No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, e a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) promoverá atividades em polos de educação musical em homenagem à data. Entre os dias 11 e 14 e no dia 21 de novembro, serão realizadas diversas ações, envolvendo os alunos do projeto – em sua maiorias jovens negros – e as comunidades, com temáticas voltadas à educação antirracista, representatividade negra e ao racismo ambiental.
Locais como o MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira) e o IPN (Instituto Pretos Novos) — ambos pontos de resistência e cultura negra — serão palcos das atividades gratuitas, também abertas à população.
“Realizar atividades de conscientização sobre o Dia da Consciência Negra é importante, urgente e necessário para promover a reflexão sobre a história, a luta contra o racismo e a valorização da cultura e da identidade negra, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva”, comenta Júlio Camargo, gerente de projetos da ASMB, que completa: “Para esses jovens, que muitas vezes são invisibilizados pela sociedade e não se reconhecem em seus próprios espaços, momentos como este fazem a diferença”.
A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural por meio do ensino da música clássica a crianças, adolescentes e jovens de comunidades ou de áreas de vulnerabilidade social. Mais de 14 mil alunos já foram atendidos pelo projeto em seus 30 anos de história, em diversos locais do Brasil, colhendo resultados positivos, principalmente no que se refere à prevenção e ao combate às drogas e à violência intrafamiliar.
Confira a programação:
11 de novembro: Roda de conversa sobre a importância da educação antirracista – Núcleo de Aprendizado de Rio das Pedras.
12 de novembro: Visitação dos alunos do Núcleo de Aprendizagem da Cidade de Deus no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) e IPN (Instituto Pretos Novos).
13 de novembro: Exposição de cartazes sobre o dia da Consciência Negra e apresentação teatral em homenagem a Zumbi dos Palmares. Logo após a Orquestra Juvenil apresentará um repertório muito especial com músicas de compositores negros – Núcleo de Aprendizado do Complexo do Alemão.
14 de novembro: Palestra e exposição sobre a influência africana no nosso vocabulário – Núcleo de Aprendizado de Manguinhos.
21 de novembro: Palestra sobre racismo ambiental – Núcleo de Aprendizado da Tijuca.
ASMB
A ASMB: Fundada há 30 anos, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural por meio do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em seu histórico, mais de 14 mil alunos já passaram pela instituição, colhendo resultados positivos, principalmente no que se refere à prevenção e ao combate às drogas e à violência intrafamiliar. Atualmente, o projeto atende no total 4.406 alunos em 13 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização. Dos 13 núcleos, 6 encontram-se na cidade do Rio de Janeiro: Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Vila Isabel, Cidade de Deus, Manguinhos, Morro dos Macacos, e agora São Gonçalo na comunidade Jardim Catarina, englobando um total de 20 comunidades atendidas. Além disso, há 1 núcleo em Petrópolis, 4 núcleos em João Pessoa (Paraíba), 1 núcleo em Ji-Paraná (Rondônia) e 1 núcleo, chamado Maestro David Machado, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
SIGA A AÇÃO SOCIAL PELA MÚSICA DO BRASIL:
Instagram: https://www.instagram.com/