Centro Cultural Banco do Brasil, Parque Garota de Ipanema, Casa Clima, Sesc Rio, Museu de Cultura Afro-Brasileira da Pequena África (Muhcab), Galeria Scenarium e Solar dos Abacaxis são alguns dos espaços que recebem as instalações artísticas e culturais, oficinas, shows e debates da Virada Sustentável
Rio de Janeiro, setembro de 2025 – Depois de cinco anos sem programação no Rio, a Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade da América Latina, chegará à Cidade Maravilhosa entre os dias 16 e 19 de outubro, com programação gratuita em espaços como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu de Cultura Afro-Brasileira da Pequena África (Muhcab), Galeria Scenarium, Solar dos Abacaxis, Parque Garota de Ipanema, Casa Clima e Sesc Rio.
O evento está completando 15 anos de existência com a marca de 55 edições realizadas em diversas cidades do país, sempre promovendo conversas e experiências criativas e transformadoras para aproximar o público de temas como justiça climática, mudanças climáticas, consumo consciente e biodiversidade com uma mensagem (pro)positiva acerca da sustentabilidade.
Após passagem histórica por São Paulo, o evento, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil retorna ao Rio às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima de 2025 (COP30), confirmada para novembro em Belém (PA), um período decisivo da agenda climática global.
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) receberá a abertura da Virada Sustentável no dia 16 de outubro e os debates do Fórum Virada Sustentável, além de sediar atividades infantis, arte e educação, contação de histórias e a Feira das Yabás.
Também no centro, o público terá acesso a exposições, a um seminário sobre a saúde do homem negro e à Feira Orobós no Museu de Cultura Afro-Brasileira da Pequena África (Muhcab).
No Sesc Rio, atividades para toda a família serão oferecidas na unidade Fazendinha Sesc, espaço que simula uma mini-fazenda. No Sesc Madureira, haverá oficinas e uma intervenção artística.
A programação próxima à Casa Clima prevê um circuito de atividades no Solar dos Abacaxis, com exposições e oficinas perto da Feira da Rua do Lavradio, a Feira do Rio Antigo, com curadoria de empreendedores de sustentabilidade e brechós. Na Rua do Lavradio, na Galeria Scenarium, o público poderá ver três exposições, sendo uma delas formada com a reutilização de objetos adquiridos na feira da Praça XV.
Para o Impact Hub, estão previstas ações com nomes relevantes como o professor, escritor e pioneiro da Prática Social Reflexiva, Allan Kaplan, em atividade oferecida pela Parsifal21, e uma oficina de produtividade feminina com Laís Monteiro.
O programa terá o Festival Favela Sustentável, com mais de cem iniciativas de sustentabilidade de comunidades de favela e um jantar solidário.
Outro destaque do roteiro carioca será uma leitura expandida das obras A arte de guardar o sol, de Walter Steenbock, e de Diálogos Regenerativos para Futuros Sustentáveis, de Fábio Scarano, da Bambual Editora, no Museu do Amanhã.
Ainda estão previstas palestras sobre moda consciente, atividades na Lagoa Rodrigo de Freitas com soltura de caranguejos e plantio de mudas, evento sobre circularidade de roupas e equipamentos de surfe e um espetáculo de teatro da Organização Brasileira de Artes.
O cofundador do festival, André Palhano, reforça o pioneirismo da VS ao colocar a sustentabilidade no centro da conversa com o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada. “Ao longo dos últimos 15 anos, levamos para várias cidades brasileiras uma reflexão criativa, propositiva e atraente sobre a sustentabilidade e seus vários temas. E é com muita alegria que voltamos ao Rio este ano, com o propósito de sensibilizar e fortalecer essas discussões por meio da cultura e da arte”, diz.
A obra Eggcident, do artista holandês Henk Hofstra, será instalada na Praça Mauá, sugerindo reflexões sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global.
A programação completa será divulgada em breve pelo site da Virada Sustentável, onde estarão também todas as informações do evento, assim como no perfil oficial no Instagram, @viradasustentavel.rio.
A edição da Virada Sustentável no Rio de Janeiro 2025 é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio master da TotalEnergies, da Novelis, parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e apoio da Mills. Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal.
Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.