Três grandes referências em suas áreas estrelam a programação de outubro do Futuro Presente 2023, um ciclo de palestras, bate-papos, oficinas e pocket shows que apontam para o futuro e abordam temas contemporâneos. Ailton Krenak, um dos maiores escritores contemporâneos; Rodrigo França, diretor de cinema e teatro, ator e roteirista; e Luthuly Ayodele, recém indicado ao Grammy Latino, estão entre as atrações do projeto que vai até novembro e acontece no Espaço Conceito Banco do Brasil Rio de Janeiro. No térreo do CCBB RJ, é um lugar diferenciado que combina atendimento bancário com ambientes de interação, informação e programação empreendedora. Neste terceiro mês, serão duas palestras, sete oficinas e um pocket show. Os eventos são sempre gratuitos, com ingressos distribuídos 1h antes e o Futuro Presente é patrocinado pelo Banco do Brasil.
Com apresentação dos comunicadores Pâmela Carvalho e Samuel Souza, as palestras/bate-papos trazem convidados que são referências em suas áreas e vão tratar de temas inspiradores e atuais, duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras.
No dia 11, será a vez de Ailton Krenak abrir esta parte da programação, iniciando a comemoração dos 215 anos do Banco do Brasil. Considerado um dos maiores nomes de liderança no movimento indígena, o ambientalista, jornalista, escritor da etnia Krenak, filósofo e poeta abordará como a chegada da globalização nos intima a pensar no futuro do planeta, com o tema “Quanto futuro temos pela frente?!”.
Já no dia 18, o cineasta, articulador cultural, ator, diretor de teatro e cinema, dramaturgo, filósofo, escritor e artista plástico, Rodrigo França, falará sobre “A diversidade como escolha inteligente”. Ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil, Rodrigo, mostrará a importância da diversidade, abordando os caminhos da pluralidade nas relações interpessoais, conceitos sobre racismo estrutural e institucionalizado.
Os pocket shows buscam destacar artistas da nova cena musical brasileira e acontecem sempre no final do mês. No dia 27 de outubro, é a vez de Luthuly Ayodele agitar o público no Espaço Conceito Banco do Brasil, comemorando 3 anos de existência do local. O cantor, compositor e músico, nascido e criado na favela da Rocinha, acaba de ser indicado ao Grammy Latino 2023, a Melhor Vídeo Musical Versão Curta por “Fixação”. O artista traz toda a força de sua ancestralidade em seu nome, de origem zulu e yorubá. De família ligada à cena cultural, se entendeu como músico aos dez anos de idade. Dono de uma voz doce e potente, é apaixonado por instrumentos, como teclado, violão e bateria, e percussão. O artista já fez parte da banda Sinara, ao lado de Magno Brito e Francisco Gil, João Gil e José Gil, descendentes do ícone da MPB Gilberto Gil.
Sempre aos sábados, o Lab Maker é um espaço de oficinas que visa estimular a formação e experimentação de tecnologias para desenvolver ideias e projetos. Voltadas para pessoas de todas as idades e que queiram desenvolver suas competências no mundo da tecnologia, as oficinas abordam temas diversos para o público a partir de 4 anos. No dia 07, a dupla João Azevedo e Pedro Azevedo, ensinam sobre laser criativo: descubra a arte do corte à laser. No dia14, Alexander de Oliveira Parreira, Bernardo Wall e Natália Henriques de Pinho ensinam robótica maker e criação de games em Scratch. Já no dia 21, é a vez de Velez ensinar sobre Realidade virtual: exploradores do espaço virtual e artista do meu próprio universo. Fechando o mês de outubro, João Azevedo e Pedro Azevedo ensinam modelagem e impressão 3-D.
