Aleitamento: Exposição-manifesto de Adriana Granado

Artista gaúcha em primeira mostra inédita no Rio de Janeiro

por Redação

A artista visual gaúcha Adriana Granado estreia com sua arte no Rio na exposição ‘Aleitamento’, em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal, de 28 de janeiro a 17 de março, das 11h às 19h. Na Galeria Cela do espaço, localizado na Avenida Rio Branco, coração do centro da cidade, Adriana reflete sobre maternidade e aleitamento através de uma abordagem crítica e provocadora, praticamente um manifesto sobre como diluir e desromantizar as construções visuais acerca dos dois temas.

A maternidade ocupa um lugar central na obra. Apesar de ser um tema imenso e inesgotável, a História da Arte vinculou a maternidade especialmente a uma figura específica: a Virgem Maria. A nudez feminina ganhou nesta História um campo de tematizações mais vasto, que vão de figuras mitológicas a mulheres de etnias consideradas exóticas. Seja espiritualizada e divinizada ou hiperssexualizada, a figuração das mulheres manteve-as aprisionadas.

‘Na exposição, a maternidade e a amamentação tomam a forma de um ato crítico e provocador. O derramamento de leite se converte em arma de combate’, avalia a artista.

Adriana Granado

A mostra:

No ambiente criado, um vídeo central é exibido, onde a artista se encontra presente. Sua disposição corporal e vestimenta parecem identificá-la como musa ou modelo, como tema, ao invés de figura criadora. A ação a seguir descontrói essa expectativa. O vídeo acontece em duas cenas, em looping, com um movimento semelhante em cada uma. O gesto é de amamentação; nos braços, em vez de um bebê, vemos os livros Arte contemporânea – uma história concisa, de Michael Archer e A história da arte, de E. H. Gombrich.

Os livros recebem jatos de leite da artista. Os livros, os autores, os artistas – homens, brancos, eurodescendentes – que compõem quase exclusivamente os manuais de História da arte, esta História, com H maiúsculo, que esmaga a pluralidade de narrativas. Além do vídeo, são apresentadas cinco fotografias em que se vê outros livros de história da arte ‘manchados’ de leite.

Serviço: Aleitamento – Adriana Granado
De 28 de Janeiro a 17 de março
Centro Cultural Justiça Federal – Galeria da Cela
Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via