AfroReggae realiza Copa AfroGames com finais de eSports e programação cultural no Cantagalo

No Dia Internacional do Gamer, celebrado em 29 de agosto, a favela do Cantagalo, na Zona Sul do Rio, vai se transformar no epicentro da cena gamer nacional. O Grupo Cultural AfroReggae promove a terceira edição da Copa AfroGames, o maior torneio de eSports realizado dentro de uma favela no Brasil. A competição terá finais presenciais das modalidades Free Fire, Valorant, Fortnite e eFootball Mobile, reunindo mais de 150 jovens de comunidades do Rio de Janeiro. O evento é gratuito e deve receber um público superior a mil pessoas na Arena AfroGames.

A Copa AfroGames faz parte do AfroGames, programa criado e desenvolvido pelo AfroReggae para democratizar o acesso ao universo dos jogos eletrônicos e formar jovens periféricos nas áreas de tecnologia, inovação e cultura digital.

Atualmente, o programa está presente em seis unidades de treinamento e atende mais de 500 adolescentes e jovens, por meio de trilhas formativas em eSports, Criação de Games, Design para Games, Trilha Sonora para Games e inglês. Todos os participantes também recebem formação humana e social com temas como comportamento digital, cyberbullying, inclusão, diversidade e consciência socioambiental. Em sua fase atual, o AfroGames conta com o apoio de diferentes parceiros estratégicos, entre eles Guaraná Antarctica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e a IHS Towers Brasil, que também apoiam a realização da Copa. O evento tem ainda o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do programa Cidade Integrada e do Centro de Referência da Juventude (CRJ), vinculado à Secretaria de Estado de Políticas Intergeracionais e Juventude.

A competição é dividida em duas fases: as classificatórias aconteceram ao longo de julho, de forma online, com cerca de 150 jogadores participando de torneios internos nos Centros de Treinamento do AfroGames. Os finalistas agora avançam para a grande decisão, em formato presencial, com confrontos técnicos adaptados às características de cada jogo. As finais seguem a seguinte dinâmica: eFootball Mobile (1×1, melhor de três), Fortnite (duplas, três rodadas, com vitória por maior pontuação acumulada), Free Fire (equipe contra equipe, melhor de três) e Valorant (equipe contra equipe, melhor de um). As disputas serão acompanhadas por apresentadores e influenciadores, em um ambiente de torcida vibrante, reconhecimento e visibilidade para os talentos das favelas.

Ao oferecer estrutura profissional, visibilidade e premiação em dinheiro, a Copa AfroGames afirma um novo modelo de entretenimento inclusivo, que conecta juventudes periféricas aos circuitos de valorização e oportunidade. Em um setor ainda marcado pela exclusão, onde os grandes torneios e premiações permanecem inacessíveis para a maioria dos jovens de áreas periféricas, a Copa cria um espaço legítimo de participação, projeção e pertencimento.

A abertura será apresentada por BlackWill e Kakarota, dois dos nomes mais relevantes da cena gamer nacional, e o evento também contará com expressões artísticas de jovens das comunidades e o painel “Dia do Gamer é na Favela”, com grandes nomes do mercado de games como Leandro Valentim, Fundador e CEO da Player1 Gaming Group; Isabelle Carvalho, Líder de projetos e parcerias do Grupo V3A; Renato Oliveira, Coordenador de treinamento na Logitech; e Karla Soares, Diretora Social do AfroReggae, além de autoridades governamentais.

“As classes C e D representam a maior parte do consumo de games no Brasil, mas continuam fora dos grandes torneios, premiações e espaços de visibilidade. A Copa AfroGames mostra que é possível reverter essa lógica: um campeonato com estrutura, formação e reconhecimento para jovens de áreas periféricas, dentro de um modelo que une inclusão, acesso e transformação. O papel da instituição é justamente esse — criar caminhos para que o mercado se torne mais diverso, mais justo e verdadeiramente representativo”, afirma Danilo Costa, Diretor Executivo do AfroReggae.

A edição de 2025 consolida a Copa AfroGames como referência entre os grandes eventos de cultura digital no país, ampliando o alcance do AfroReggae e atraindo a atenção de empresas, veículos de mídia, instituições públicas e iniciativas ligadas a ESG, diversidade, inovação e juventude. Ao integrar formação, competição e experiência cultural dentro de uma favela, a Copa reafirma o protagonismo periférico e posiciona o AfroGames como um dos programas mais relevantes do Brasil na convergência entre games, impacto social e criatividade.

Serviço
29 de agosto de 2025 (sexta-feira), a partir das 15h
Arena AfroGames
Rua Alberto de Campos, 12, Morro do Cantagalo – Rio de Janeiro

Related posts

“Flutuando” transforma crise climática em poesia cênica no Sesc Tijuca

Gilberto Gil anuncia datas de sua última turnê, Tempo Rei

Banda Yahoo estreia turnê ‘Yahoo Novelas’ no Rio de Janeiro