Luthuly Ayodele

Ailton Krenak, Rodrigo França e Luthuly Ayodele se destacam na programação de outubro no Futuro Presente 2023, comemorando o aniversário do BB e do Espaço Conceito Banco do Brasil

por Redação

Três grandes referências em suas áreas estrelam a programação de outubro do Futuro Presente 2023, um ciclo de palestras, bate-papos, oficinas e pocket shows que apontam para o futuro e abordam temas contemporâneos. Ailton Krenak, um dos maiores escritores contemporâneos; Rodrigo França, diretor de cinema e teatro, ator e roteirista; e Luthuly Ayodele, recém indicado ao Grammy Latino, estão entre as atrações do projeto que vai até novembro e acontece no Espaço Conceito Banco do Brasil Rio de Janeiro. No térreo do CCBB RJ, é um lugar diferenciado que combina atendimento bancário com ambientes de interação, informação e programação empreendedora. Neste terceiro mês, serão duas palestras, sete oficinas e um pocket show. Os eventos são sempre gratuitos, com ingressos distribuídos 1h antes e o Futuro Presente é patrocinado pelo Banco do Brasil.

Com apresentação dos comunicadores Pâmela Carvalho e Samuel Souza, as palestras/bate-papos trazem convidados que são referências em suas áreas e vão tratar de temas inspiradores e atuais, duas vezes por mês, sempre às quartas-feiras.

No dia 11, será a vez de Ailton Krenak abrir esta parte da programação, iniciando a comemoração dos 215 anos do Banco do Brasil. Considerado um dos maiores nomes de liderança no movimento indígena, o ambientalista, jornalista, escritor da etnia Krenak, filósofo e poeta abordará como a chegada da globalização nos intima a pensar no futuro do planeta, com o tema “Quanto futuro temos pela frente?!”.

Já no dia 18, o cineasta, articulador cultural, ator, diretor de teatro e cinema, dramaturgo, filósofo, escritor e artista plástico, Rodrigo França, falará sobre “A diversidade como escolha inteligente”.  Ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil, Rodrigo, mostrará a importância da diversidade, abordando os caminhos da pluralidade nas relações interpessoais, conceitos sobre racismo estrutural e institucionalizado.

Os pocket shows buscam destacar artistas da nova cena musical brasileira e acontecem sempre no final do mês. No dia 27 de outubro, é a vez de Luthuly Ayodele agitar o público no Espaço Conceito Banco do Brasil, comemorando 3 anos de existência do local. O cantor, compositor e músico, nascido e criado na favela da Rocinha, acaba de ser indicado ao Grammy Latino 2023, a Melhor Vídeo Musical Versão Curta por “Fixação”. O artista traz toda a força de sua ancestralidade em seu nome, de origem zulu e yorubá. De família ligada à cena cultural, se entendeu como músico aos dez anos de idade. Dono de uma voz doce e potente, é apaixonado por instrumentos, como teclado, violão e bateria, e percussão. O artista já fez parte da banda Sinara, ao lado de Magno Brito e Francisco Gil, João Gil e José Gil, descendentes do ícone da MPB Gilberto Gil.

Sempre aos sábados, o Lab Maker é um espaço de oficinas que visa estimular a formação e experimentação de tecnologias para desenvolver ideias e projetos. Voltadas para pessoas de todas as idades e que queiram desenvolver suas competências no mundo da tecnologia, as oficinas abordam temas diversos para o público a partir de 4 anos. No dia 07, a dupla João Azevedo e Pedro Azevedo, ensinam sobre laser criativo: descubra a arte do corte à laser. No dia14, Alexander de Oliveira Parreira, Bernardo Wall e Natália Henriques de Pinho ensinam robótica maker e criação de games em Scratch. Já no dia 21, é a vez de Velez ensinar sobre Realidade virtual: exploradores do espaço virtual e artista do meu próprio universo.  Fechando o mês de outubro, João Azevedo e Pedro Azevedo ensinam modelagem e impressão 3-D.

