O tradicional projeto “Sarau Preto – Mombaça e Convidados” comemora seus 10 anos de resistência e preservação da memória e cultura pretas. Na edição especial que acontece no domingo, 17 de dezembro, homenageando o cantor e compositor Gilberto Gil, um grande evento será realizado com música, dança, poesia, rodas de conversa, oficinas e Feira de afro empreendedores.
O Grupo Cultural Afrolaje está entre os convidados, integrando a programação com sua tradicional Roda de Jongo. Coordenado pela cantora, compositora e atriz Flávia Souza e o professor de Capoeira Ivan Karu, o grupo, há 11 anos, desenvolve projetos voltados às manifestações de patrimônio imaterial, ocupação do espaço público e visibilidade das mestras e mestres populares. O grupo lançou, neste ano, seu primeiro Ep e clipe ‘Canto Ancestral’. Por sua relevância social e cultural, foi agraciado pela Prefeitura do Rio com a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carioca.
Flávia Souza
Além do trabalho junto ao Afrolaje, Flávia é uma das pioneiras da Cena Hip Hop RJ, representante da Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop RJ e uma das ativistas da Construção Nacional da Cultura Hip-Hop que articulou junto ao Ministério da Cultura a criação do edital ‘Prêmio ‘Cultura Viva Construção Nacional do Hip Hop 2023’.
Por sua atuação como ‘Tia Natalina’ na cinebiografia de Claudinho e Buchecha – ‘Nosso Sonho’, Flávia foi indicada ao prêmio de Atriz Coadjuvante no Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRFF.
Serviço:
O Que? Roda de Jongo do Grupo Afrolaje no projeto “Sarau Preto – Mombaça e convidados”
Quando: 17 de dezembro, domingo – das 10h às 22h
Onde: MAR – Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro
Quanto: Entrada Franca, com retirada de ingresso pelo Sympla até 17h59. Após às 18h, ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)