“Acervo Aberto – Cerâmica e outros fazeres” na galeria g o z t o

Mateus Mudat - cerâmica prato ravir Foto Vinicius Vaz

A galeria de design g o z t o, no Largo do Boticário, Rio de Janeiro, está realizando a exposição “Acervo Aberto – Cerâmica e outros fazeres” com trabalhos de 27 artistas. Este é o terceiro evento coletivo organizado pelo galerista e jornalista Sergio Zobaran em dois anos da casa aberta ao público. As peças expostas também estão à venda.
 
Cerâmica 
 
Nathan Braga trouxe à galeria quatro de suas peças recém-expostas no Paço Imperial, na excepcional mostra Bassa Danza.
 
No Boticário também há peças, de muitos outros, de Bruna Pegurier, da sua recente exposição ali: “Shunga – futuro do passado”, realizada com sucesso – o tríptico principal de porcelana foi adquirido por um grande colecionador. 
 
Bettina Saboia, estilista e ceramista como Bruna, mergulhou no universo das artes em 2020 durante a pandemia, e mostra peças na g o z t o que representam a natureza. Vale a pena investir nestas suas cerâmicas de formas orgânicas.
 
A coleção Planisfério, de Jefferson Svoboda, com pratos em porcelana criados a partir de mapas achados no lixo da porta de uma escola em Copacabana, vem se unir a seus outros trabalhos em madeiras recicladas, e são esculturas fantásticas em jacarandá, peroba e sucupira. 
 
Fogo, o artista, surge ceramista entre o mundo real e imaginário de sua arte com as obras Tomada, Cão sem Pêlo e Mine Menine.
 
E Mateus Mudat que retrata a comida afetiva no seu trabalho. É só para ver e não para comer, literalmente.
 
Outros fazeres
 
O destaque se dá a uma cadeira de Zanini de Zanine, peça única da série Iorubá, com design personalizado.
 
Tem mais: joias criadas por Ricardo Lion em várias texturas. Blacklights de Mika Chermont, artista e também jornalista, que trouxe a fotografia para sua arte.A série de pequenos móveis chamada Assentamentos do paulista Guilherme Gafi e a arte engajada de plástico reciclado dos Pirilampos do Planeta, com o Narguilamp da série Miçangas do Atlântico que completam a visitação. 
 
Outros artistas
 
Celeste Loyo, Fernando Cozendey, Francisco Iglesias, Iara Figueiredo, Izaura Lima, Jaime Lerner Design, Joaquim Nabuco, Jorge Rodriguez-Aguilar, Julia Marques, Lena Amorim, Mateus Mudat, Patricia Guerreiro, Pedro Merat, Rogério Silva, Roma Drumond, Victor Lioi Studio e Vinícius Vaz
 
g o z t o, a galeria de design do Rio — Fundada há dois anos no Largo do Boticário, junto ao rio Carioca, ocupa o porão de uma casa tombada de 1840 que abrigou o ateliê do artista plástico pernambucano Augusto Rodrigues por mais de 30 anos, no final do século 20. Voltada para o design e em seu encontro com a arte, a g o z t o tem exposições temporárias, e apresenta também em seu acervo aberto, de forma permanente, obras de cerca de 20 artistas — de designers de objetos, móveis e joias autorais a ceramistas, escultores e pintores. 
 
Serviço
 
Exposição:“Acervo Aberto – Cerâmica e outros fazeres”
 
Visitação: Até 10/08/24, de terça à sábado, das 12h às 17h, com a entrada franca, ou com visitas guiadas e agendadas para grupos através do DM no Instagram @gozto__ 
 
Obs.: sugerimos que venha de táxi ou veículos por aplicativo, pois o sítio histórico do Largo do Boticário não tem estacionamento para visitantes
 
Galeria: g o z t o , Beco do Boticário, 1, Cosme Velho, Rio de Janeiro
 
Galerista: Sergio Zobaran
 
Diretor Criativo: João Victor Lioi
 
Mais informações: LV Comunicações

Related posts

Museu do Amanhã apresenta exposição em parceria inédita com Sidarta Ribeiro

Exposição de fotos e exibição de filmes no CCBB marcam formatura de alunos e encerram a última temporada de 2024 do projeto Favela Hope

Pintor e muralista, Cazé participa de obra coletiva inédita no projeto ¡Hola Rio!