“O Espaço Conceito Banco do Brasil RJ é um projeto de experiência da marca BB, em que clientes e não clientes podem vivenciar um novo modelo de atendimento. O ambiente facilita o fluxo entre programação cultural, empreendedora e serviço bancário. O Espaço Conceito é um local moderno com atividades que atraem todos os públicos. Pockets shows, oficinas de tecnologia e as palestras são um sucesso na programação.  Os encontros são marcados por convidados renomados em suas áreas, apresentando diversidade curatorial na escolha. O projeto Futuro Presente está em sua segunda edição no Espaço Conceito Banco do Brasil RJ e oferece às pessoas as oportunidades de expandir conhecimento e também se divertir”, relata Sueli Voltarelli, Gerente Geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

“Nossa curadoria se voltou muito para aqueles que estão pensando a ancestralidade brasileira como fonte de inspiração e sabedorias para a construção do futuro. Reunimos artistas, pensadores, produtores de cultura, empresários que enxergam nos grupos minoritários uma potência que está fazendo a diferença ao pensarmos o Brasil”, afirma Lia Vissotto, da Cinnamon, produtora por trás do projeto junto com a Phi, comandada por Julia Borges Araña. “Tivemos um retorno muito bacana do público sobre as oficinas do primeiro ciclo, em 2022, e por isso seguimos nos inspirando na filosofia da cultura maker ‘Faça Você Mesmo’, criando um espaço catalisador de experiências e práticas digitais”, finaliza Julia.

A entrada para toda a programação do projeto é gratuita e é necessário garantir os ingressos no site do bb.com.br/espacoconceito ou na bilheteria física do CCBB RJ. Senhas 1 hora antes de cada atividade.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO COMPLETA – Outubro 2023

Futuro Presente 2º Ciclo

Espaço Conceito Banco do Brasil

Endereço:

Travessa Tocantins, 1 – Centro – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20.010-040

Horário de funcionamento:

Aberto todos os dias: Quarta a segunda: das 9h às 20h

Terça: 9h às 17h

Mais informações em bb.com.br/espacoconceito

Centro Cultural Banco do Brasil RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Térreo
Centro, Rio de Janeiro – RJ

07/10 – 11h, 12h30, 15h, 16h30

Laser criativo: descubra a arte do corte a laser (a partir de 5 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo

11/10 – 19h

Palestra Quanto futuro temos pela frente?!, com Ailton Krenak

Mediação:  Pamela Carvalho

14/10 – 11h, 12h30, 15h, 16h30

Oficina Robótica maker e criação de games em Scratch (a partir de 6 anos), com Alexander de Oliveira Parreira, Bernardo Wall e Natália Henriques de Pinho

18/10 – 18h

Palestra “A diversidade como escolha inteligente”, com Rodrigo França

Mediação: Samuel Souza

21/10 – 11h e 15h

Oficina Realidade virtual: Exploradores do espaço virtual (a partir de 11 anos), com Velez

12h30 e 16h30

Oficina Realidade virtual: Artista do meu próprio universo (a partir de 11 anos), com Velez

27/10 – 18h

Show de Luthuly Ayodele

28/10 – 11h, 12h30, 15h, 16h30 

Oficina Modelagem e impressão 3-D (a partir de 4 anos), com João Azevedo e Pedro Azevedo

ESPAÇO CONCEITO BANCO DO BRASIL

O Espaço Conceito Banco do Brasil está situado no CCBB Rio de Janeiro e reúne inovação com a tradição da instituição bancária mais antiga do país. O local, que completa 3 anos em outubro de 2023, é um modelo único de agência que integra ambientes de interação, informação e bem-estar. Uma área de evolução e expansão, onde toda ideia ou sonho pode se tornar ainda maior. Um espaço contemporâneo com toda a experiência do Banco do Brasil para maximizar as conquistas de todos os visitantes. Sua programação é composta por atividades múltiplas, baseadas nos pilares Inspiração, Empreender, Conquistas e Tecnologia. O Espaço Conceito Banco do Brasil conta com diversos ambientes aconchegantes e inspiradores para trabalhar, gerar ideias e até tomar um café, com área de Coworking de acesso livre, Salas de Reuniões (exclusivas para clientes BB) e a tradicional Confeitaria Colombo.

No canal do YouTube do BB ficam disponíveis diversos dos eventos já realizados no Espaço Conceito Banco do Brasil Rio de Janeiro em seus 3 anos de funcionamento.

BIOGRAFIAS – OUTUBRO

Ailton Krenak é considerado um dos maiores nomes de liderança no movimento indígena. Jornalista, escritor da etnia Krenak, ambientalista, filósofo e poeta, nasceu em 1953, é professor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2022, tornou-se doutor honoris causa pela Universidade Federal de Brasília (UNB). É autor dos livros Ideias para adiar o fim do mundo (2019). Vida não é útil  (2021) e Futuro ancestral (2022), todos pela Cia. das Letras.

