Almas gêmeas em forma de comédia

As Metades da Laranja - Um Musical com as canções de Fábio Jr.

Depois de duas temporadas com grande sucesso de público e de crítica, a comédia musical “As Metades da Laranja – Um Musical com as canções de Fábio Jr.” chega ao Teatro Prio para a Festa da Comédia Carioca com apresentações nos dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro, às 20h. Vencedor do Prêmio Prio do Humor nas categorias “Melhor Espetáculo” e “Melhor Direção”, o espetáculo conta a história de um casal e reflete sobre relações amorosas, abordando a paixão, bem como amores abusivos, com a trilha sonora ao fundo de Fábio Jr. Os ingressos já estão à venda no Sympla. A classificação indicativa é 14 anos.

Esta é a primeira peça escrita, dirigida e auto-produzida por Tauã Delmiro, artista inspirado por outros projetos que tinham como objetivo aproximar o espectador das memórias mais emotivas e afetivas de suas vidas. “Em 2019, eu estava encerrando minha participação em um projeto inteiramente cantado. Eram dois espetáculos com músicas populares, tanto nacionais quanto internacionais, e comovia ver o envolvimento da plateia com essas canções, a relação de nostalgia, de afetividade. Então, eu sabia que queria produzir meu primeiro musical independente com músicas que já existiam e que despertassem nas pessoas essa mesma sensação que eu via na plateia. Conversando com um amigo, me lembrei das canções do Fábio Jr. que, efetivamente, ultrapassam gerações e que me tocam de uma maneira muito pessoal e topei o desafio de tentar escrever uma dramaturgia de humor a partir dessas canções”, explica Tauã.

O elenco da peça é formado pelos atores Analu Pimenta, Victor Maia e Tauã Delmiro e conta a história de amor do casal Dom e Linda embalada por canções como “Alma Gêmea”, “Pai” e “Só Você”. Dom é um romântico de carteirinha e essa experiência chega ao ápice quando ele conhece Linda. Ao longo da narrativa, a paixão que sente por ela vai alimentando também o ciúme, que se potencializa com a chegada de seu misterioso irmão gêmeo. A trama melodramática reflete sobre amores tóxicos e é permeada por revelações que conduzem o espectador a um final surpreendente.

Encenar uma peça considerada uma comédia-musical sobre amores abusivos e tóxicos não é uma tarefa fácil. Tauã explica sobre como foi o desafio ao longo do processo de produção de “As Metades da Laranja”. “Os desafios são diversos, mas o principal é que eu sou um artista, produtor e estou me auto-produzindo. Nós, artistas, principalmente do teatro musical, não temos a cultura de desenvolver essas habilidades de produção e colocar um trabalho autoral e subjetivo em cena. Para além disso, a  parte mais desafiadora em fazer um espetáculo de humor é entender como o público vai se relacionar com o texto e a proposta cênica, e como ele é tocado ao longo da feitura do espetáculo, que só termina no encontro com a plateia”, reforça.

FICHA TÉCNICA: “AS METADES DA LARANJA”

  • Texto e direção: Tauã Delmiro
  • Co-direção: Manu Hashimoto
  • Direção musical: Tony Lucchesi
  • Elenco: Analu Pimenta, Victor Maia, Tauã Delmiro e Tony Lucchesi
  • Som: Breno Lobo
  • Iluminação: JP Meirelles
  • Produtor Assistente: Isaac Belfort
  • Fotografia: Amyra Alaouieh, Gabriel Demartine e Paulo Aragon
  • Consultoria: Débora Polistchuck
  • Assessoria de Imprensa: Correia Comunicação
  • Produtora Associada: Belfort Produções
  • Direção de Produção: Gabriel Demartine
  • Realização: Produtora Alada e Voa Experiência Cultural 

Festival de Comédia no Teatro  Multiplan segue até fevereiro

Heloísa Perissé

O Teatro Multiplan, no VillageMall, é palco de festival de comédia desde o dia 5 de janeiro. O RIO SUMMER COMEDY reúne grandes nomes do gênero, como Matheus Ceará, Heloísa Pérrisé, Rodrigo Marques e Murilo Couto, dentre outros artistas. As apresentações de 80 minutos acontecem de sexta a domingo, em diferentes horários, até 04 de fevereiro. A classificação etária é 16 anos. Os ingressos já estão à venda pelo site Sympla e custam a partir de R$ 100 (inteira). Participantes do programa de relacionamento Multi têm desconto: 10% para os da categoria Green, 15% para os Silver e 20% para os clientes Gold.

