Formada na década de 1980 por Alexandre Dacosta e Ricardo Basbaum, a Dupla Especializada volta a expor junta depois de 38 anos. Com texto da professora, curadora e crítica de arte Fernanda Pequeno, a mostra Des_Dupla Especializada reunirá cerca de 20 trabalhos dos artistas, entre inéditos e já conhecidos do público, a partir de 12 de setembro, na Real Galeria de Arte Contemporânea, em Copacabana.
Alexandre Dacosta vai expor 15 placas com dimensões variadas da série “Placas de aviso”, produzida pelo artista desde 2016. Os poemas visuais mesclam humor, ironia, e crítica social. “São objetos em forma de tabuleta criados com o mesmo design habitual de avisos internos de empresas e sinalização de estradas, por exemplo. São afixados em lugares públicos, confundindo-se com outros avisos e criando um ‘curto-circuito’ de informações”, explica o artista.
Por meio da junção de palavras e imagens, Ricardo Basbaum mostra um diagrama inédito de grandes dimensões (3,20 por 10m), aplicado à parede, feito com vinil sobre um grande painel monocromático. “Utilizo os diagramas como ferramentas conectivas. A partir deles, podem ser desenvolvidas ações sonoras, coreográficas ou textuais, funcionando como plataformas de expansão e cartografia, conectando o campo da arte com camadas do pensamento afetivo, social e político”, conta Basbaum.
Juntos os artistas apresentam a placa Des_Dupla, inédita, produzida em 2023, que é a capa do catálogo e a filipeta-manifesto de 1984, agora ampliada como lambe-lambe. O público também poderá conferir algumas obras históricas e a trajetória da Dupla Especializada, por meio de um QR Code disponível na mostra.
A Dupla Especializada teve intensa atuação nos anos 80. Os artistas trazem para suas ações e performances as questões mais importantes daquele período, como as relações da arte contemporânea com o campo da mídia e da comunicação e a utilização das práticas artísticas multimídia (performance, vídeo, intervenções, música, cinema, teatro, texto), na contramão da ‘volta à pintura’ da geração 80.
“Desde 1981 a parceria entre os dois nunca foi interrompida. A Dupla funciona como um elo, um grande elemento que une Alexandre Dacosta e Ricardo Basbaum em um laboratório de experimentação comum. Entre caminhos e descaminhos, os artistas especializaram-se em intervir criticamente no, por vezes tão cerimonioso, sistema artístico, sem perder o humor”, escreve Fernanda Pequeno em seu texto curatorial.
No dia 15 de setembro, às 17h, haverá um bate-papo sobre a exposição, na galeria, com Fernanda Pequeno, Alexandre Dacosta e Ricardo Basbaum.
Os artistas
Dupla Especializada – Iniciou suas atividades em 1981, tendo como principal projeto “Intervir em meios de comunicação de massa”. Dentro do contexto de abertura política da primeira metade dos anos 1980, a Dupla Especializada buscou construir caminhos alternativos de trabalho frente à clausura do circuito de artes daquele momento. Entre as principais atividades da Dupla estão cartazes, pinturas a quatro mãos, textos, manifestos, fotografias, vídeos e performances.
Procurando sempre manifestar posições independentes e críticas frente ao fenômeno da Geração 80, a dupla desenvolveu trabalhos em torno da “ideologia do sucesso” e da “volta à pintura”. A Dupla Especializada apresentou-se tanto em galerias de arte (Galeria Contemporânea, Galeria do IBEU) como em espaços culturais e nas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1987, gravou uma série de canções, de sua própria autoria, acerca do contexto da arte local, dentro do projeto “Reflexões Musicais”, contando com a participação de diversos músicos e artistas. As canções incluíam, entre outras, “Impresso”, “Dupla Especializada”, “Geração 80”, “Hino ao Dia Nacional do Artista-Plástico”. Em 1987, participa das atividades do grupo A Moreninha, compondo a música-tema “Fim de Milênio em Paquetá”. A Dupla Especializada realizou atividades regulares até 1991.
Alexandre Dacosta – Artista visual, músico, compositor, cineasta, ator e poeta. Advindo da Geração 80, realizou 17 exposições individuais, RJ/SP/PE e Montevideo (Uruguai), e mais de 100 coletivas no Brasil e exterior. Recebeu dois prêmios de pintura: IBEU (1985) e Secretária de Cultura no XVIII Salão de Belo Horizonte MG (1986). Como cantor, músico e compositor, faz trilhas sonoras para filmes, peças de teatro e gravou o álbum “Antimatéria” (Universal Music/Agracadabra/2017), com 13 canções autorais, e o CD Livro “ADJETOS” (Editora 7 letras/2011) com 18 canções para esculturas. Como diretor e roteirista produziu os documentários de longa metragem “A Sobrancelha é o Bigode do Olho” e o autodoc “Akangatumirimusika”, 14 filmes de curta-metragem (6 ficções, 3 documentários, 5 experimentais) sendo premiado com 11 prêmios em festivais. Como ator, foi protagonista de 5 longas metragens, 10 curtas, participou de mais de 40 filmes, 17 peças de teatro e musicais, seriados, minisséries e novelas. Como poeta lançou o E-Book “Autopoese” (Editora Lacre/2017), o livreto “Memória do Vidro” (Edição do Autor/2016), e o livro “[tecnopoética]” (Editora 7 Letras/2011). Desenvolve a arte sonora “Rádio Varejo” e participa de revistas, antologias e saraus de poesias.
Ricardo Basbaum – É artista, pesquisador e escritor. Atua a partir da investigação da arte como dispositivo de relação e articulação entre experiência sensória, sociabilidade e linguagem. Apresentou recentemente subhidroinfraentre (Galeria Jaqueline Martins, São Paulo). Participou da documenta 12 (2007), 20ª Bienal de Sydney (2016) e da 25ª e 30ª Bienais de São Paulo (2002, 2012), entre outras exposições e eventos. Na Argentina, expôs “Formas de Pensar” (MALBA, 2004) e “¡Afuera! Arte en Espacios Públicos” (Centro Cultural España Córdoba, 2010). Publicou Diagrams, 1994 – ongoing (Errant Bodies Press, 2016), Manual do artista-etc (Azougue, 2013) e Além da pureza visual (Zouk, 2006). Em 2021 desenvolveu projetos como artista visitante na University of Illinois Urbana-Champaign. Professor Visitante da Universidade de Chicago (2013). Professor e pesquisador do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil).
Serviço:
Des_Dupla Especializada
Local: Real Galeria de Arte Contemporânea – Av. Princesa Isabel, 500 – Copacabana – Rio de Janeiro. Dentro do Real Residence Hotel.
Data: 12 de setembro, às 18h
Entrada gratuita
Visitação: 12 de setembro até 15 de dezembro – de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Os horários também podem ser agendados pelo telefone (21) 2546-6565.
Conversa sobre a exposição: 15 de setembro, às 17hs. Com a presença de Fernanda Pequeno, Alexandre Dacosta e Ricardo Basbaum.