Afro Babalakina: comemoração de 20 anos do projeto conta com série de ações formativas no Estado do Rio de Janeiro

Idealizado pela multiartista Aline Valentim, o projeto Afro Babalakina completa 20 anos de estrada com uma série de ações formativas em diversos espaços populares do Estado do Rio de Janeiro, e finaliza a circulação com uma grande aula de dança afro e a Performance Musical Ouvir e Tocar, com os Mestres Pedro Lima e Robertinho Silva, no Jongo da Serrinha, em Madureira, no dia 8 de novembro.

Patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc, o projeto é fomentador de artes de matizes africanas como música e dança, em diálogo com outras linguagens artísticas, o projeto contribui para processos de educação, cidadania e inclusão social.

Com produção da eLabore.Kom, Afro Babalakina se forma como uma rede de colaboração e economia criativa a partir das Artes Afro-Brasileiras e Afro Diaspóricas, centrada nas manifestações das culturas populares e tradicionais. O projeto é um trabalho coletivo construído com relevância e impacto sócio-cultural, realizado em parceria e diálogo com a comunidade, vários grupos e territórios da cidade do Rio de Janeiro.

“O projeto é a celebração do fazer artístico e cultural das mulheres negras e das referências negras nas áreas de dança, música e artes em geral. A dança Afro está em diálogo com os ritmos populares que compõem uma rede de colaboração e articulação entre os profissionais afros cariocas, trazendo Mestres e Mestras relevantes para a história e para preservação da memória do patrimônio imaterial brasileiro”, explica Aline Valentim.

Proporcionando visibilidade e fortalecimento das manifestações culturais Afros em vários territórios, Afro Babalakina chega com uma programação diversa e diversificada, buscando atender a vários públicos, sempre pensando na inclusão social e na igualdade de oportunidades como pilar para um fazer artístico sustentável e inclusivo.

A circulação do projeto inclui quatro encontros em diferentes localidades do Estado: Pequena África, Duque de Caxias, Niterói e o encerramento do ciclo, em Madureira. O projeto realiza ações e atividades culturais, como aulas livres, oficinas, rodas de conversa, diálogos e apresentações artísticas.

Um dos objetivos do projeto é dar garantia à continuidade das múltiplas ações que o Coletivo Afro Babalakina realiza ou já realizou nesses 20 anos de atuação cultural ininterrupta, convidando mestres e mestras que são ícones da cultura popular carioca para fazerem parte desta festa.

Ficha Técnica

  • Idealização e bailarina: Aline Valentim
  • Direção de Produção: Kirce Lima
  • Produtor Executivo: Ruan Peixoto
  • Assistente Administrativo: Jacqueline da Silva
  • Assistente de Produção: Rosane Barbosa
  • Designer: Elisangela Ribeiro
  • Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa
  • Gestão de Mídias: Marcela Cavalcanti
  • Fotógrafa: Natália Anjos
  • Vídeo Maker: Karine Lima
  • Realização: Afrobabalakina
  • Produção: eLabore.Kom
  • Apoio: Fundição Progresso e Jongo da Serrinha

Serviços

Projeto Afro Babalakina – 20 anos
8 de novembro, às 14h, Jongo da Serrinha –  Rua Silas de Oliveira, 101 – Madureira Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Related posts

Rede Windsor Hoteis apoia temporada do espetáculo “JOB” no Rio de Janeiro 

Bastidores do Teatro Riachuelo Rio serão abertos ao público em mais uma edição da visita teatralizada

Festival Humor Contra-Ataca recebe Rodrigo Marques no Qualistage