Clássico da literatura brasileira de Nelson Rodrigues, A Vida Como Ela É… está de volta, agora em uma nova coletânea, com 25 histórias inéditas lançadas pela editora Nova Fronteira. O exemplar apresenta contos do autor, publicados há cerca de 50 anos, na década de 1950, nas páginas dos jornais Última Hora e Diário da Noite, com uma breve retomada, em 1966, no Jornal do Sports. A pesquisa para este novo livro foi feita em 2012, no centenário do autor, quando a editora lançou cem histórias novas.
Esta seleção especial, que conta com prefácio de Paulo Werneck, apresenta histórias com temas como ciúme, obsessão, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e morte.
As publicações de A Vida Como Ela É… começaram com uma coluna escrita por Nelson Rodrigues em jornais entre os anos de 1951 e 1962. As histórias rapidamente se tornaram um sucesso e tiveram diversas formas de publicação, incluindo a narração na Rádio Club, por Procópio Ferreira, e uma versão em revista com ilustrações. O jornal “A Última Hora” também viu um aumento significativo de circulação enquanto publicava as histórias. Mais tarde, a coluna se transferiu para o “Diário da Noite”, onde continuou a arrebatar os leitores.
A pesquisa realizada para chegar nessa nova edição envolveu um minucioso levantamento das crônicas já publicadas em coletâneas organizadas pelas editoras Nova Fronteira, Companhia das Letras e Ozon Editor. Além disso, cerca de 180 novos textos foram selecionados, incluindo os 25 que compõem esta nova coletânea.
Durante o trabalho de análise dos textos, a equipe teve que lidar com a peculiaridade do trabalho de Nelson Rodrigues, que, frequentemente, publicava seus textos às vezes sob títulos diferentes. Paulo Werneck exalta que a leitura dos novos textos será ótima para escritores e tradutores de ficção, pela forma como Nelson brinca com as palavras. Além disso, ele fala sobre como os temas do autor parecem atemporais e pertinentes para a sociedade brasileira.
“Além das tramas magnéticas, a coragem de quebrar tabus à luz do dia também é uma das forças da obra de Nelson Rodrigues, particularmente do ciclo ‘A vida como ela é…’, que desde o título anuncia a que veio. Essa lição continua valendo. Afinal, o Brasil de seis décadas atrás talvez não fosse muito mais moralista do que o de nossos dias”, afirma Werneck.
A Vida Como Ela É… costuma ser descrito pela crítica como um tesouro literário que continua a cativar gerações. Esta nova coletânea é uma oportunidade imperdível para os fãs do autor e para aqueles que desejam conhecer a obra de Nelson Rodrigues em sua forma mais autêntica.
O Autor
Nelson Rodrigues (1912- 1980) nasceu no Recife, mas se consagrou por produzir textos que têm como cenário o Rio de Janeiro. Ainda adolescente, começou a exercer o jornalismo, área em que se destacou como cronista e comentarista esportivo. Escreveu dezessete peças de teatro, além de contos e romances. Muitos de seus textos em prosa foram adaptados para cinema e televisão, o que reforça a vitalidade de sua obra e o interesse que ela desperta há várias gerações.
Detalhes do Livro:
Editora: Nova Fronteira; 1ª edição
Idioma: Português
Capa brochura: 160 páginas
ISBN-10: 6556407197
ISBN-13: 9786556407197
Dimensões: 23 x 1 x 15,5 cm