AAcademia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica está com inscrições abertas para as audições que vão selecionar os novos alunos do projeto de formação musical gratuita. As vagas são para contrabaixo (1), clarineta (1), fagote (1) e trompa (1).
As inscrições também são gratuitas e estão abertas até 25 de julho . Para participar, os candidatos devem acessar o link petrobrasinfonica.com.br/
Para participar das audições da Academia Juvenil, o interessado deve cumprir os seguintes requisitos: ter entre 15 e 20 anos de idade, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e possuir formação musical básica ou intermediária. Menores de idade devem anexar a documentação do responsável legal.
A previsão para início das aulas é 3 de agosto. O curso básico tem duração de quatro semestres letivos, com total de 400 horas. Além disso, a Academia Juvenil também realiza todas as suas atividades (aulas individuais, coletivas, ensaios e apresentações) gratuitamente. Os músicos recebem material didático, alimentação aos sábados e auxílio transporte para os dias de aula.
A Academia Juvenil é uma iniciativa de responsabilidade sociocultural e artística da Orquestra Petrobras Sinfônica para com a comunidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tem como objetivo geral preparar jovens, oriundos de outros projetos sociais e orquestras comunitárias, para a profissionalização, em especial para os Testes de Habilidade Específica (THEs), obrigatórios para a entrada nos cursos superiores de Música. Atualmente, o índice de aprovação dos academistas nos THEs é de mais de 98%.
Audições 2024.2 – Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica
Inscrições: de 10 a 25 de julho, no link petrobrasinfonica.com.br/
Audições: 27 de julho às 9h
Local: Sede da Orquestra Petrobras Sinfônica – Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa – RJ)
Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra firmou-se como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica
Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica é um projeto socioeducativo com o patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica. Desde sua criação, a Academia oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional.
Durante dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 32 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.
Entre as realizações da Academia Juvenil, destaca-se o Festival Música que Transforma, que teve sua primeira edição, em formato online, em 2021. O evento aconteceu ainda nos anos de 2022 e 2023, em edições híbridas, com a presença de projetos sociais de todo o Brasil e palestrantes internacionais. A próxima edição do Festival está marcada para 11 a 14 de abril, na Fundição Progresso.
Site: https://petrobrasinfonica.com.