“O Espaço Conceito Banco do Brasil RJ é um projeto de experiência da marca BB, em que clientes e não clientes podem vivenciar um novo modelo de atendimento. O ambiente facilita o fluxo entre programação cultural, empreendedora e serviço bancário. O Espaço Conceito é um local moderno com atividades que atraem todos os públicos. Pockets shows, oficinas de tecnologia e as palestras são um sucesso na programação. Os encontros são marcados por convidados renomados em suas áreas, apresentando diversidade curatorial na escolha. O projeto Futuro Presente está em sua segunda edição no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ e oferece às pessoas as oportunidades de expandir conhecimento e também se divertir”, relata Sueli Voltarelli, Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
“Nossa curadoria se voltou muito para aqueles que estão pensando a ancestralidade brasileira como fonte de inspiração e sabedorias para a construção do futuro. Reunimos artistas, pensadores, produtores de cultura, empresários que enxergam nos grupos minoritários uma potência que está fazendo a diferença ao pensarmos o Brasil”, afirma Lia Vissotto, da Cinnamon, produtora por trás do projeto junto com a Phi, comandada por Julia Borges Araña. “Tivemos um retorno muito bacana do público sobre as oficinas do primeiro ciclo, em 2022, e por isso seguimos nos inspirando na filosofia da cultura maker ‘Faça Você Mesmo’, criando um espaço catalisador de experiências e práticas digitais”, finaliza Julia.
A entrada para toda a programação do projeto é gratuita e é necessário garantir os ingressos no site do bb.com.br/espacoconceito ou na bilheteria física do CCBB RJ. Senhas 1 hora antes de cada atividade.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO COMPLETA – Outubro 2023
Futuro Presente 2º Ciclo
Espaço Conceito Banco do Brasil
Endereço:
Travessa Tocantins, 1 – Centro – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20.010-040
Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias: Quarta a segunda: das 9h às 20h
Terça: 9h às 17h
Mais informações em bb.com.br/espacoconceito
Centro Cultural Banco do Brasil RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Térreo
Centro, Rio de Janeiro – RJ
07/10 – 11h, 12h30, 15h, 16h30
Laser criativo: descubra a arte do corte a laser (a partir de 5 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo
11/10 – 19h
Palestra Quanto futuro temos pela frente?!, com Ailton Krenak
Mediação: Pamela Carvalho
14/10 – 11h, 12h30, 15h, 16h30
Oficina Robótica maker e criação de games em Scratch (a partir de 6 anos), com Alexander de Oliveira Parreira, Bernardo Wall e Natália Henriques de Pinho
18/10 – 18h
Palestra “A diversidade como escolha inteligente”, com Rodrigo França
Mediação: Samuel Souza
21/10 – 11h e 15h
Oficina Realidade virtual: Exploradores do espaço virtual (a partir de 11 anos), com Velez
12h30 e 16h30
Oficina Realidade virtual: Artista do meu próprio universo (a partir de 11 anos), com Velez
27/10 – 18h
Show de Luthuly Ayodele
28/10 – 11h, 12h30, 15h, 16h30
Oficina Modelagem e impressão 3-D (a partir de 4 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo
ESPAÇO CONCEITO BANCO DO BRASIL
O Espaço Conceito Banco do Brasil está situado no CCBB Rio de Janeiro e reúne inovação com a tradição da instituição bancária mais antiga do país. O local, que completa 3 anos em outubro de 2023, é um modelo único de agência que integra ambientes de interação, informação e bem-estar. Uma área de evolução e expansão, onde toda ideia ou sonho pode se tornar ainda maior. Um espaço contemporâneo com toda a experiência do Banco do Brasil para maximizar as conquistas de todos os visitantes. Sua programação é composta por atividades múltiplas, baseadas nos pilares Inspiração, Empreender, Conquistas e Tecnologia. O Espaço Conceito Banco do Brasil conta com diversos ambientes aconchegantes e inspiradores para trabalhar, gerar ideias e até tomar um café, com área de Coworking de acesso livre, Salas de Reuniões (exclusivas para clientes BB) e a tradicional Confeitaria Colombo.
No canal do YouTube do BB ficam disponíveis diversos dos eventos já realizados no Espaço Conceito Banco do Brasil Rio de Janeiro em seus 3 anos de funcionamento.
BIOGRAFIAS – OUTUBRO
Ailton Krenak é considerado um dos maiores nomes de liderança no movimento indígena. Jornalista, escritor da etnia Krenak, ambientalista, filósofo e poeta, nasceu em 1953, é professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2022, tornou-se doutor honoris causa pela Universidade Federal de Brasília (UNB). É autor dos livros Ideias para adiar o fim do mundo (2019). Vida não é útil (2021) e Futuro ancestral (2022), todos pela Cia. das Letras.
