A Oficina Estilhaça apresenta ao público o resultado de um processo de pesquisa e estudo dos nossos módulos de atuação cênica: “RENDEZ-VOUS: DRAMATURGIAS BRASILEIRAS”.

por Redação

Dois processos que se entrecruzam. Dirigido por Gizelly de Paula, chega no palco do Teatro Sérgio Britto, na Glória, “Sortilégio” de Abdias Nascimento. Nas palavras da diretora e professora Gizelly de Paula:

“Sortilégio, de Abdias Nascimento, é a manifestação da subjetividade negra em caminho de libertação contra todo o aprisionamento colonial. Em suas jornadas, regidos pelo Orixá Exu, Ifigênia e Emanuel tentam, como podem, desvencilhar-se da mortalha da democracia racial que violou seus corpos físicos, mental e espiritual, os afastando da – verdadeira – identidade de seus ancestrais. O herói e a heroína são personagens tão reais. Eles erram e acertam, na dor e na alegria de arcarem com as escolhas, que nem sempre lhe foram próprias, mas estruturalmente impostas.

Em uma dramaturgia riquíssima e complexa, onde se encontra poesia ao tempo que dureza. “Sortilégio” te convoca a se afetar, transmutar, e renascer, com a obra do genial Abdias. Para maiores de 16 anos.

Do outro lado, dirigido por Matheus Raineri, intercalam a cena, numa curta temporada no mesmo Teatro Sérgio Britto, o espetáculo “desAmor” de Nelson Rodrigues.

“Tarado”, “imoral, “genial” são alguns dos possíveis adjetivos atribuídos a um dos mais controversos dramaturgos da história do teatro brasileiro. Mas o adjetivo que mais lhe cabia, segundo a crítica, era a de “maldito”. “desAmor” apresenta uma vila de dramaturgias dentro do que podemos chamar de ‘Teatro desagradável”. Para Nelson, “uma boa peça precisa fazer a plateia sofrer”. Com textos de “Anjo negro”, “Dorotoia”, Os sete gatinhos”, “Toda nudez será castigada” e “Boca de ouro”, o espetáculo faz um enfrentamento a estrutura da burguesia carioca, desnudando o corpo e a alma humana, abrindo mão da mentira e abraçando seus desejos mais sombrios, profundos e proibidos.  Para maiores de 18 anos.

A temporada de “Rendez-vous: Sortilégio e desAmor” acontece de 23 de fevereiro a 03 de março no Teatro Sérgio Britto, na Rua Santo Amaro, 44 – Glória – Unidade da CAL.

Serviço:

“Rendez-vous: Sortilégio”
Direção artística de Gizelly de Paula
Diretores assistentes: Ingrid Honorato e Sara Viana
Datas: 25 de fevereiro, 28 de fevereiro, 01 de março e 03 de março às 19:30H
Dramaturgia: Abdias Nascimento
Direção de movimento: Marili Stefany
Percussão: Ogan Léo Dantas
Apoio: IPEAFRO e Ateliê de Santo
Espetáculo para maiores de 16 anos.

“Rendez-vous: desAmor”
Direção artística de Matheus Raineri
Diretores assistentes: Layla Santos e Felipe Ferreira
Datas: 23 de fevereiro e 29 de fevereiro às 20H, 02 de março às 16H e 20H.
Dramaturgia: Nelson Rodrigues
Realização: Oficina Estilhaça
Espetáculo para maiores de 18 anos.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via