Alexander de Oliveira Parreira é formado em engenharia da computação. É um instrutor apaixonado por programação com foco em jogos, aplicativos e robótica. Com cinco anos de experiência como instrutor, tem prazer em ensinar e orientar estudantes interessados em explorar o mundo da programação. Atuou como coordenador da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) com talentosos estudantes, conquistando excelentes resultados, incluindo uma medalha de ouro, três de prata e oito de bronze nas competições.

Bernardo Wall cursou design na PUC-Rio e game design na Vancouver Film School. Agora, passa o que aprendeu como professor, dando aulas e oficinas de game design, programação, robótica, ilustração e modelagem 3-D, todas voltadas para crianças e adolescentes.

João Azevedo é carioca, vascaíno e designer graduado pela UFRJ. Mestre e doutor em design pela PUC-Rio. É sócio fundador da Maré, empresa especializada em upcycling de materiais que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital. É também professor e coordenador administrativo do BioDesign Lab (DASA e PUC-Rio), onde se desenvolvem pesquisas nas áreas de design e medicina envolvendo realidade virtual, realidade aumentada, manufatura aditiva e bioimpressão 3-D de tecidos vivos.

Rodrigo França é cineasta, articulador cultural, ator, diretor de teatro e cinema, dramaturgo, filósofo, escritor e artista plástico. Em 2022, lançou seu longa-metragem Barba, cabelo e bigode, pela Netflix, sendo o primeiro diretor negro de streaming no Brasil, com conteúdo original, obtendo o TOP 6 Global. Filósofo político e jurídico, atuando como pesquisador, consultor e professor de direitos humanos fundamentais, é ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil. Ganhou o Prêmio Shell de Teatro 2019, na categoria Inovação, pelo Coletivo Segunda Black, do qual é cocriador e curador (iniciativa também contemplada com o 18º Prêmio Questão de Crítica). Começou sua carreira de ator no teatro e cinema em 1992, tendo trabalhado em 42 espetáculos como ator e em oito como diretor. Escreveu sete espetáculos teatrais, entre eles, O pequeno príncipe pretoCapiroto e Inimigo oculto. Entre os espetáculos que dirigiu, estão Oboró –- Masculinidades negrasO amor como revolução e Enlaçador de mundos. É autor do best-seller O pequeno príncipe preto e também de Confinamentos & afins Pretagonismos.

Luthuly 

Cantor, compositor e músico, o carioca Luthuly Ayodele traz toda a força de sua ancestralidade em seu nome, de origem zulu e yorubá. Nascido e criado na favela da Rocinha, Luthuly vem de uma família ligada à cena cultural e se entendeu como músico aos dez anos de idade. Dono de uma voz doce e potente, é apaixonado por instrumentos, como teclado, violão e bateria, e percussão. O artista já fez parte da banda Sinara, ao lado de Magno Brito e Francisco Gil, João Gil e José Gil, descendentes do ícone da MPB Gilberto Gil.

Natália Henriques de Pinho é graduanda de engenharia da computação pela PUC-RJ, possui quatro anos de experiência em ministrar aulas e oficinas de robótica maker e projetos de games para crianças e adolescentes, em escolas bilíngues, e teve ativa participação nas oficinas Lab Maker realizadas em 2022 no CCBB.

Pâmela Carvalho é comunicadora, historiadora, educadora e pesquisadora ativista das relações raciais, de gênero e dos direitos de populações de favelas. É mestre em educação pela UFRJ e possui MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social. É coordenadora do eixo “Arte, cultura, memórias e identidades” na Redes da Maré e editora na revista Amarello e na Fast Company. É fundadora do Quilombo Etu, coletivo que trabalha a cultura popular a partir de uma perspectiva de educação antirracista.

Pedro Azevedo é carioca, botafoguense, surfista e faixa preta de jiu-jitsu. Cursou geografia na PUC-Rio, onde trabalhava em pesquisas de ecologia. Empreendedor desde novo, por anos trabalhou com moda. Desde 2017, tornou-se sócio da Maré, empresa especializada em upcycling de materiais que produz relógios, óculos e acessórios por meio da fabricação digital.

Rafael Velez é um artista autodidata especializado em transformar ideias do mundo digital em objetos físicos por meio da técnica de impressão 3-D, explorando a Arte Phygital. Sempre conectado com tecnologias inovadoras, utiliza a inteligência artificial como um suporte em seu processo criativo, incorporando as novas tecnologias para potencializar o impacto de suas criações.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via