Espetáculo “Antes que me contem outras histórias” une teatro, dança e ancestralidade em temporada no Rio

Montagem da Cia Teatral Sonharteiros estreia dia 14 de agosto no Teatro  Correios Léa Garcia, com sessões até o dia 30. O projeto também oferece oficinas gratuitas de danças populares de matriz africana

por Redação
Antes que me contem outras histórias

Governo Federal, Ministério da Cultura,Governo do Estado do Rio de Janeiro,Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam o espetáculo “Antes que me contem outras histórias”, que  chega aos palcos cariocas no dia 14 de agosto,  propondo uma imersão poética e política nas memórias e resistências dos povos africanos em diáspora.  A temporada acontece no Teatro Correios Léa Garcia, no Centro do Rio, com sessões de quinta a sábado, sempre às 19h, até o dia 30 de agosto.

A obra é uma criação da Cia Teatral Sonharteiros e parte do desejo de resgatar e revisitar as narrativas afro-brasileiras que foram silenciadas ou distorcidas pela colonização. Com  direção de movimento de Aedda Mafalda e direção de encenação de Cridemar Aquino, o espetáculo entrelaça teatro, dança e ancestralidade para propor uma reflexão sensível e contundente sobre identidade, pertencimento, racismo estrutural e memória coletiva.

“O convite veio para  mim de uma forma muito afetuosa pela atriz e fundadora da Cia Teatral Sonharteiros, Graciana Valladares. Ela me perguntou se  queria participar do processo criativo da sua companhia de teatro e que o espetáculo iria falar sobre ancestralidade preta e território, eu disse pra ela na hora: ‘tô dentro’. Usar a minha experiência de mais de 27 anos de carreira para criar uma espetáculo que fala sobre tantas coisas importantes na nossa sociedade, como o racismo ambiental, me deixa profundamente motivado a continuar seguindo em frente. Viva a arte que tem o poder de fazer refletir o seu próprio tempo “, ressalta Cridemar Aquino, ator vencedor do Prêmio Shell e que interpretou recentemente o personagem Sebastião na novela líder de audiência da Rede Globo “Garota do Momento”.

No centro da narrativa está a água, símbolo de travessia, esperança, saudade e resistência. É a partir dela que os corpos em cena — carregados de histórias e vivências — se movem, dançam, resistem e sonham. Com forte apelo visual e corporal, a montagem propõe um movimento de Sankofa, conceito africano que convida a olhar para o passado como caminho de reconstrução do futuro.

“Antes que nos contem outras histórias, escolhemos contar as nossas — as dos nossos, das nossas. Com laços de ancestralidade nasce desse desejo: celebrar quem veio antes, lembrar que nossos passos vêm de longe. É uma honra construir um espetáculo que fala de nós, feito por nós”, diz Graciana  Valladares,  atriz e fundadora da Cia Teatral Sonharteiros.

Além da temporada, o projeto realiza três oficinas de danças populares afro-brasileiras, como forma de compartilhamento de saberes tradicionais e valorização das expressões culturais negras. A ação é voltada especialmente para jovens, educadores e integrantes da comunidade, promovendo trocas intergeracionais e fortalecendo a conexão entre arte, educação e cidadania.

“Antes que me contem outras histórias” também se alinha à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, contribuindo para uma educação antirracista e plural.

Serviço

Espetáculo “Antes que me contem outras histórias”

Temporada: 14 a 30 de agosto de 2025
De quinta a sábado, sempre às 19h
Teatro Correios Léa Garcia – Centro, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$15,00 ( meia entrada)
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos

Oficinas:

Não tem inscrição.  Chegar 1 hora antes

Título: Oficina de Danças Populares com Aedda Mafalda
Participação Anderson Vilmar

Informações: 23 de agosto – Sábado às 10h na Casa da Aruanda (Rua Maria Lopes, nº 155 – Madureira)
Oficina gratuita, vagas limitadas

Informações: 30 de agosto – Sábado às 14h no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, Prç. Tiradentes, 68, Rio de Janeiro)
Oficina gratuita, vagas limitadas

Ficha técnica:

Idealização e dramaturgia: Cia Teatral Sonharteiros
Direção: Cridemar Aquino
Direção de Movimento: Aedda Mafalda
Pesquisa Histórica: Tatiana Henrique
Direção Musical: Thayan Ribeiro
Intérpretes-criadores: Bárbara Vila Nova, Graciana Valladares, Lucciana Laura, Marcos Paulo Oliveira, Thayan Ribeiro e Wesley Cabral.
Atriz convidada (voz em off): Eve Penha
Figurino: Ricardo Rocha
Cenografia: Cachalote Mattos
Iluminação: Hebert Said e Júnio Nascimento
Operador de Luz: Júnio Nascimento
Operador de som: Nitai
Direção de Produção: Luiz Felipe Machado
Produção Executiva: Gabriela Estolano
Coordenação Artística Geral: Graciana Valladares
Assessoria de Imprensa: Isabel Ludgero e Analu Freire
Videos: Yuri Mendes
Fotografia: Josélia Frasão
Identidade visual: VB Digital – Diogo Nasi
Gestão de Mídias Sociais: Yuri Mendes
Realização: Cia Teatral Sonharteiros
Apoio: Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Casa de Aruanda e Espaço Mistura Gente

Você também pode gostar

Compartilhe