Alexander de Oliveira Parreira é formado em engenharia da computação. É um instrutor apaixonado por programação com foco em jogos, aplicativos e robótica. Com cinco anos de experiência como instrutor, tem prazer em ensinar e orientar estudantes interessados em explorar o mundo da programação. Atuou como coordenador da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) com talentosos estudantes, conquistando excelentes resultados, incluindo uma medalha de ouro, três de prata e oito de bronze nas competições.
Bernardo Wall cursou design na PUC-Rio e game design na Vancouver Film School. Agora, passa o que aprendeu como professor, dando aulas e oficinas de game design, programação, robótica, ilustração e modelagem 3-D, todas voltadas para crianças e adolescentes.
João Azevedo é carioca, vascaíno e designer graduado pela UFRJ. Mestre e doutor em design pela PUC-Rio. É sócio fundador da Maré, empresa especializada em upcycling de materiais que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital. É também professor e coordenador administrativo do BioDesign Lab (DASA e PUC-Rio), onde se desenvolvem pesquisas nas áreas de design e medicina envolvendo realidade virtual, realidade aumentada, manufatura aditiva e bioimpressão 3-D de tecidos vivos.
Rodrigo França é cineasta, articulador cultural, ator, diretor de teatro e cinema, dramaturgo, filósofo, escritor e artista plástico. Em 2022, lançou seu longa-metragem Barba, cabelo e bigode, pela Netflix, sendo o primeiro diretor negro de streaming no Brasil, com conteúdo original, obtendo o TOP 6 Global. Filósofo político e jurídico, atuando como pesquisador, consultor e professor de direitos humanos fundamentais, é ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil. Ganhou o Prêmio Shell de Teatro 2019, na categoria Inovação, pelo Coletivo Segunda Black, do qual é cocriador e curador (iniciativa também contemplada com o 18º Prêmio Questão de Crítica). Começou sua carreira de ator no teatro e cinema em 1992, tendo trabalhado em 42 espetáculos como ator e em oito como diretor. Escreveu sete espetáculos teatrais, entre eles, O pequeno príncipe preto, Capiroto e Inimigo oculto. Entre os espetáculos que dirigiu, estão Oboró –- Masculinidades negras, O amor como revolução e Enlaçador de mundos. É autor do best-seller O pequeno príncipe preto e também de Confinamentos & afins e Pretagonismos.
Luthuly
Cantor, compositor e músico, o carioca Luthuly Ayodele traz toda a força de sua ancestralidade em seu nome, de origem zulu e yorubá. Nascido e criado na favela da Rocinha, Luthuly vem de uma família ligada à cena cultural e se entendeu como músico aos dez anos de idade. Dono de uma voz doce e potente, é apaixonado por instrumentos, como teclado, violão e bateria, e percussão. O artista já fez parte da banda Sinara, ao lado de Magno Brito e Francisco Gil, João Gil e José Gil, descendentes do ícone da MPB Gilberto Gil.
Natália Henriques de Pinho é graduanda de engenharia da computação pela PUC-RJ, possui quatro anos de experiência em ministrar aulas e oficinas de robótica maker e projetos de games para crianças e adolescentes, em escolas bilíngues, e teve ativa participação nas oficinas Lab Maker realizadas em 2022 no CCBB.
Pâmela Carvalho é comunicadora, historiadora, educadora e pesquisadora ativista das relações raciais, de gênero e dos direitos de populações de favelas. É mestre em educação pela UFRJ e possui MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social. É coordenadora do eixo “Arte, cultura, memórias e identidades” na Redes da Maré e editora na revista Amarello e na Fast Company. É fundadora do Quilombo Etu, coletivo que trabalha a cultura popular a partir de uma perspectiva de educação antirracista.
Pedro Azevedo é carioca, botafoguense, surfista e faixa preta de jiu-jitsu. Cursou geografia na PUC-Rio, onde trabalhava em pesquisas de ecologia. Empreendedor desde novo, por anos trabalhou com moda. Desde 2017, tornou-se sócio da Maré, empresa especializada em upcycling de materiais que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital.
Rafael Velez é um artista autodidata especializado em transformar ideias do mundo digital em objetos físicos por meio da técnica de impressão 3-D, explorando a Arte Phygital. Sempre conectado com tecnologias inovadoras, utiliza a inteligência artificial como um suporte em seu processo criativo, incorporando as novas tecnologias para potencializar o impacto de suas criações.