Confira a programação:

Janeiro

  • Dia 26, às 20h – Emerson Ceará
  • Dia 27, às 16h – Flávio Andrade e Ed Gama
  • Dia 27, às 20h – Maurício Meirelles
  • Dia 28, às 19h – Diogo Almeida

Fevereiro

  • Dia 02, às 20h – Heloísa Périssé 
  • Dia 03, às 20h – Rodrigo Marques
  • Dia 04, às 19h – Paulinho Serra e Ranther Melo

 Serviço
RIO SUMMER COMEDY
Até 04 de fevereiro
Sextas, às 20h; sábados, às 16h e às 20h; e aos domingos, às 16h e às 19h

Com humor e leveza, espetáculo Sem Registro – Uma Performance Paterna aborda os impactos do abandono familiar do pai

Sem Registro – foto de Guga Millet

Mesclando autoficção, depoimentos reais e dados estatísticos sobre ausência paterna, o espetáculo Sem Registro – Uma Performance Paterna, de Victor Albuquerque com direção de Chia Rodriguez, aborda a construção da masculinidade de uma maneira leve e bem-humorada. O solo estreia no Espaço Cênico Ademar Guerra, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na quinta-feira, dia 25 de janeiro, às 20h.A temporada continua até domingo, dia 18 de fevereiro, com sessões de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h e 20h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início da peça.

Idealizador do espetáculo, Albuquerque tem uma filha de 18 anos e, segundo ele, já passou a maior parte da vida sendo pai do que não sendo. Por isso, refletir sobre a paternidade é uma constante no seu dia a dia. Ainda mais porque ele teve um pai ausente. “O tempo inteiro eu vivo esse reflexo da minha relação com meu pai espelhada na minha relação com a minha filha. Quer dizer, busco sempre transformar aquilo que não deu certo com meu pai em algo que funcione com a minha filha, me afastando do padrão do abandono”, comenta Albuquerque.

Em cena, o protagonista tenta entender por que os homens têm tanta facilidade de abandonar as suas famílias. “Ao longo da narrativa, ele transita pelas memórias da ausência paterna. Mas não queremos apresentar um trabalho pesado e centrado na dor. É para ser uma dramédia que, inclusive, flerta com o stand up comedy e tem a colaboração de Marco Gonçalves”, conta a diretora.

Embora o foco da peça seja a paternidade, de acordo com Chia, é impossível abordar esse assunto sem questionar a visão tradicional da masculinidade. “Nossa intenção é mostrar que não existe uma única maneira de ser homem. Não é preciso mais ser durão e ter medo de demonstrar sentimentos e carinho”, completa Chia. Para Victor, todo esse processo foi libertador.

Entre os referenciais para a criação do texto estão os livros Seja homem: a masculinidade desmascarada (2020), de JJ Bola; Homens justos: do patriarcado às novas masculinidades (2021), de Ivan Jablonka; Cartografias da masculinidade (2021), organizado por Pedro Ambra; Carta ao pai (1919), de Franz Kafka; Conversas com meu pai + Stabat Mater, uma trajetória de Janaina Leite, de Janaina Leite e Alexandre Dal Farra.

Ficha Técnica
Concepção: Victor Albuquerque e Chia Rodriguez
Direção: Chia Rodriguez
Assistente de direção: Sarah Lessa
Atuação: Victor Albuquerque
Participação Especial: Elenir Ribeiro
Dramaturgia: Rita Batata, Chia Rodriguez e Victor Albuquerque
Cenografia e Direção de Arte: Rafael Fassani
Figurino: Joana Porto
Desenho de Luz: Gabriele Souza
Operação de Luz: Nayka Alexandre
Trilha Sonora: Dani Nega
Operação de Som: Bruna Moreti
Designer Gráfico: Raquel Alvarenga
Direção de Movimento: Fabricio Licursi
Preparação Corporal e Pesquisa de dispositivos Cênicos: Thiago Amaral
Consultoria de Comédia: Marco Gonçalves
Visagismo: Diego Nardes
Assessoria de Imprensa: Márcia Marques – Canal aberto
Direção de Produção: Victor Albuquerque e Wemerson Nunes
Produção Executiva: Wemerson Nunes – WN Produções
Assistente de Produção: Murilo Palma
Realização: Associação dos Artistas e Amigos da Praça e WN Produções

SERVIÇO
Sem Registro – Uma Performance Paterna
De 25 de janeiro a 18 de fevereiro, com sessões de quinta a sábado*, às 20h, e, aos domingos, às 18h e 20h
*No sábado, dia 17/02 haverá sessão também às 18h
** Não haverá espetáculo no carnaval
Local: Espaço Cênico Ademar Guerra – Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Ingressos: gratuitos | Retirar na bilheteria com 1 hora de antecedência
Duração: 60 minutos | Classificação: 16 anos

Aqui Tem Vida Demais faz nova temporada no Sesc Bom Retiro e convida públicos de todas as idades a pensar sobre a morte

Aqui tem vida demais – Foto de Jonatas Marques

O tabu de falar sobre a morte com crianças é deixado de lado na peça Aqui Tem Vida Demais, com dramaturgia de Bruno Canabarro e direção de Rodolfo Amorim. O espetáculo, que fez uma temporada de sucesso no Sesc Ipiranga em 2023, ganha novas apresentações no Sesc Bom Retiro aos domingos, dias 4, 19 e 25 de fevereiro e 3 de março, às 19h.

A ideia de montar a peça surgiu em 2019, quando os idealizadores Bruna Betito e Bruno Canabarro, que dão aulas para crianças há muitos anos, conversavam sobre seus estudantes e suas surpreendentes histórias. O projeto nasce justamente de um desses casos: um dos alunos de Bruna mandou para ela um áudio falando sobre um infeliz incidente que o fez matar “sem querer” um peixinho ao jogá-lo na privada.

Depois de se divertirem com essa narrativa tragicômica, eles se concentraram em organizar diversos materiais literários e audiovisuais que pudessem ajudar na construção da dramaturgia. Um ano depois, o mundo foi afetado por uma pandemia e o Brasil, sufocado por tantas mortes. Assim, o projeto tomou outros rumos com a impossibilidade de ser montado naquele contexto.

O elenco, além de Betito e Canabarro, conta com a participação de Paula Spinelli. Em cena, ainda estão Gabi Queiroz e Demian Pinto / Clara Kok (stand-in), que interpretam as canções originais da peça ao vivo.

Aqui Tem Vida Demais! é um espetáculo para todas as idades, todas as infâncias, todas as pessoas vivas que sabem que a morte existe e pode estar por perto. Também permite que se criem espaços de trocas, diálogos, imaginação e fantasias a partir da perda, do luto, da consciência sobre a morte, do medo… sentimentos naturais quando tratamos da finitude da vida.

A trama conta a história dos irmãos Maria e Mário, crianças que precisam lidar com a morte sozinhas, longe de casa. Na tentativa de compreender o porquê se morre, o que acontece quando se morre e por que há tanta morte pela vida, as crianças acabam por ter que encarar a Morte de frente, cara a cara, em diversas faces, até conseguirem elaborar o luto, a perda e a descoberta do fim.

Num jogo entre o seguir-em-frente e o olhar-para-trás, as duas crianças embarcam numa ousada tarefa de buscar pistas que revelem o que é isso de algo ou alguém, PUF, desaparecer.

Sem partir das questões religiosas que estão coladas socialmente à ideia de morte, o espetáculo propõe que os espectadores criem suas próprias ideias sobre o que é morrer, para onde vai quem morre e as infinitas possibilidades de ressignificação que podemos criar sobre a Terra.

Contudo, Aqui Tem Vida Demais! não vai em busca da Morte para desvendá-la ou enfrentá-la, ao contrário, apresenta caminhos para que nos concentremos na vida, no encontro com a novidade e a gravidade que é viver, enxergando que há vida, sim, mesmo no escuro.

Aqui Tem Vida Demais! ganhou o prêmio DeusAteu de Melhor Direção, em 2023.

Ficha Técnica

  • Dramaturgia: Bruno Canabarro
  • Direção: Rodolfo Amorim
  • Elenco: Bruna Betito, Bruno Canabarro e Paula Spinelli
  • Música ao vivo: Gabi Queiroz e Demian Pinto / Clara Kok (stand-in)
  • Música original: Gabi Queiroz e Demian Pinto (música) / Bruno Canabarro (letra)
  • Cenário: Rodolfo Amorim
  • Figurinos, adereços e bordados no cenário: Felipe Cruz
  • Flores de tricô: Rodrigo Carvalho e Frida Braustein Taranto
  • Iluminação e operação de luz: Daniel Gonzalez
  • Identidade visual e animações: Fernanda Zotovici
  • Vídeo mapping: Vic Von Poser
  • Preparação de elenco: Antônio Januzelli
  • Consultoria em psicanálise: Rafael Costa
  • Contrarregragem e cenotécnica: Lucas Asseituno
  • Bonecos: Edson Gon
  • Objetos cênicos: Zé Valdir
  • Direção de produção: Andréa Marques
  • Produção executiva: Fani Feldman
  • Assistente de produção: Bruna Betito
  • Fotografia: Camila Rivereto
  • Idealização: Bruna Betito e Bruno Canabarro
  • Realização:  Sesc SP

Serviço

Aqui Tem Vida Demais

  • Temporada: 4 de fevereiro a 3 de março, aos domingos, 12h (não haverá sessão no dia 11 de fevereiro)
  • Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos
  • Ingressos: R$30 (inteira), R$ 15 (meia-entrada) e R$ 10 (credencial plena). Crianças até 12 anos não pagam.
  • Venda online em sescsp.org.br
  • Classificação: livre
  • Duração: 60 minutos
  • Acessibilidade: teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
  • @aquitemvidademais

Related posts

Bar dos Pescadores, em Búzios, é o refúgio gastronômico perfeito para curtir o verão 

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer