Autor de best-sellers, finalista do Prêmio Jabuti 2019 e especialista em comportamento e sustentabilidade, André Carvalhal lança A alegria em ficar de fora, fruto de uma parceria inédita entre os selos Coquetel e Agir, da Ediouro,que se unem pela primeira vez em um mesmo projeto. O livro contrapõe dois conceitos que ganharam popularidade nos últimos anos: o FOMO (fear of missing out), ou medo de ficar de fora, e o JOMO (joy of missing out), prazer de se desconectar e aproveitar o presente. O autor apresenta caminhos para uma relação mais saudável com o mundo online.
Ao mesmo tempo, o livro alerta para um fenômeno pouco discutido: como as práticas associadas ao bem-estar (corrida, yoga, meditação, exercícios físicos em geral, e até a simples parada para um cafezinho) podem se tornar novas armadilhas da performance quando seguem a lógica do desempenho e da comparação impostas pelo universo digital. O descanso, o prazer, o autocuidado passam a ser medidos em produtividade e engajamento, gerando culpa, ansiedade e a sensação de que nunca é o bastante
Combinando vivências pessoais, referências bibliográficas e práticas profissionais, Carvalhal transforma a leitura de seu livro em uma experiência interativa: ao final de cada capítulo, o leitor encontra palavras cruzadas, ilustrações para colorir feitas por Rafael Figueiredo — artista indicado aos prêmios Frapa, HQMIX e Ângelo Agostini —, além de listas de filmes, séries e livros, pequenas pausas que estimulam momentos de desaceleração e reflexão.
Reconhecido por títulos que marcaram o debate sobre consumo consciente, o escritor amplia a discussão sobre o impacto da tecnologia e da inteligência artificial no cotidiano, mostrando como elas têm influenciado as formas de viver, consumir e estabelecer relações interpessoais. Para o autor, que ainda apresenta o Nat Geo Podcast e participa de projetos de ativismo social e ambiental, o livro funciona como um convite: repensar o tempo, a presença e a qualidade das conexões, tanto no mundo virtual quanto no real.
O autor:
André Carvalhal é escritor e diretor criativo, especialista em comportamento, branding e design para sustentabilidade. Duas vezes palestrante do TEDx. Professor, com passagem pelas principais instituições do Brasil: FGV, IED e ESPM. Já colaborou com diversos veículos, como Vogue, MIT Technology Review, Revista Ela d’O Globo e Veja. Autor best-seller de seis livros, entre eles Como salvar o futuro, Moda com propósito e do finalista do prêmio Jabuti 2019: Viva o fim: almanaque de um novo mundo.