Álbum “Quantum” da pianista Yuko Mabuchi combina bossa nova, pop e soul com influência do jazz

Disco tem "Garota de Ipanema” com toque de gênero e “Batucada surgiu” de Marcos Valle

por Redação
Yuko Mabuchi - Quantum 1

Como criar algo novo a partir de uma das músicas mais populares já escritas? No topo do ranking de música brasileira mais gravada no Brasil e no mundo, em diversos idiomas, a canção clássica da bossa nova “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, ganha um toque de gênero com a versão “The Boy from Ipanema”, no álbum “Quantum” da pianista de jazz japonesa Yuko Mabuchi, gravado pela Vista Records, de Los Angeles, que já está rodando nas principais plataformas de streamings.

“ ‘Garota de Ipanema’ foi uma das primeiras músicas a chamar minha atenção quando criança. E eu achava a música mais linda que eu já tinha ouvido. Foi uma das primeiras músicas que aprendi quando comecei a estudar jazz. O maior desafio, ao regravar uma composição clássica, é criar uma apresentação diferente sem perder a intenção da música. Tem que ser diferente, mas não perder a alma nem a beleza que se pretendeu”, disse Yuko.

A musicista explicou que no seu novo arranjo rearmonizou e reorganizou algumas seções. “Mas, tentei me manter fiel ao sentimento original que Jobim pretendia. Sempre me perguntei se poderia acrescentar algo a ‘Garota de Ipanema’ sem perder a essência desta obra-prima. Espero ter feito isso”, declarou. Outro destaque brasileiro do álbum é o samba-jazz “Batucada surgiu”, de Marcos Valle, gênero musical constante no repertório de Yuko.

Em “Quantum”, Yuko com seu estilo único e autêntico combina elementos do clássico, da música latina, pop e soul, sempre infundindo seu trabalho com seu toque característico de jazz. O álbum traz um repertório com oito faixas: “Batucada”, “Ikumi’s Lullaby”, “Little Mo’”, “The Lion and the Lamb”, “The Boy from Ipanema”, “Sky with no tears”, “Tribute to my Homeland” e “Evolution of the One”.

O álbum “Quantum” reúne composições temáticas da pianista, incorporando harmonias sofisticadas neste novo e emocionante projeto,que Yuko compartilha com uma equipe excepcional, incluindo o produtor Billy Mitchell, o arranjador John Beasley e alguns dos melhores músicos de estúdio da cena.

 Do clássico ao samba

Yuko Mabuchi é uma pianista e compositora nascida no Japão, cuja mistura dinâmica de jazz, música clássica, R&B, blues,  bossa nova e samba-jazz cativa públicos em todo o mundo. Começou a tocar piano clássico aos quatro anos de idade em sua cidade natal, Fukui, e mais tarde se interessou por gêneros americanos, encontrando sua voz no jazz. Em 2016, mudou-se para Los Angeles, onde seu talento rapidamente ganhou reconhecimento, destacando-se em grandes festivais de jazz de Richmond, Atlanta e Monterey.

“QUANTUM”

Produzido por Billy Mitchell

Arranjado por Yuko Mabuchi

John Beasley/Arranjos de cordas (Faixas 1 e 3)

Maestro Melvin Lightford/Arranjos de cordas (Faixas 2, 4, 5 e 6)

Bill Meyers/Arranjos de cordas (Faixa 7)

Zack Reaves/Arranjos de cordas (8)

Link para o álbum nas plataformas: https://yukomabuchi.hearnow.com/quantum

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend