O Grand Prix de Dança Ana Botafogo é, sem dúvida, um dos eventos mais relevantes do calendário cultural brasileiro. Sob a liderança e participação ativa da própria Ana Botafogo, uma das maiores referências da dança clássica no Brasil e no mundo, o festival se tornou uma plataforma única para revelar e promover novos talentos, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência imersiva para todos que têm a oportunidade de vivenciar a magia de um dos maiores legados da arte no país. O evento acontecerá de sexta (24) a domingo (26) na Orla dos Cavaleiros – cidade de Macaé, Rio de Janeiro.
A paixão de Ana Botafogo pela dança se reflete não só em sua carreira de sucesso, mas também na criação e continuidade deste festival, que proporciona aos participantes uma plataforma para amadurecer artisticamente e se apresentar diante de um público exigente. “Sempre foi uma constante na minha carreira a vontade de popularizar a dança no Brasil. O Grand Prix vem fortalecer esse movimento, trazendo oportunidade a jovens bailarinos e mostrando a beleza da dança em suas mais diversas modalidades”, destaca.
E para alcançar esse objetivo, Ana Botafogo conta com a parceria valiosa de Érica Mendes e Juliano Fonseca, juntos na liderança da academia Âmbas + Ana Botafogo. Essa colaboração se reflete diretamente no Grand Prix, que se tornou um reflexo de suas visões compartilhadas sobre a dança. Com a expertise de Érica Mendes e a experiência estratégica de Juliano Fonseca, o evento ganha uma força ainda maior, ampliando as possibilidades de desenvolvimento dos participantes e criando um ecossistema de aprendizado, troca e valorização da dança em suas várias vertentes. “A parceria com a Érica e o Juliano é essencial para o sucesso do Grand Prix. Juntos, conseguimos criar um ambiente de estímulo e crescimento, onde os alunos não são apenas participantes, mas também protagonistas de suas próprias histórias”, afirma Ana Botafogo.
O Grand Prix Ana Botafogo se destaca também pela pluralidade e inclusão, com a ampliação de categorias como a recém-criada 40+, que dá voz à longevidade na dança e reforça a ideia de que a dança é para todos. “A dança é atemporal. Ela é um reencontro com a alma, e o Grand Prix tem sido a plataforma ideal para mostrar que é possível dançar em qualquer fase da vida, com excelência, dedicação e paixão”, acrescenta.
Grand Prix Ana Botafogo conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento é, sem dúvida, um dos maiores legados de Ana Botafogo para o cenário cultural brasileiro — um convite para adentrar o universo da dança e viver, de perto, a arte que tem transformado gerações.
Programação do Grand Prix Ana Botafogo
SEXTA | 24 de Outubro
19h – Noite de Gala
Introdução ao Júri Técnico
Apresentação das Cias convidadas
– Cia Paulista de Dança com o Pas de Deux neoclássico Dans L’Amour
– Núcleo de Dança para Atores com o Espetáculo Sob a Pele (Classificação 14 anos)
– Cia Paulista de Dança com o Grand Pas De Deux Cisne Negro
SÁBADO | 25 de Outubro
13h – 23h – Mostra Competitiva de Dança, nas modalidades Clássico de Repertório, Neoclássico e Contemporâneo
A partir das 8h: Workshops de dança
A partir das 13h: Stands de alimentação
DOMINGO | 26 de Outubro
13h – 17h – Mostra Competitiva de Dança, nas modalidades: Jazz, Danças Populares, Sapateado, Danças Urbanas, Dança de Salão e 40+
A partir das 8h: Workshops de dança
A partir das 13h: Stands de alimentação
Encerramento – Entrega das premiações especiais do júri:
- Melhor Bailarino e Bailarina
- Melhor Coreógrafo
- Melhor Grupo
- Prêmio Revelação
- Grand Prix Ana Botafogo (maior prêmio da edição, com premiações em dinheiro, bolsas de estudo e workshops)
