torres/ Divulgação

 

 

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia