A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) realiza, no próximo dia 19 de julho (sábado), o Simpósio de Reabilitação em Amputação de Membro Superior, promovido pelo seu Centro de Estudos. O evento acontece das 9h às 13h30, no auditório da própria instituição, no Jardim Botânico, e reunirá profissionais de diversas áreas para discutir os desafios e avanços no tratamento de pessoas amputadas.
Voltado a estudantes e profissionais das áreas de saúde e reabilitação, o simpósio propõe uma manhã de troca de experiências e atualização científica, com palestras que abordarão desde as causas e impactos psicossociais das amputações até intervenções clínicas e o uso de tecnologias avançadas, como órteses, adaptações funcionais e próteses mioelétricas.
A programação inclui os painéis “Etiopatogenias e implicações clínicas e psicossociais das amputações de membro superior”, com a fisiatra Dra. Leila Castro; Tratamento fisioterapêutico pré-protético, com a fisioterapeuta Andrea Oliveira; Atuação da terapia ocupacional nas AVDs e desenvolvimento de órteses, com a TO Mônica Rocha; e Intervenção psicoterápica no processo de reabilitação, com o psicólogo Messias Fernandes.
Encerram o dia dois painéis sobre tecnologia aplicada na reabilitação: “Myoplus, sua independência, seu controle”, com o CEO da HealthCare, Emerson Bovo e “Soluções Össur para amputações parciais de mão e dedos”, com a especialista clínica Eula Rodrigues.
O evento será conduzido pelo Dr. João Grangeiro, médico ortopedista e diretor executivo da ABBR. O investimento é de R$ 100,00, e os participantes contam com estacionamento no local. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site da ABBR (https://abbr.org.br/)
