A Eslipa, escola de palhaças e palhaços, convida o público para a sua palhaçatura no Largo do Machado

Eslipa - Foto de Daniel Sant'Anna

A Eslipa, escola de palhaças e palhaços, convida o público para a sua palhaçatura, dia 03 de novembro, às 18h, no Largo do Machado. O encontro marca a formatura dos alunos e alunas da Eslipa – Turma Julieta Hernandez 2024 depois de nove meses de atividades. A escola, aberta em 2012, tem como objetivo fortalecer a linguagem e a poética da palhaçada e da brincadeira no Brasil e na América Latina. Para isso, ofereceu formação, qualificação e aperfeiçoamento com aulas e atividades gratuitas.

Este ano, 30 estudantes participaram dos cursos ministrados por grandes mestras e mestres da arte da palhaçada e da brincadeira, como Biribinha, Cibele Matheus, Maria Gomide, Richard Riguetti, Ricardo Puccetti, Esio Magalhães, Lili Castro, Fran Marinho, Junio Santos, Jessé Cabal, Fabiano Freitas e outros. A palhaçatura terá como mestre de cerimônia Junio Santos (palhaço Cus-Cuz), e, como palhaninfa, Fran Marinho (a palhaça Francisquinha), que virá da Paraíba especialmente para o evento.

“Será uma celebração de encerramento de ciclo com muitas atrações de palhaçada e surpresas, incluindo a tradicional tortada na cara”, adianta o diretor da Eslipa, Richard Riguetti. “Pela primeira vez, a Eslipa tem uma turma em que as palhaças são maioria. Com isso, nossos debates enriqueceram muito, o que influenciou também na criação de cenas novas, visto que a palhaçada ainda carrega muita de uma tradição masculina”, acrescenta. 

Além das aulas de palhaçada e brincadeira, a Eslipa ofereceu oficinas integradas e complementares de música, magia cômica, mímica, quedas e cascatas, história do circo, corpo afetivo, contato e improvisação, manipulação de objetos, gestão cultural, projetos, palavra em verso, dramaturgia, filosofia e teatro. No fim de cada módulo, estudantes e mestres apresentaram espetáculos gratuitos no Largo do Machado.

“Estamos felizes porque o Largo do Machado voltou a ser um centro cultural a céu aberto”, comemora Richard Riguetti.

Serviços:

Palhaçatura, com alunas e alunos da Eslipa                      

  • Datas: 03/11, às 18h.
  • Largo do Machado (praça)
  • Entrada gratuita

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio