Na tarde de ontem, 26 de novembro, a Baía de Guanabara foi palco de um evento memorável: um coquetel exclusivo a bordo de um catamarã, promovido pelo ENIT (Ente Nacional Italiano para o Turismo), organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, em colaboração com o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.
O evento, realizado ao pôr do sol, reuniu operadores de turismo, representantes de agências de viagens e outros profissionais do setor para apresentar a iniciativa “Turismo delle Radici”, um projeto do governo italiano voltado para descendentes de italianos e viajantes interessados em redescobrir suas raízes e explorar os potenciais turísticos do país. Durante o encontro, os convidados foram apresentados ao portal Italia.it, que funciona como um hub de informações para o público interessado em planejar experiências autênticas e imersivas na Itália.
Além de promover o turismo das raízes, o coquetel marcou o início oficial da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, uma celebração global da rica gastronomia italiana, que seguirá com diversas atividades no Rio de Janeiro até o próximo fim de semana. O evento destacou a forte conexão entre a cultura, a culinária e o turismo da Itália, encantando os presentes com a atmosfera única e a excelência dos sabores italianos.
Barbara Oristanio, responsável pela ENIT no Brasil, reforçou a abrangência e o apoio que o programa oferece: “Falar de turismo das raízes significa promover as diferentes regiões da Itália, incentivando os descendentes italianos a conhecerem as próprias raízes geográficas e culturais, voltando à cidade de onde partiram seus antepassados. Todas as regiões trabalham com este programa e também ajudam na pesquisa genealógica dos descendentes. Além disso, através do portal Italia.it, o governo apoia os operadores turísticos e os visitantes no planejamento da sua própria viagem.”
A presidente da Câmara, Renata Novotny, elogiou a iniciativa, destacando a profundidade da experiência que ela proporciona: “O governo e a Enit realmente tiveram uma ótima ideia. Posso afirmar por experiência própria que ter a oportunidade de visitar a cidade dos avós e bisavós é uma experiência única”, disse ela.
O cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, também destacou o papel fundamental da gastronomia na promoção do turismo e da cultura italiana: “Promover o território e tudo o que é excelência italiana através da gastronomia. Gastronomia não é só comer ou beber, é cultura e um dos motivos para visitar o nosso país.”
O Aperitivo al Tramonto, como foi nomeado o evento, reafirmou a parceria entre instituições italianas e brasileiras, promovendo a Itália como um destino turístico de destaque e fortalecendo os laços entre os dois países.